Aprenda fazer um pão de fermentação natural probiótico na frigideira

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Essa receita é feita com uma massa probiótica, é super antioxidante, anti-inflamatório, fácil e rápido de preparar.

A alimentação é um dos pilares para manter a saúde, as funções adequadas do corpo, garantir disposição, energia para o dia a dia e mais qualidade de vida.

Entre os alimentos consumidos pela maioria das pessoas está o pão e, para quem tem esse hábito, substituí-lo por outro alimento se torna um grande desafio.

Mas, também, por ser produzido com farinha de trigo processada (branca) há quem evite o consumo.

E isso ocorre por diversos motivos, como, por exemplo:

  • A pessoa é intolerante ao glúten;
  • Deseja seguir uma alimentação mais saudável;;
  • Contém alto teor de sódio e carboidratos;
  • Possui alto índice glicêmico.

Além disso, quando consumido em excesso, o pão branco pode elevar as taxas de colesterol, diabetes, causar inchaço e aumento de peso.

Por isso, reduzir ao máximo a quantidade, substituindo por versões mais saudáveis, é uma boa alternativa.

Agora, imagine se você pudesse ter um pão saudável e de fermentação natural disponível todos os dias?

Seria muito bom, porém, daria mais trabalho, não é mesmo?

E se nós do Cura pela Natureza te falasse que você pode sim ter um pão desses diariamente em sua mesa, feito na frigideira, rápido e fácil, você faria?

Pois bem, isso é possível e vamos te ensinar uma receita inédita de pão probiótico de aveia com fermentação natural.

A aveia é rica em fibras cálcio, ferro, cobre, magnésio, manganês, zinco, vitaminas B1, B5, carboidratos, proteínas, além de ter baixo índice glicêmico.

De acordo com estudos, a aveia ajuda a reduzir os níveis de colesterol (Universidade de Wollongong) e controla a pressão arterial (Universidade de Aberdeen).

Também causa sensação de saciedade, auxiliando na perda de peso, melhora o processo digestivo, o humor e aumenta a imunidade.

Além disso, controla o açúcar no sangue, prevenindo o diabetes, dá energia e fortalece os ossos.

Então, vem aprender essa deliciosa receita, pois você só vai se beneficiar!

Pão probiótico de aveia

Esse pão de fermentação natural de frigideira é feito com uma massa probiótica, é super antioxidante, fácil e rápido de preparar.

Vamos lá!

Ingredientes:

  • 1 xícara de aveia
  • 1 xícara de água
  • ¼ colher (chá) de sal
  • ¼ colher (chá) de açafrão
  • 2 pitadas de pimenta-do-reino

Modo de preparo:

Essa receita será preparada em duas etapas: a primeira será a fermentação da aveia e a segunda o preparo dos pãezinhos.

Primeira etapa – fermentação

Coloque a aveia em um frasco de vidro esterilizado, adicione a água (1 xícara) e misture bem.

Tampe o recipiente, porém, não precisa rosquear a tampa, apenas coloque-a em cima para não cair poeira ou algum inseto.

Em seguida, cubra com um pano e leve para fermentar em um local escuro, limpo e seco.

A fermentação irá depender da temperatura da sua região, isto é, se estiver calor, demora aproximadamente 24 horas.

Porém, se estiver frio, abaixo de 20ºC, poderá se estender por até 36 horas – nesse caso, você pode adicionar um sachê probiótico para fermentar mais rápido.

Mas, se não tiver, não tem problema, aguarde o tempo necessário para o processo finalizar.

Além disso, para garantir a qualidade, é necessário fazer o acompanhamento, ou seja, após as 12 primeiras horas abre o frasco e olhe para ver se está fermentando.

Os primeiros sinais são: a aveia aumenta o volume, começam a surgir algumas bolhas e o cheiro é levemente azedo.

Após 24 horas esse odor deve se intensificar, por isso, quando se estiver bem azedo significa que a etapa de fermentação já ocorreu.

Por isso, é necessário “frear” o processo colocando o frasco na geladeira até o próximo passo.

Dica:

Guarde aproximadamente ¼ de xícara dessa aveia fermentada em um recipiente de vidro com tampa para fazer a outra.

Nesse caso, ao iniciar a próxima fermentação, ao invés de usar o sachê probiótico, você adiciona essa aveia que já está fermentada.

Segunda etapa – preparação dos pães

Coloque a aveia fermentada em um recipiente (bowl ou bacia), tempere com sal, açafrão, pimenta-do-reino e misture bem.

Na sequência, divida em quatro porções iguais e coloque na frigideira (uma por vez) modelando com uma colher, para ficar semelhante a uma panqueca.

Tampe a frigideira e leve para assar em fogo médio por cinco minutos.

Depois vire o pãozinho do outro lado e deixe por mais dois a três minutos.

Conserve na geladeira em um pote tampado por até quatro dias, consumindo um por dia.

Veja também:

Referências: