Aprenda como fazer biscoito anti-inflamatório de chia com cenoura

Imagem: Depositphotos

Com essa receita, você terá à sua disposição uma opção de lanche saudável para incorporar em sua dieta.

Ter uma alimentação saudável é fundamental para a promoção da saúde e bem-estar físico e mental.

Uma dieta equilibrada, composta por alimentos nutritivos, é capaz de prevenir doenças e melhorar o funcionamento do organismo.

No entanto, em meio a uma rotina corrida e muitas vezes estressante, nem sempre é fácil manter uma alimentação saudável e equilibrada.

Por isso, vamos te ensinar uma receita saborosa e saudável de biscoito anti-inflamatório de chia com cenoura.

Dessa forma, você terá à sua disposição uma opção de lanche saudável para incorporar em sua dieta.

Biscoito anti-inflamatório de chia com cenoura

Além de ser uma alternativa aos biscoitos industrializados, que muitas vezes são ricos em açúcares e aditivos químicos, essa receita é feita com ingredientes naturais e nutritivos.

Com isso, ajuda também a combater a inflamação e a promover a saúde do corpo como um todo. 

Ingredientes:

  • ½ xícara de farinha de aveia
  • ¼ de xícara de farinha de amêndoas
  • 2 colheres (sopa) de chia
  • ⅛ de colher (chá) de açafrão em pó
  • ½ colher (chá) de sal
  • 1 xícara de cenoura ralada bem fininha

Sugestão: se  você não encontrar farinha de amêndoa, adicione mais farinha de aveia.

Modo de preparo:

Em um recipiente (bowl, tigela ou bacia) coloque as farinhas (aveia e amêndoas), a chia, o açafrão, o sal e misture bem.

Adicione a cenoura ralada, ⅓ de xícara de água e misture bem, até incorporar os ingredientes.

Deixe a massa descansar por dez minutos – esse processo faz com que a chia crie aquela liga na massa, deixando-a mais firme.

Passado esse tempo, despeje em uma forma untada e espalhe com uma colher, deixando uma espessura fina, aproximadamente um dedo.

Em seguida, com a colher mesmo (ou espátula) e dentro da forma, faça cortes na massa, deixando no formato de biscoito (quadrado ou retangular).

Asse por 35 minutos em forno preaquecido a 200ºC – cuide o tempo, pois dependendo da potência do seu forno, pode assar mais rápido ou demorar um pouco mais.

Benefícios da farinha de aveia

A farinha de aveia é altamente nutritiva, rica em nutrientes como ferro, cálcio, zinco, magnésio, vitaminas do complexo B, E, fibras solúveis e insolúveis. 

Além de ser uma ótima opção para quem busca uma alimentação saudável e equilibrada, traz uma série de benefícios para a saúde.

Uma das fibras solúveis é a beta-glucanas, que ajuda a reduzir os níveis de colesterol no sangue.

Ela forma um gel no estômago que retarda a absorção de gorduras, o que pode ajudar a prevenir doenças cardiovasculares.

As fibras insolúveis ajudam a regular o açúcar no sangue, pois a farinha possui baixo índice glicêmico.

Isso significa que ela é absorvida lentamente pelo organismo, evitando picos de glicemia.

As fibras também favorecem o trânsito intestinal, prevenindo a constipação (prisão de ventre).

Outra vantagem da farinha de aveia é que ela causa sensação de saciedade, auxiliando no controle do apetite e na perda de peso.

Benefícios da farinha de amêndoas

A farinha de amêndoas é rica em nutrientes como vitamina E, cálcio, ferro, magnésio e zinco.

A vitamina E, em particular, é um poderoso antioxidante que ajuda a proteger as células contra danos causados pelos radicais livres.

Também é fonte de gorduras monoinsaturadas e poli-insaturadas, que são consideradas saudáveis para o coração.

Essas gorduras ajudam a reduzir o colesterol ruim (LDL) e aumentar o colesterol bom (HDL).

Além disso, por conter um baixo índice glicêmico, ajuda a controlar a glicemia, pois é absorvida lentamente pelo organismo e não causa picos de glicemia

Isso a torna uma opção interessante para pessoas que precisam controlar a glicemia, como diabéticos, por exemplo.

Já o seu baixo teor de carboidratos, em comparação com a farinha de trigo, a torna uma opção adequada para quem segue uma dieta com restrição de carboidratos.

Benefícios da chia

A chia é rica em nutrientes como proteínas, fibras  solúveis e insolúveis, ômega-3, cálcio, magnésio e antioxidantes. 

Por isso, ajuda na perda de peso, pois prolonga a sensação de saciedade , controlando o apetite.

Também é baixa em calorias e rica em nutrientes, o que a torna uma opção saudável para quem busca perder peso.

Por ter um baixo índice glicêmico, a chia é absorvida lentamente pelo organismo e não causa picos de glicemia, regulando, assim, o açúcar no sangue.

Já oômega-3 ajuda a reduzir o colesterol ruim (LDL) e aumentar o colesterol bom (HDL).

Ela também contém antioxidantes, que ajudam a prevenir doenças cardiovasculares.

Os antioxidantes e ácidos graxos ômega-3, ajudam a combater a inflamação no organismo.

Isso pode ser benéfico para pessoas com doenças inflamatórias, como artrite e doença de Crohn.

Por fim, como é uma boa fonte de cálcio, magnésio e fósforo, ajuda a melhorar a saúde óssea.

O cálcio presente na chia é facilmente absorvido pelo organismo e ajuda a prevenir doenças como osteoporose.

Benefícios do açafrão

O açafrão contém um composto chamado curcumina, que tem excelentes propriedades anti-inflamatórias.

Por isso, pode ajudar a reduzir a dor e a inflamação em várias condições, incluindo artrite, doença inflamatória do intestino e dor muscular.

Também possui propriedades antioxidantes que ajudam a proteger as células do corpo contra danos causados pelos radicais livres.

Isso pode ajudar a reduzir o risco de doenças crônicas, como câncer, doenças cardíacas e doenças neurodegenerativas.

A curcumina também melhora a função cerebral e reduz o risco de doenças degenerativas como o Alzheimer. 

Além disso, melhora da saúde digestiva, síndrome do intestino irritável, a função cardiovascular, reduzir o colesterol e a pressão arterial.

Benefícios da cenoura

A cenoura é uma excelente fonte de vitaminas A, do complexo B, C, E, K, fibras, cálcio, ferro, potássio, licopeno, propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias.

Devido a esses nutrientes, ajuda a fortalecer o sistema imunológico e a proteger contra infecções e doenças.

Também ajuda a melhorar a digestão e prevenir a constipação (prisão de ventre), controla os níveis de colesterol e pressão arterial, prevenindo doenças cardíacas.

Além disso, por conter cálcio e vitamina K, melhora a saúde dos ossos, mantendo-os fortes e saudáveis.

Por fim, a cenoura faz bem à saúde dos olhos, prevenindo a degeneração macular relacionada à idade e melhora a saúde da pele.