quarta-feira, 1 dezembro 2021
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Advertência: se seu corpo tem carência de magnésio, estes são os sintomas que você vai ter!

O magnésio é essencial para o bom funcionamento do organismo.

Todos os órgãos do corpo utilizam esse mineral, em especial o coração, os rins e os músculos.
 
Boa parte do magnésio que consumimos se armazena nos ossos.
 
Daí a importância dele para tornar os ossos fortes e resistentes.
 
Como apenas 1% do magnésio do nosso corpo se encontra no sangue, uma análise do sangue não será suficiente para diagnosticar a deficiência do mineral.
 
Por isso é bem possível seu corpo estar com carência de magnésio e você não saber disso, razão pela qual a deficiência de magnésio tem sido apelidada de "deficiência invisível".
 
A principal forma de assimilar magnésio é pela alimentação.
 
Infelizmente, o solo brasileiro é pobre em magnésio, mais presente em terras vulcânicas.
 
Melhor sorte têm os japoneses: o solo do Japão é rico em magnésio, com uma boa relação entre ele e o cálcio.
 
O resultado é que possivelmente 80% da nossa população não está recebendo magnésio suficiente e pode ser deficiente dele.
 
A quantidade diária de magnésio recomendada para mulheres é de 310-320 miligramas e para os homens é de 400-420 miligramas.
 
Mas há quem defenda, como o dr. Carolyn Dean, médico e naturopata americano, uma dose um pouco maior que o padrão recomendado, para se fortalecer e judar o organismo a funcionar corretamente.
 
Os principais sintomas da deficiência de magnésio são:
 
– perda do apetite
 
– constipação
 
– dores de cabeça
 
– vertigem e tontura
 
– náuseas
 
– fraqueza e cansaço constante
 
– pressão no peito e dificuldade em engolir, com sensação de "caroço" na garganta
 
– tremores
 
– insônia
 
Se a deficiência for grave, os sintomas também serão mais graves:
 
– cãibras frequentes
 
– fotofobia (sensibilidade à luz)
 
– visão turva
 
– intumescimento e formigamento nas extremidades
 
– convulsões
 
– mudança de humor
 
– alucinações e delírio
 
– ritmo cardíaco anormal
 
– degeneração da cartilagem
 
Uma boa maneira de saber se você está assimilando magnésio suficiente é o "teste do intestino": você sabe quando você tem muito magnésio quando as fezes tornam-se "frouxas", macias.
 
A prisão de ventre pode ser, portanto, uma das muitas maneiras de manifestação da deficiência de magnésio.
 
O magnésio é muito importante para o corpo humano
 
Durante muito tempo, acreditou-se que o magnésio era necessário apenas para o coração e os ossos.
 
Hoje, porém, já se sabe que esse pensamento está errado.

O magnésio participa de nada mais, nada menos que 350 reações enzimáticas necessárias à vida!
 
Infelizmente, o poder dele tem sido subestimado ao longo do tempo.
 
Só para você uma ideia da importância do magnésio, atualmente se sabe que ele é útil para:


 
– desintoxicar o corpo e evitar danos causados pela poluição ambiental, substâncias químicas nocivas e metais pesados
 
– deixar músculos e nervos dispostos
 
– melhorar a qualidade do sono e repouso
 
– ativar o trifosfato de adenosina (ATP), que fornece energia para o corpo
 
– aliviar dores em geral, especialmente as das articulações

– facilitar a digestão de proteínas, carboidratos e gorduras
 
– dar força e flexibilidade aos músculos; é por isso muito importante para atletas
 
– ajudar a equilibrar os nervos
 
– impedir problemas da próstata
 
– prevenir diabetes: estudos mostraram que que uma dose maior de magnésio reduziu consideravelmente o risco de desenvolver diabetes tipo 2 e também diminuiu a progressão em pacientes pré-diabéticos
 
– diminuir o risco de fraturas
 
– reduzir o risco de câncer, especialmente o de cólon e reto
 
– alcalinizar o corpo
 
– reduzir convulsões
 
Dicas para aumentar os níveis de magnésio
 
Uma boa maneira aumentar o magnésio no corpo é consumir sucos verdes.
 
Opte por alimentos orgânicos, pois os fertilizantes e herbicidas impedem a absorção de magnésio.
 
Além disso, consuma sempre uma boa quantidade de alimentos crus porque, quando eles são altamente processados ou cozidos, o magnésio diminui.
 
A vitamina D facilita a absorção de magnésio no corpo.
 
Evite bebidas alcoólicas porque o álcool atrapalha a absorção de vitamina D e, por consequência, de magnésio.
 
O consumo excessivo de açúcar também interfere negativamente na absorçao de magnésio.
 
O mesmo acontece com a cafeína.
 
Conheça algumas fontes naturais de magnésio:
 
– algas marinhas
 
– peixes
 
– as folhas verdes
 
– frutas como banana, damasco, pessego e ameixa
 
– cacau puro e chocolate amargo
 
– grãos e sementes como a de abóbora, gergelim, girassol, lentilha e ervilha
 
– cereais como aveia e arroz integral
 
– nozes, amêndoas e avelãs
 
– germe de trigo
 
– abacate
 
– batatas
 
– broto de alfafa
 
– abóbora
 
– levedura de cerveja
 
Mesmo consumindo esses alimentos, você ainda corre o risco de ter deficit de magnésio.
 
Isso porque, como dissemos, a maioria dos solos, incluindo o brasileiro, são pobres nesse mineral.
 
Logo, os alimentos produzidos nesses solos também serão pobres em magnésio, mesmo que tal alimento seja, em tese, fonte de magnésio.
 
Então, como resolver a deficiência de magnésio?
 
Por meio de suplementação.
 
Mas você vai precisar da ajuda de um bom médico ou nutricionista.
 
Equilibrar os níveis desse mineral no corpo não é fácil.
 
Não basta tomar um suplemento de magnésio e pronto.
 
Não.
 
Ocorre que o magnésio trabalha em conjunto com o cálcio, a vitamina D e a vitamina K2.
 
Se você consumir muito cálcio e pouco magnésio, pode, por exemplo, desencadear um problema cardíaco sério.
 
O segredo está na ingestão correta de cada substância.
 
E existe um apoio mútuo pelo qual elas se equilibram e funcionam corretamente.
 
Os melhores suplementos de magnésio, ou seja, os de melhor absorção, são o glicinato de magnésio, o cloreto de magnésio e o citrato de magnésio.
 
Este é um blog de notícias sobre tratamentos caseiros. Ele não substitui um especialista. Consulte sempre seu médico.

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