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Alimentação equilibrada – gravidez saudável

Uma alimentação desequilibrada durante a gestação pode prejudicar a saúde tanto da mãe quanto do bebê.

Antes de engravidar, é necessário cuidar do peso, pois uma mulher com peso adequado será uma gestante saudável.

A gestante deve seguir uma dieta equilibrada e variada, rica em fibras, frutas, verduras e legumes, sempre priorizando a qualidade e não a quantidade.

O QUE DEVE SER CONSUMIDO

Proteínas

As proteínas fornecem aminoácidos essenciais para a construção e manutenção epitelial e participam da formação enzimática, hormonal e de vários líquidos e secreções corpóreas.

Fontes: alimentos de origem animal – carnes em geral, leite e derivados. Alimentos de origem vegetal – leguminosas (feijões, soja, amendoim, ervilha, lentilha).

Observação: Não exagere na proteína animal, pois, sobretudo durante a amamentação, ela causa muco (catarro) no bebê. Prefira queijo branco (minas, ricota) e carne branca (peixe, peito de frango)

Vitamina A
Tem papel de destaque na visão, na reprodução, no desenvolvimento fetal, na função imune, na regulação da proliferação e na diferenciação celular.

Fontes: fígado de boi, queijo prato, couve, agrião, abóbora, cenoura, manga.

Observação: Prefira as fontes naturais de vitamina A e coma os vegetais de preferência crus (no suco, ralados) ou pouco cozidos.

Vitamina C
É fundamental para a formação do colágeno, que compõe pele, vasos sanguíneos, ossos e cartilagem. Aumenta a absorção do ferro e fortalece o sistema imunológico.
Fontes: acerola, goiaba, morango, manga, laranja, mamão, espinafre, couve refogada.
Folato

Influencia a produção de núcleo celular (DNA), determinando a formação do bebê.

Fontes: fígado de boi, espinafre cozido, feijão branco cozido, brócolis, gérmen de trigo, suco de laranja, repolho cru.

Vitamina B1 ou tiamina
A deficiência de tiamina pode prejudicar o desenvolvimento cerebral. Devido às suas funções essenciais no sistema nervoso, é conhecida como vitamina antineurítica.

Fontes: farinha de aveia, flocos de cereais, amendoim, avelã, castanha-do-pará, gergelim, feijão-fradinho, lentilha, alho.

Ferro

É necessário para a formação das células sanguíneas do feto.

Fontes: fígado, carnes e leguminosas em geral.

Cálcio e fósforo
Participam da formação dos brotos dentários e do esqueleto fetal.

Fontes: leite e derivados e cereais integrais são ricos em cálcio; carnes magras e laticínios fornecem fósforo.

Além de uma alimentação equilibrada, a gestante deve se manter ativa, praticando, se possível, exercício físico leve, como ioga e caminhada. Também é preciso ouvir músicas que tranquilizem mãe e filho, bem como buscar ambientes saudáveis e harmoniosos.

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