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Atividades físicas durante a menstruação: suspender ou continuar?

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A ideia de ir malhar na semana em que a menstruação desceu pode não ser tão animadora, mas os benefícios vão fazer você mudar de opinião. 

A menstruação é um período complicado na vida de muitas mulheres. 

Muitas vezes vem acompanhada de fortes dores, como a cólica, que impossibilitam a prática de exercícios físicos mais intensos. 

No entanto, a crença popular em pausar as atividades durante esse período é errada, uma vez que movimentar o corpo ameniza as dores. 

Menstruação e atividades físicas: quais os benefícios? 

Se existe uma rotina preestabelecida, mas é pausada na semana do início do ciclo menstrual, saiba que os benefícios vão além do físico e mental. 

Neste período, ocorre queda nos níveis de progesterona e estrogênio. 

Dessa forma, as mulheres passam a se sentir mais indispostas, cansadas e com pouca energia para sair da cama. 

Ficar parada durante essa semana não vai deixar você mais disposta.  

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Portanto, para evitar que você fique de braços cruzados simplesmente esperando tudo passar, abaixo listaremos os benefícios e os exercícios que vão ajudar a enfrentar esse ciclo torturante. 

4 vantagens de se exercitar durante a menstruação 

Sempre de bom humor 

Esse período faz com que todos ao redor estejam em alerta, afinal, a TPM de uma mulher pode causar oscilações de humor

A prática de atividades físicas nesse período pode ajudar no humor e aumentar a circulação. 

Além disso, movimentar-se possibilita o alívio de cólicas, dores nas costas e de cabeça, todas em decorrência dessa fase. 

Adeus, TPM 

Além das dores, a irritabilidade com pequenas coisas ou até mesmo fadiga, antes ou durante o início do ciclo menstrual, podem ser amenizadas com a prática de atividades físicas. 

Nesses casos, o ideal é que sejam feitos exercícios aeróbicos de modo regular, assim, o alívio poderá ser quase imediato. 

Menstruações mais suaves 

Existem mulheres que possuem uma menstruação acompanhada de fluxo mais intenso, dores pélvicas, o que é chamado de dismenorreia. 

Assim, de modo a combater todos esses sintomas, o recomendado é que atividades leves sejam realizadas durante esses dias, como uma caminhada, por exemplo. 

Outros exercícios de cárdio também podem ser praticados.

No entanto, a mulher deve reconhecer os limites do próprio corpo nesse período, optando sempre por atividades mais leves. 

Aumento de endorfinas 

Ao praticar atividades físicas, sejam leves ou moderadas, o corpo tende a liberar endorfinas. 

Assim, quaisquer dores, alterações de humor ou desconfortos, que venham a ser gerados durante o início do ciclo menstrual, serão aliviados pela endorfina. 

Dessa forma, uma simples caminhada pode ter efeitos bastantes positivos, principalmente em mulheres que possuem dores mais intensas. 

Trata-se de uma solução fácil, sem gastos e que fará bem a longo prazo, tanto para o seu corpo, quanto para a sua mente. 

Em alguns casos, será necessário recorrer a chás, massagens, compressas ou até mesmo a medicações. 

No entanto, o uso de medicamentos só deverá ser feito em casos mais extremos, quando as dores causadas pela menstruação chegam a ser insuportáveis. 

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