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Alimentação pós-parto: veja o que incluir e o que evitar

Saiba quais alimentos devem ser incluídos e quais devem ser excluídos na alimentação de mulheres que deram à luz recentemente.

Como é de conhecimento geral, o período de pós-parto é um dos mais delicados na vida de uma mulher.

Por isso, essa época exige vários tipos de cuidados extras, em especial no que diz respeito à alimentação.

Existem alimentos que não podem ser consumidos e outros que precisam ser adicionados à dieta das novas mamães.

Neste artigo, vamos falar exatamente disso: o que pode e o que não pode ser consumido no pós-parto.

Quais alimentos devem ser evitados no pós-parto

A alimentação da mulher no pós-parto vai impactar diretamente na sua recuperação e na qualidade do leite que servirá como única fonte de alimento para o bebê.

Portanto, é necessário evitar algumas substâncias, sobretudo aquelas que desequilibram a qualidade do leite.

Veja na lista abaixo os principais alimentos a serem evitados no pós-parto:

  • Refrigerantes e outras bebidas adoçadas artificialmente;
  • Café ou outras bebidas ricas em cafeína, como o mate;
  • Alimentos embutidos (salsicha, linguiça, mortadela, presunto e outros);
  • Bebidas alcoólicas;
  • Chocolate;
  • Todo tipo de guloseimas adoçadas artificialmente;
  • Adoçantes;
  • Entre outros produtos industrializados ricos em conservantes, aromatizantes e outras substâncias químicas.

É necessário que o corpo da mulher esteja totalmente saudável e equilibrado para que tenha condições de se recuperar corretamente.

Além disso, quando o organismo da nova mamãe está saudável, a produção das glândulas mamárias também é equilibrada, resultando em um leite materno de qualidade.

O que mulheres que deram à luz recentemente precisam comer

Assim como existem alimentos que devem ser evitados no pós-parto, existem aqueles que precisam ser incluídos na dieta de mulheres que deram à luz recentemente.



Esses alimentos precisam ser ricos em nutrientes essenciais para a composição do leite e o fortalecimento do organismo da mulher, que foi bastante estressado durante a gravidez e no parto em si.

Conheça alguns abaixo:

  • Leite e seus derivados;
  • Vegetais de folha verde-escuro;
  • Frutas e legumes;
  • Carne vermelha;
  • Feijão, soja e outros grãos da mesma família;
  • Raízes (beterraba, batata doce, cenoura, mandioca e outras);
  • Entre outros alimentos.

Vale destacar que os principais nutrientes necessários no pós parto são ferro e cálcio.

O cálcio é importante para a composição do leite materno e também para o fortalecimento dos ossos e articulações da mulher.

Se não houver uma suplementação de cálcio, as reservas existentes nos ossos podem ser absorvidas, deixando a mulher fraca.

Por outro lado, pode ser necessário suplementar o ferro no pós-parto por causa da perda desse mineral durante esse período.

Além da perda de sangue ocorrida durante o parto, a mulher também passa pela amenorreia (período sem menstruar) quando dá à luz.

Portanto, suplementar ferro no organismo pode evitar problemas como a anemia no pós-parto.

Mas antes o médico deve ser consultado.

Importante

Além das dicas deste artigo, para ter um pós-parto saudável é necessário que a mulher seja acompanhada por especialistas.

Antes mesmo do parto e do pós-parto, ainda no pré-natal, esse acompanhamento é essencial para manter a saúde da mulher e da criança.

Com isso, não basta acompanhar a alimentação por conta própria nesse período, pois existem outras recomendações médicas importantes.

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