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As 3 piores posições para dormir – evite todas para o bem da sua coluna

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Descubra quais são as três piores posições para dormir, aprenda a evitá-las e tenha ótimas noites de sono, além de preservar sua saúde lombar e cervical.

Uma boa noite de sono é o remédio ideal para uma série de problemas, além de ser indispensável para compor um estilo de vida saudável.

Quando uma noite de sono é perdida, os efeitos são sentidos ao longo de vários dias.

Um dos principais fatores que podem impedir de alguém ter uma noite de sono adequada é a posição do corpo sobre a cama.

O ideal é que a coluna e a cabeça estejam completamente alinhadas, pois uma posição que comprima cabeça e coluna poderá não apenas atrapalhar o sono, mas causar danos que se converterão em dores no dia seguinte.

Este artigo vai mostrar quais são as três piores posições para se dormir e vai ensinar a você a se deitar da forma correta para ter maravilhosas noites de sono e evitar lesões na coluna.

As 3 piores posições para dormir

Com muitas almofadas sob a cabeça

Parece óbvio demais alertar, mas este é um hábito recorrente para muitas pessoas.

Colocar muitas almofadas umas sobre as outras e recostar a cabeça sobre elas para dormir provoca a criação de uma posição nociva à saúde da coluna cervical.

Pode até parecer confortável e “fofinho” na hora, mas a posição quase que ereta em que a cabeça fica nesse tipo de situação pode ocasionar dores de pescoço e de cabeça muito fortes no dia seguinte.

Quando for dormir, utilize apenas uma almofada para repousar a cabeça, de preferência.

De bruços

Dormir de bruços é prejudicial em diversos sentidos.

Acontece que não há condições de dormir com o rosto virado para o colchão diretamente, pois isso poderia ocasionar o sufocamento do indivíduo que assim procedesse.

Logo, os braços ou o pescoço têm que ajudar na manutenção dessa posição.

No caso do pescoço, ele precisa estar virado para um dos lados para que a pessoa não se sufoque durante a noite.

Já os braços, precisam estar em uma posição específica para condicionar a posição.

Tanto braços quanto pescoço ficam por horas em uma mesma e desconfortável posição, o que provoca muita contração muscular.

No dia seguinte a uma noite dormida na posição “de bruços”, pode-se experimentar dores de cabeça, dores e/ou rigidez no pescoço e dores de coluna, sobretudo na cervical.

Com os braços sob a cabeça

Esta posição provoca fortes compressões na musculatura dos ombros, devido ao longo tempo de exposição das fibras musculares a ela.

É mais uma posição a ser evitada por que prejudica o sono, impedindo o relaxamento muscular total.

Além disso, pode ocasionar graves lesões nos músculos e tendões da região dos ombros.

A forma correta de dormir

Depois de entender como não dormir, agora aprenda duas formas simples de serem praticadas e que te proporcionarão sono tranquilo e distância de problemas musculares e na coluna.

Dormir de costas para o colchão

Esta é com certeza a primeira opção para uma noite de sono regular e saudável.

Para a pôr em prática corretamente, basta deitar de costas sobre a cama, alinhando a coluna e a cabeça com a ajuda de almofadas ou travesseiros.

É importante certificar-se de que a cabeça não esteja “caindo para traz”, o que pode acontecer se o alinhamento da coluna com a cabeça estiver errado e/ou o travesseiro for mais baixo que o normal.

Dormir “de lado”

Outro conselho valioso é dormir de lado, caso você não goste de dormir com as costas apoiada na cama.

Mas preste atenção na dica para fazer da forma correta, pois existem pessoas que dormem de lado da forma errada.

Posicione-se lateralmente sobre a cama, apoiando ombro, dorso, quadril e pernas no colchão.

Agora pegue quantos travesseiros forem necessários para apoiar corretamente a cabeça, não deixando ela “cair” para o lado.

Ao mesmo passo, pegue mais dois travesseiros e coloque um em baixo do braço “de cima” e outro entre os joelhos.

Agora sim você conhece as posições para dormir corretas e poderá ter uma noite de sono verdadeiramente reparador.

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