Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on pinterest
Share on linkedin
Share on telegram

Alimentos que valem mais que mil remédios

Existem alimentos que se destacam por conter substâncias fitoquímicas – compostos ativos que previnem doenças -, exercendo influência sobre a química do corpo e a nossa saúde.

Os alimentos vivos contêm vitaminas essenciais, minerais, aminoácidos, antioxidantes, enzimas e agentes fitoquímicos que atuam em conjunto para promover a saúde.

Alguns alimentos e suas utilidades

Algas verde-azuladas
, como spirulina e clorela – são ricas em clorofila, vitaminas, minerais, gorduras essenciais e fitonutrientes.

Alho – estudo clínicos mostram que o alho previne câncer de estômago.

Alho e cebola crua – contêm alicina, que estimula o sistema imunológico.

Babosa – é desintoxicante, anti-séptica e tônica para o sistema nervoso.

Brócolis e couve-de-bruxelas – são importantes desintoxicantes do fígado, pois contêm glucosinolato (enxofre).

Brotos de trigo e de cevada – ricos em clorofila (purificadora, alcalinizante e antioxidante) e repletos de minerais, sobretudo magnésio.

Cenoura, batata-doce, agrião e ervilha – têm alto teor de carotenóides e betacaroteno.

Cogumelo shiitake – é rico em vitamina D, cálcio, fósforo e quinina, poderosa substância contra a aids.

Couve-de-bruxelas – contém indóis, que agem contra o câncer.

Derivados da soja e tofu – ricos em isoflavona, que diminui o risco de câncer relacionado a hormônio, como câncer de mama e de próstata. A ingestão recomendada é de 100 a 200 mg ao dia (350 ml de leite e 75 g de tofu).

Folhas verde-escuro – são ricas em clorofila, que ajuda a oxigenar o sangue e aumenta a energia.

Frutas de cor roxa ou azulada, como uva-preta, groselha e mirtilo – têm alto teor dos flavonóides antocianidina e proantocianidina, agentes antioxidantes e antiinflamatórios muito eficazes.

Girassol, gergelim, linhaça e semente de abóbora – são ricos em gorduras essenciais ômega-3 e ômega-6.

Melancia – rica em vitamina C, licopeno e carotenóides. As sementes são ricas em vitamina C, gorduras essenciais, selênio e zinco. O suco da melancia com as sementes feito no liquidificador é um excelente antioxidante, ideal para enfrentar infecções e poluição.

Quinua – é rica em proteínas (mais que a carne) e tem alto teor de vitaminas e minerais como cálcio, ferro, vitamina B e vitamina E.

Salmão, atum, tubarão, peixe-espada, cavala e arenque – são fontes das gorduras essenciais DHA e EPA, que reduzem o risco de doenças cardiovasculares.

Sementes e amêndoas – ricas em gorduras essenciais, vitamina E e minerais como cálcio, magnésio, zinco e selênio.

Verduras crucíferas, como agirão, brócolis, couve, couve-de-bruxelas, couve-flor, couve-rábano, mostarda, nabo, rabanete, raiz-forte e repolho – contêm agentes fitoquímicos contra o câncer chamados isotiocianatos.

Share on whatsapp
Share on twitter
Share on pinterest
Share on linkedin
Share on telegram
Share on email

DEIXE SEU COMENTÁRIO

VEJA TAMBÉM