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Alimentos indicados durante a TPM


Durante o período pré-menstrual, vários sintomas, como cefaleia,

câimbras, obstipação intestinal, edema e irritação, são comuns.

O bom é que existem alimentos que amenizam esses sintomas.

ALIMENTOS INDICADOS

Alface e espinafre: laxativos, diuréticos e calmantes.

Nabo: diurético e laxante.

Cebola: diurético, ajuda na enxaqueca, laxante, e o caldo das cebola cozida serve para cólicas abdominais.

Abóbora: laxativa, diurética e as sementes servem como calmantes.

Agrião: diurético.

Cenoura: laxante e leve diurético.

Feijão: laxativo, diurético e rico em vitaminas do complexo B, auxiliando a evitar acne.

Pimentão: auxilia na eliminação de flatulência.

Carboidratos integrais (pães, biscoitos, aveia, farelo de trigo, arroz, etc.) e as frutas são alimentos que auxiliam na absorção do triptofano (um aminoácido que ajuda na síntese de serotonina, o hormônio do bem-estar). Além de ser fonte de fibras, que aumentam a saciedade.

Nozes, amendoim, óleos vegetais, carnes: fontes de vitamina E, um poderoso antioxidante que pode diminuir os sintomas de ansiedade e as dores nos seios.

Leite, queijo, iogurte, peixes e vegetais de folha verde escura: com o consumo adequado deste grupo alimentar, você diminui as chances de desenvolver a osteoporose. Prefira o leite desnatado e queijo branco.

Soja (não transgênica): a isoflavona presente na soja colabora para regular o hormônio estrógeno.

Peixe, frango, fígado, rim e ovos: ricos em vitamina B6, que melhora o sono, diminui o estresse e regula o ciclo menstrual.

Água, suco de fruta natural, água de coco e chás claros: hidratam e fazem você urinar bastante, dessa forma retendo menos líquidos.

Melancia: fonte de magnésio, um dos nutrientes mais perdidos na TPM. Além disso, a melancia contém bastante água, diminuindo o inchaço.

EVITE

Embutidos, produtos industrializados, sal, refrigerante: são alimentos ricos em sódio, que em excesso faz com que você retenha líquidos.

Café e chá preto: assim como o refrigerante, essas bebidas contêm cafeína, que em excesso pode causar irritabilidade.

Bebida alcoólica.

Texto adaptado. Fonte: Cura pela Natureza para casa por apenas 8 reais.


Durante o período pré-menstrual, vários sintomas, como cefaleia,

câimbras, obstipação intestinal, edema e irritação, são comuns.

O bom é que existem alimentos que amenizam esses sintomas.

ALIMENTOS INDICADOS

Alface e espinafre: laxativos, diuréticos e calmantes.

Nabo: diurético e laxante.

Cebola: diurético, ajuda na enxaqueca, laxante, e o caldo das cebola cozida serve para cólicas abdominais.

Abóbora: laxativa, diurética e as sementes servem como calmantes.

Agrião: diurético.

Cenoura: laxante e leve diurético.

Feijão: laxativo, diurético e rico em vitaminas do complexo B, auxiliando a evitar acne.

Pimentão: auxilia na eliminação de flatulência.

Carboidratos integrais (pães, biscoitos, aveia, farelo de trigo, arroz, etc.) e as frutas são alimentos que auxiliam na absorção do triptofano (um aminoácido que ajuda na síntese de serotonina, o hormônio do bem-estar). Além de ser fonte de fibras, que aumentam a saciedade.

Nozes, amendoim, óleos vegetais, carnes: fontes de vitamina E, um poderoso antioxidante que pode diminuir os sintomas de ansiedade e as dores nos seios.

Leite, queijo, iogurte, peixes e vegetais de folha verde escura: com o consumo adequado deste grupo alimentar, você diminui as chances de desenvolver a osteoporose. Prefira o leite desnatado e queijo branco.

Soja (não transgênica): a isoflavona presente na soja colabora para regular o hormônio estrógeno.

Peixe, frango, fígado, rim e ovos: ricos em vitamina B6, que melhora o sono, diminui o estresse e regula o ciclo menstrual.

Água, suco de fruta natural, água de coco e chás claros: hidratam e fazem você urinar bastante, dessa forma retendo menos líquidos.

Melancia: fonte de magnésio, um dos nutrientes mais perdidos na TPM. Além disso, a melancia contém bastante água, diminuindo o inchaço.

EVITE

Embutidos, produtos industrializados, sal, refrigerante: são alimentos ricos em sódio, que em excesso faz com que você retenha líquidos.

Café e chá preto: assim como o refrigerante, essas bebidas contêm cafeína, que em excesso pode causar irritabilidade.

Bebida alcoólica.

Texto adaptado. Fonte: Cura pela Natureza para casa por apenas 8 reais.

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