Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram

Amamentação fortalece o pulmão de bebês

Um estudo realizado com crianças de 10 anos de idade (publicado na revista acadêmica Thorax) descobriu que aquelas que haviam sido amamentadas por pelo menos quatro meses tinham um funcionamento muito melhor do pulmão.

Outros estudos já haviam provado que a amamentação protege bebês de problemas respiratórios no início da vida, mas a relação com a força do pulmão durante a infância foi menos clara.

Um total de 1.456 bebês da Ilha de Wight, na Inglaterra, foi acompanhado até completar 10 anos de idade. Um terço deles foi amamentado por pelo menos quatro meses e, em média, essas crianças podiam expirar mais ar de maneira mais rápida depois de inspirar profundamente. Isso foi verificado mesmo quando as mães tinham asma ou sofriam de outras alergias.

Estudos anteriores sugerem que substâncias presentes no leite materno podem proteger contra a asma, mas os responsáveis pelo atual estudo dizem que as mudanças encontradas no volume do pulmão não são completamente características de uma resposta à asma, sugerindo que outros fatores podem estar em jogo.

Segundo o pesquisador Syed Arshad, da Universidade de Southampton, a explicação pode estar no esforço físico necessário para extrair leite do peito. O esforço que os bebês precisavam fazer para mamar no peito era três vezes maior do que o usado com a mamadeira e as sessões de amamentação duravam mais.

Fonte de pesquisa:http://www.bbc.co.uk/portuguese/reporterbbc/story/2008/11/081110_amamentarpulmao_mp.shtml

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no email

DEIXE SEU COMENTÁRIO