Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on pinterest
Share on linkedin
Share on telegram

9 benefícios da abóbora comprovados para a saúde

Além de muito saborosa e versátil, a abóbora (em algumas regiões do Brasil chamada de "jerimum") é um alimento completo para a nossa saúde: é rica em fibras, vitaminas e minerais, possui baixo índice de calorias, zero colesterol e zero gorduras saturadas.

Não é por acaso que os médicos recomendam sua ingestão para controlar o colesterol, para quem quer perder peso e para tratamento e prevenção de muitas doenças.

Confira nove dos principais benefícios da abóbora para a saúde:  

1. Ajuda a aumentar a imunidade

Tanto a polpa de abóbora como as sementes são ricas em vitamina C e antioxidantes, incluindo betacaroteno e outros carotenoides.

O betacaroteno é bom para o seu sistema imunológico porque é convertido em vitamina A, desencadeando a criação de glóbulos brancos, que combatem as infecções e ajudam a manter o corpo bem saudável.

2. Limpa o fígado

O betacaroteno e outros carotenoides da abóbora melhoram a saúde dos tecidos do fígado e também ajudam a desintoxicar o órgão.

3. Ajuda a manter seus olhos saudáveis

Além de seus benefícios imunológicos, o betacaroteno e os outros carotenóides da abóbora, incluindo a luteína, são importantes para a saúde dos olhos.

Uma xícara de abóbora cozida contém mais de 200% da sua ingestão diária recomendada de vitamina A – o que ajuda a visão, especialmente no escuro.

4. Contribui para perda de peso

A abóbora é rica em fibra, ajudando você a se sentir mais completo e mais satisfeito por mais tempo.

A fibra também está associada à perda de peso.

Além disso, diminui a taxa de absorção de açúcar no sangue e é benéfica para a digestão.

5. Ajuda a manter sua pele saudável

Os antioxidantes presentes nas abóboras, particularmente os carotenoides e as vitaminas C e E, ajudam a melhorar a saúde da sua pele.

9 benefícios da abóbora comprovados para a saúde - Cura pela Natureza

CURA PELA NATUREZA – LEIA AQUI AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS

6. É uma escolha saudável para o coração

O potássio da abóbora tem um efeito positivo na pressão sanguínea.

Um estudo de 2017 publicado em “Nutrição, Metabolismo e Doenças Cardiovasculares” sugere que consumir potássio pode ser quase tão importante quanto diminuir a ingestão de sódio (sal) no tratamento da pressão alta.

Outro estudo mostrou como os participantes com a maior quantidade de betacaroteno tinham aproximadamente metade do risco de morte por doença cardiovascular em comparação com aqueles com menor quantidade.

A fibra solúvel da abóbora também é útil para reduzir o colesterol e triglicerídeos.

7. Pode ajudar a prevenir o câncer

A abóbora é repleta de antioxidantes, e comê-la com frequência pode ajudar a reduzir o risco de muitos tipos de câncer.

Especificamente, de acordo com National Cancer Institute (dos EUA), o beta-caroteno em abóboras pode desempenhar um papel na prevenção do câncer.

8. Pode ajudar a tratar diabetes tipo 2 e baixar o açúcar no sangue.

Um estudo de 2009, publicado em "Bioscience, Biotechnology e Bioquímica", descobriu que substâncias em abóbora podem ajudar a melhorar a resistência à insulina e retardar a progressão do diabetes.

Múltiplos estudos, incluindo um estudo de 2007 publicado no “Journal of Medicinal Food” e um estudo de 2005 publicado no “Plant Foods for Human Nutrition”, demonstraram como as substâncias da abóbora podem reduzir os níveis de açúcar no sangue.

9. Reduz a inflamação e o risco de artrite

A ingestão regular de abóbora, devido aos seus carotenoides, pode diminuir inflamações.

Um estudo também mostrou como o aumento do consumo desses carotenoides está associado a um risco reduzido de desenvolver distúrbios inflamatórios, como a artrite reumatoide.

Este blog de notícias sobre tratamentos naturais não substitui um especialista. Consulte sempre seu médico.

Share on whatsapp
Share on twitter
Share on pinterest
Share on linkedin
Share on telegram
Share on email

VEJA TAMBÉM

DEIXE SEU COMENTÁRIO