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Alimentos para o bom humor

Alimentos e sensações caminham juntos nos seres humanos

Essa ligação começa quando o bebê nasce: ao ser amamentado, ele não apenas é nutrido, mas sente prazer. A explicação para esse envolvimento de nossas emoções é científica: a química dos alimentos é capaz de alterar a produção de neurotransmissores – substâncias que transmitem impulsos nervosos no cérebro e são responsáveis pelas sensações.

Por isso, a máxima de que você é o que come se aplica também ao bom humor. Há uma série de alimentos que podem contribuir para melhorar o ânimo, porque estimulam a produção dos neurotransmissores responsáveis pelo prazer, pelo bem-estar e pela euforia.

Uma observação importante: ficar muito tempo sem comer reduz os níveis de glicose, o que pode afetar negativamente o humor.

Fontes de bom humor


Chocolate amargo: Contém tirosina – substância que estimula a produção de serotonina – e minerais importantes, como cobre, manganês e magnésio (nutriente que fica em falta no período pré-menstrual). Dispara a produção de endorfina e dopamina, responsáveis pelo relaxamento.

Aveia: cereal que contém altas doses de triptofano. Além do aminoácido que auxilia o organismo a liberar a serotonina, também tem bons níveis de selênio, que colabora para a produção de energia.

Banana madura: contém duas substâncias que auxiliam o humor: os carboidratos, que estimulam a produção de serotonina, e a vitamina B6, que garante mais energia.

Brócolis: rico em ácido fólico, que é importante para a liberação da serotonina. Além de garantir o bom humor, renova as células e previne defeitos no sistema nervoso dos fetos, portanto é essencial para as gestantes.

Espinafre e folhas verde-escuras: têm efeito antidepressivo por serem ricos em magnésio, que atua na produção de energia, potássio e vitaminas A e C. são fontes ainda de complexo B, que ajuda a manter o sistema nervoso tranquilo.

Frutas oleaginosas: são as nozes, castanhas, amêndoas e a castanha-do-pará. Auxiliam na diminuição do estresse por conterem um importante antioxidante, o selênio.

Laranja, maracujá e jabuticaba: por terem altas doses de vitamina C, previnem o cansaço e combatem o estresse. Também colaboraram com as defesas do organismo.

Ovos: contêm substâncias que garantem o bom humor, como tiamina e niacina (vitaminas do complexo B), além de fazerem bem para a memória.

Peixes e frutos do mar: grandes fontes de minerais importantes para a atividade cerebral, como o selênio. Também ajudam a combater o cansaço e a ansiedade. Os frutos do mar, em especial a ostra, são ricos em zinco, mineral essencial para o bom humor.

Pimenta: a sensação de ardência é provocada pela capsaicina – substância presente na pimenta – e faz com que o cérebro produza mais endorfina. A pimenta-de-cheiro, a vermelha e a malagueta são as melhores para o humor.

Sementes de abóbora e girassol: ricas em triptofano, além de auxiliarem na manutenção do bom humor, ajudam a melhorar a qualidade do sono.

Alface: tem poderoso efeito calmante em razão da lactucina, substância presente em maior quantidade nos talos e no coração, que devem fazer parte das saladas, juntamente com as folhas.

Fonte: Aloe Vita (texto adaptado)

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