Compartilhar no facebook
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no linkedin

Alerta: se você tomar estes remédios, nunca use estes alimentos!

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no email

Tomar remédio com um simples suco de laranja ou combinar com outras pílulas pode trazer riscos à saúde.

Sabia disso?

O remédio para a pressão alta pode resultar em uma combinação perigosa se tomado na companhia de um suco de laranja.

A pílula anticoncepcional também perde a eficácia se for ingerida junto com antibiótico.

Sabe o que pode acontecer se misturar antidepressivo com descongestionante nasal?

Prisão de ventre.

As pessoas não são bem informadas, nem procuram, saber sobre a relação que há entre medicamentos e alimentos e entre medicamentos e outros medicamentos.

Elas não sabem que tudo o que administramos em nosso corpo (inclusive alimentos) pode promover efeitos benéficos e maléficos de intensidade e natureza variáveis.

No entanto, quando somos cuidadosos e buscamos a devida orientação, os riscos diminuem sensivelmente.

Para tanto, devemos buscar sempre a orientação de profissionais (farmacêuticos, médicos, nutricionistas, naturólogos, biomédicos) competentes e atualizados.

Quando há indicação de uma medicação, a orientação especializada é muito importante.

Algumas misturas de risco:

Anticoncepcional + antibióticos = o antibiótico reduz drasticamente o efeito do anticoncepcional.

Antiespasmódicos (contra gases) + broncodilatadores (para asma) + (ou) descongestionantes nasais + (ou) antidepressivos + inibidores de apetite = a combinações de dois ou mais dos medicamentos acima causa maior excitabilidade do sistema nervoso central, boca seca, constipação do intestino e aumento da frequência cardíaca.

Anti-inflamatório + diurético = o anti-inflamatório inibe o efeito do diurético.

Chá de camomila + acido acetilsalicílico = pode levar a sangramentos.

Remédio para pressão alta + suco de laranja = diminui em 49% a eficácia do remédio para baixar a pressão.

Medicamento + erva-de-são-joão = a erva diminui a eficácia do medicamento.

5-HTP + antidepressivos = pode provocar graves efeitos colaterais.

Açafrão-da-terra/cúrcuma + aspirina ou varfarina = aumenta o risco de hemorragias.

Açafrão-da-terra/cúrcuma + drogas que controlam o diabetes = pode provocar uma queda muito brusca da glicose no sangue.

Açafrão-da-terra/cúrcuma +  drogas que reduzem a acidez gástrica, como Omeprazol = pode levar a náuseas, dor de estômago, inchaço e danos no esôfago.

Para evitar todos esses problemas, o ideal é evitar essas combinações ou consumir os medicamentos bem longe da hora em que consumir os alimentos com os quais são incompatíveis.

No caso do açafrão-da-terra/cúrcuma, se precisar consumir algum medicamento com o qual ele é incompatível, além de colocar um grande espaço de tempo entre ele e o remédio, recomenda-se também diminuir o consumo do açafrão.

Este é um blog de notícias sobre tratamentos caseiros. Ele não substitui o trabalho de um especialista. Consulte sempre seu médico.