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Açúcar nunca mais – substitua-o por estes 5 alimentos naturais!

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Todo mundo sabe que o açúcar refinado é muito prejudicial ao corpo.

Além de se transformar em gordura no organismo, ele também enfraquece o sistema imunológico, deixando-nos mais vulneráveis a vírus e bactérias.

Para piorar, esse pseudoalimento é totalmente pobre em vitaminas e minerais.

Ou seja, é um alimento que não alimenta.

O açúcar pode afetar os níveis de colesterol e de triglicerídeos.

E também causa resistência à insulina.

O que isso significa?

Que podemos desenvolver várias doenças, como diabetes, problemas do coração e obesidade.

Algumas pessoas substituem açúcar por adoçante artificial, mas isso não é uma boa opção.

Esses adoçantes causam efeitos colaterais, e alguns deles podem ser muito graves.

Felizmente, há algumas alternativas naturais que podem ser usadas no lugar do açúcar refinado.

Veja:

1. Estévia

É uma planta que podemos, a partir dela, extrair um sabor doce e natural, com propriedades medicinais.

Este adoçante natural não contém calorias, não aumenta os níveis de açúcar no sangue e muito menos causa cárie dentária.

Quer mais?

A estevia impede o crescimento de bactérias e outros organismos infecciosos,  melhora a digestão e a saúde do coração e do sistema vascular.

Você pode conseguir esse adoçante natural em pó ou em líquido, mas também pode extrair do chá da planta.

Basta adicionar 1/3 de copo de folhas picadas de estévia numa xícara de água morna.

Deixe agir por 24h e armazene o líquido numa garrafa na geladeira.

2. Mel puro (cuidado com falsificações!)

Este é bem comum em nossa cozinha.

Com propriedades medicinais maravilhosas, o mel é uma opção muito saudável para adoçar alimentos, pois contém vitaminas, enzimas e minerais.

O melhor de tudo é que este alimento contém propriedades antibióticas e é rico em antioxidantes.

Ele é ótimo para combater infecções respiratórias.
 
Se você pensa que para por aqui, engano seu.

O mel tem muitos outros benefícios, como: propriedades antibacterianas e antissépticas, capacidade de tratar úlceras de estômago, combater resfriados, tosse e aliviar sintomas de alergias sazonais.

Uma boa ideia é usar o mel como xarope para combater tosse.

Basta misturar uma colher (chá) de mel com um pouco de suco de limão e gengibre ralado.


 
3. Xarope de bordo (maple syrup)

Este xarope vem da árvore de bordo.

Rico em composto anticancerígeno e em propriedades antibacterianas, o xarope de bordo é ótimo para o coração.

Além disso, é boa fonte de zinco e manganês.

Ele pode ser adicionado ao café ou chá e a vários pratos, sendo capaz de desintoxicar o corpo.

Misture 3/4 de xarope de bordo num copo de suco de 3 limões pequenos, 2 colheres (chá) de pimenta-caiena e 7 xícaras de água puro.

Tome esta bebida durante o dia para livrar o corpo de toxinas prejudiciais.

4. Melaço (ou melado)

Este xarope vem da cana-de-açúcar, sendo rico em cálcio, ferro potássio e vitaminas do complexo B.
,
Ou seja, é maravilhoso para os ossos.

O melaço é um bom adoçante natural para acrescentar na culinária, podendo ser adicionado em molhos.
 
Um chá de gengibre com uma colher de chá de melaço é um bom remédio para dores de estômago.

Além de ser uma bebida energética e laxante.

5. Açúcar de frutas secas

Você pode usar frutas secas, como passas e ameixas, para adoçar alimentos.

Apesar de não ser muito prático em certas bebidas, pois não se dissolve facilmente, é bom pra colocar em alimentos cozidos ou batidos no liquidificador.

As frutas secas adoçam muito e são bem calóricas.

Então, cuidado para não exagerar no uso.

IMPORTANTE!

De todos esses adoçantes naturais, o único liberado para os diabéticos é a estévia.

Este é um blog de notícias sobre tratamentos caseiros. Ele não substitui um especialista. Consulte sempre seu médico.