Arroz grudento: confira dicas de chefs asiáticos para resolver este problema de uma vez por todas

Foto: reprodução

Este artigo vai ensinar a você o método que chefs asiáticos utilizam para que o arroz fique bem cozido, soltinho e sem grudar na panela.

Cozinhar o arroz da maneira que a gente quer nem sempre é uma tarefa fácil. Muitas vezes ele acaba ficando pegajoso e grudado no fundo panela, um dos pesadelos de toda dona de casa.

Isso acontece porque muitas pessoas ainda entendem que basta cozinhar o arroz em água fervente e escorrê-lo para que fique bem cozido, mas isso não é completamente verdade.

Quem assegura isso é Monisha Bharadwaj. Além de desbancar o mito, a famosa chef indiana também sugere a melhor maneira de preparar o arroz para que ele fique bem cozido, soltinho e sem grudar na panela.

Quer saber como? Então confere esse artigo bem legal que o Cura Pela Natureza preparou para você!

Cozimento pelo método de absorção

Para o cozimento do arroz perfeito e sem grudar no fundo da panela, Monisha recomenda o método da absorção.

Eu preparo arroz pelo método de absorção. Pegue uma medida de arroz e o dobro da quantidade de água por volume. O resultado é perfeito — garante a especialista.

Para calcular as proporções ideais é recomendado que a água e o arroz sejam medidos em recipientes separados. Depois de definida cada porção, use uma peneira para enxaguar bem o arroz até que a água saia límpida — 3 ou 4 lavagens são suficientes.

Utilizar a panela correta

A segunda dica dada pela especialista é utilizar a panela correta. Segundo Monisha, “uma panela com fundo grosso e tampa bem fechada” é o ideal, pois ela reterá o vapor e cozinhará melhor o alimento.

O vapor é o que vai cozinhar o arroz. O arroz absorverá todo o líquido. Misture o arroz lavado e a água na panela e aumente o fogo. Quando o arroz atingir o ponto de ebulição, mexa bem. Depois abaixe o fogo e tampe a panela — completa Monisha.

Evite abrir muitas vezes a tampa durante o cozimento, que deve durar aproximadamente 10 minutos. Após esse tempo, deixe o arroz descansar por mais 5 minutos antes de servir.

Quais os motivos para o arroz ficar grudado no fundo da panela?

Caso você esteja se perguntando qual o principal motivo para que o arroz fique grudado na panela, a resposta é muito simples: cozimento excessivo.

Quando passam tempo demais cozinhando, os grãos começam a liberar amido, o que deixa o alimento pegajoso e grudento.

Um segundo motivo é a qualidade da panela utilizada. Dê preferência ao cozimento nas antiaderentes, pois a superfície lisa evita que o arroz grude.

E se o arroz cozinhar demais?

O arroz cozinhou demais, e agora? Não se preocupe. Existem algumas formas de utilizá-lo ainda que tenha passado do ponto do cozimento ideal.

Arroz de leite ou arroz doce

Uma ótima opção para os amantes de doces é acrescentar ao arroz cozido um pouco de leite, canela, açúcar e extrato de baunilha e preparar um delicioso arroz doce.

Comida para bebê

Você também pode usar o arroz cozido em excesso como comida para bebês. O alimento servido desta forma é ideal para os pequenos, porque é macio e bem mais fácil de mastigar. Você pode servir puro ou com purê de frutas ou vegetais.

Sopa

Sopa também é uma ótima pedida para o arroz super cozido. Combina muito bem com frango e molho agridoce, por exemplo.

Arroz frito

Para preparar arroz frito basta colocar o arroz cozido em uma panela com um pouco de azeite e fritar em fogo médio. Adicione vegetais a gosto, molho de soja e ovo.

Faça um pix de qualquer valor e ajude Cura pela Natureza a manter seu trabalho informativo. Os doadores terão o nome divulgado nas nossas redes sociais (Instagram, YouTube, Facebook, Pinterest, Twitter) como forma de agradecimento e serão os “Supercolaboradores do Mês”. Chave pix: [email protected].