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Atividades físicas durante a menstruação: suspender ou continuar?

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A ideia de ir malhar na semana em que a menstruação desceu pode não ser tão animadora, mas os benefícios vão fazer você mudar de opinião. 

A menstruação é um período complicado na vida de muitas mulheres. 

Muitas vezes vem acompanhada de fortes dores, como a cólica, que impossibilitam a prática de exercícios físicos mais intensos. 

No entanto, a crença popular em pausar as atividades durante esse período é errada, uma vez que movimentar o corpo ameniza as dores. 

Menstruação e atividades físicas: quais os benefícios? 

Se existe uma rotina preestabelecida, mas é pausada na semana do início do ciclo menstrual, saiba que os benefícios vão além do físico e mental. 

Neste período, ocorre queda nos níveis de progesterona e estrogênio. 

Dessa forma, as mulheres passam a se sentir mais indispostas, cansadas e com pouca energia para sair da cama. 

Ficar parada durante essa semana não vai deixar você mais disposta.  

Portanto, para evitar que você fique de braços cruzados simplesmente esperando tudo passar, abaixo listaremos os benefícios e os exercícios que vão ajudar a enfrentar esse ciclo torturante. 

4 vantagens de se exercitar durante a menstruação 

Sempre de bom humor 

Esse período faz com que todos ao redor estejam em alerta, afinal, a TPM de uma mulher pode causar oscilações de humor

A prática de atividades físicas nesse período pode ajudar no humor e aumentar a circulação. 

Além disso, movimentar-se possibilita o alívio de cólicas, dores nas costas e de cabeça, todas em decorrência dessa fase. 

Adeus, TPM 

Além das dores, a irritabilidade com pequenas coisas ou até mesmo fadiga, antes ou durante o início do ciclo menstrual, podem ser amenizadas com a prática de atividades físicas. 

Nesses casos, o ideal é que sejam feitos exercícios aeróbicos de modo regular, assim, o alívio poderá ser quase imediato. 

Menstruações mais suaves 

Existem mulheres que possuem uma menstruação acompanhada de fluxo mais intenso, dores pélvicas, o que é chamado de dismenorreia. 

Assim, de modo a combater todos esses sintomas, o recomendado é que atividades leves sejam realizadas durante esses dias, como uma caminhada, por exemplo. 

Outros exercícios de cárdio também podem ser praticados.

No entanto, a mulher deve reconhecer os limites do próprio corpo nesse período, optando sempre por atividades mais leves. 

Aumento de endorfinas 

Ao praticar atividades físicas, sejam leves ou moderadas, o corpo tende a liberar endorfinas. 

Assim, quaisquer dores, alterações de humor ou desconfortos, que venham a ser gerados durante o início do ciclo menstrual, serão aliviados pela endorfina. 

Dessa forma, uma simples caminhada pode ter efeitos bastantes positivos, principalmente em mulheres que possuem dores mais intensas. 

Trata-se de uma solução fácil, sem gastos e que fará bem a longo prazo, tanto para o seu corpo, quanto para a sua mente. 

Em alguns casos, será necessário recorrer a chás, massagens, compressas ou até mesmo a medicações. 

No entanto, o uso de medicamentos só deverá ser feito em casos mais extremos, quando as dores causadas pela menstruação chegam a ser insuportáveis. 

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