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Açúcar demerara ou mascavo: qual deles é a melhor escolha para você?

demerara ou mascavo

Açúcar demerara ou açúcar mascavo, as vantagens e desvantagens de cada um deles.

Que o consumo excessivo de açúcar faz mal à saúde, todos nós sabemos.

Ele pode aumentar o risco de diabetes, obesidade, colesterol alto, gastrite e prisão de ventre, além de provocar cáries nos dentes, diminuição da memória, acne e até miopia.

Mas a dúvida aqui é: será que todos os tipos de açúcares são vilões da saúde?

Será mesmo que o açúcar demerara, por exemplo, é realmente uma forma mais saudável de açúcar?

Para começar a entender melhor tudo isso, é preciso saber primeiro o que é açúcar demerara ?

Produzida a partir da cana-de-açúcar, o açúcar demerara consiste em grânulos  grandes que proporcionam uma textura agradável e crocante.

Surgiu na antiga Demerara, região que hoje pertence à Guiana, país localizado no norte da América do Sul.

Contém uma pequena quantidade de melaço, que lhe dá uma cor marrom clara e sabor caramelo.

Fica uma delícia se adicionado ao chá ou café

Há quem defenda o açúcar demerara e afirme que ele é muito mais saudável que o açúcar branco.

Será mesmo?

Vamos ver algumas diferenças:

 1. Sofre pouco processamento

O açúcar demerara sofre um processamento mínimo.

A cana-de-açúcar é pressionada para extrair o caldo de cana e depois fervida.

Em seguida, esse caldo é fervido e depois é engrossado em um xarope.

A água então evapora, o xarope resfria e endurece.

Ele não recebe nenhum aditivo químico, mas passa por leve processo de refinamento, por isso tem cor marrom-clara.

No entanto, apesar de o açúcar demerara sofrer muito menos processamento do que o açúcar branco, ele ainda é considerado um açúcar adicionado. Isto é, um açúcar que não está mais em sua forma natural.

Portanto, consuma o açúcar demerara apenas ocasionalmente e em pequenas quantidades.

2. Contém vitaminas e minerais

O açúcar demerara, graças ao melaçopresente nele, possui vitaminas e minerais, como cálcio, ferro, magnésio e vitaminas B3, B5 e B6.

Ou seja, o açúcar demerara retém algumas vitaminas e minerais, enquanto o açúcar branco sofre muito mais processamento e não possui esses nutrientes.

Em geral, quanto mais escura a cor do açúcar, maior a quantidade de melaço e, portanto, de vitaminas e minerais.

Porém, um estudo descobriu que os açúcares marrons escuros, como demerara, eram uma fonte deficiente de vitaminas.

Assim, eles só podem dar uma pequena contribuição para a ingestão recomendada quando consumidos em pequenas quantidades.

 3. Feito de sacarose, portanto, não é necessariamente saudável

Açúcar branco ou comum consiste inteiramente de sacarose, que é composta de glicose e frutose juntos.

Muitos destes compostos estão associados a um risco aumentado de diabetes tipo 2.

O melaço contido no açúcar demerara consiste principalmente de sacarose.

Mas possui também moléculas simples de glicose e frutose, vestígios de algumas vitaminas e minerais, um pouco de água e pequenas quantidades de compostos vegetais, que pode ter propriedades antimicrobianas.

Mas, como vimos, o principal ingrediente dos dois tipos de açúcar é a sacarose, que pode ter efeitos negativos na saúde.

 4. O mesmo número de calorias que o açúcar regular

O açúcar demerara e o açúcar branco regular têm a mesma quantidade de calorias. 

Os dois são feitos inteiramente de carboidratos na forma de açúcares.

Estima-se que cada grama de carboidratos forneça um pouco menos de quatro calorias.

Portanto, cada colher de chá (4 gramas) de qualquer açúcar tem 15 calorias.

Quando se trata de conteúdo calórico, o açúcar demerara não é mais saudável que o açúcar branco.

E afeta os níveis de açúcar no sangue, assim como o açúcar comum.

A conclusão é que, apesar de o açúcar demerara ser processado menos que o açúcar branco normal e reter pequenas quantidades de vitaminas e minerais, ainda sim deve ser consumido com moderação. 

 Assim como o açúcar branco, ele é composto de sacarose, tem as mesmas calorias e efeito similar nos níveis de açúcar no sangue.

E o açúcar mascavo?

É outra opção, mas o problema é o sabor, que é mais forte e é bastante similar ao do caldo de cana.

A cor dele é mais escura, pois, diferentemente do demerara, não passa por nenhum refinamento.

E também não recebe nenhum aditivo químico.

É, dessa forma, é o açúcar mais “bruto”, com menos processamento.

Por isso tem rica composição nutricional: em cada 100 gramas do produto, são encontrados 85 mg de cálcio, 29 mg de magnésio e 346 mg de potássio.

Mesmo assim, continua sendo açúcar formado de sacarose, com muitas calorias e alta capacidade de elevar os níveis de açúcar no sangue.

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