PUBLICIDADE

Compartilhar no facebook
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no linkedin

8 sintomas de deficiência de vitamina B12 – jamais ignore esses sinais

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no email

Saiba quais são os oito principais sinais da falta de vitamina B12 no organismo e entenda por que o seu corpo precisa dessa substância.

A vitamina B12, que também é conhecida como cobalamina, é um dos nutrientes mais importantes para o bom funcionamento do nosso corpo.

Entre as principais atribuições dessa vitamina, está a de ajudar a manter o metabolismo equilibrado.

Outra importantíssima função da vitamina B12 é a produção de glóbulos vermelhos, o que afeta diretamente a qualidade do sangue.

São muitos os aspectos em que esse nutriente é indispensável no organismo, por isso é importante observar se seus níveis estão normais.

Para tanto, trouxemos neste artigo uma lista contendo oito sinais da falta de vitamina B12 no organismo para que você fique atento.

8 principais sintomas da falta de vitamina B12

É importante frisar que, assim como todas as outras vitaminas, minerais e nutrientes no geral, as principais fontes de vitamina B12 são alimentos.

A falta desse nutriente pode ser o resultado de anos de má alimentação e sedentarismo, por exemplo.

A deficiência de vitamina B12 é mais acentuada em indivíduos que estão na terceira idade, com 60 anos ou mais.

De uma forma geral, os sintomas de carência de vitamina B12 no organismo podem ser confundidos com sintomas de outras doenças, por isso exames são indicados para quem os apresenta.

Fadiga e falta de disposição

Um dos maiores indicativos de que um corpo tem baixos níveis de vitamina B12 é a fadiga e indisposição recorrentes.

Esse nutriente é responsável pela criação de eritrócitos, os chamados glóbulos vermelhos, que por sua vez são os responsáveis por transportar oxigênio pelo corpo através do sangue.

Com menos oxigênio correndo no organismo, o metabolismo desacelera, provocando uma “moleza”.

Palidez e pele e olhos amarelados

A falta de vitamina B12 no organismo pode causar palidez em excesso e até evoluir para a chamada icterícia, que é uma doença que deixa pele e olhos literalmente amarelos.

Com a carência da vitamina e a consequente falta de glóbulos vermelhos para transportar oxigênio no sangue, o perigo da anemia ronda as pessoas acometidas.

A anemia, por sua vez, é uma doença que tem como sintoma a palidez e alterações na pigmentação da pele.

Sensação de dormência e formigamento

Essas sensações desagradáveis são conhecidas como parestesias e disestesias e são alterações nas terminações nervosas da epiderme.

Podem ser sintomas de falta de vitamina B12 no organismo por que esse nutriente produz uma substância chamada mielina, que atua nas conexões entre os receptores espalhados pelo corpo e o sistema nervoso central.

A falta da mielina pode, portanto, provocar desconexões nesse delicado sistema, trazendo a sensação de formigamento e dormência em determinados lugares do corpo.

Glossites e úlceras orais

Glossite é o termo usado para se referir a inflamações na língua.

Essa é uma condição peculiar e muito incômoda que pode causar desconforto na hora da alimentação e até na fala, dependendo do seu estágio.

Acompanhando a glossite, podem aparecer algumas úlceras orais ou “sapinhos”, como são conhecidas.

Essas chatas infecções, além de indicarem a deficiência de vitamina B12, são indicativos de que o sistema imunológico está enfraquecido.

E o enfraquecimento do sistema imune se dá quase sempre pela deficiência de uma série de nutrientes no organismo, entre eles a B12.

Tontura e dificuldade para respirar

A falta de ar pode estar associada a diversos tipos de doenças e falar dela pode abrir um enorme leque de possibilidades, principalmente em tempos de covid-19.

Porém, a falta de vitamina B12, como já vimos, dificulta a circulação de oxigênio no sangue, o que pode provocar a diminuição de eritrócitos e até mesmo a anemia.

Essa falta de oxigênio pode afetar o aparelho respiratório, e isso provoca sintomas como falta de ar.

Visão embaçada

A falta de vitamina B12 no organismo pode prejudicar os nervos ligados à retina, que é a parte do olho responsável pela captação de imagens e o envio destas ao cérebro.

Essa deficiência da retina e dos nervos óticos é conhecida como neuropatia e, apesar de ser grave, pode ser tratada se descoberta a tempo.

Para tanto, será necessário normalizar a taxa de vitamina B12 no organismo.

Mudanças de humor e estado de ânimo

Os baixos níveis de vitamina B12 podem aumentar a homocisteína, que é uma substância capaz de alterar o comportamento dos neurotransmissores cerebrais responsáveis pelo equilíbrio do humor.

A homocisteína é responsável pelo aparecimento de doenças como depressão e ansiedade crônica, e a suplementação de vitamina B12 é usada como tratamento para pacientes acometidos por esses males.

Desequilíbrio motor

É comum observar um alto índice de quedas em idosos com deficiência de vitamina B12 no organismo.

O fato de a falta desse nutriente causar tonturas e problemas na visão se soma a outras dificuldades provenientes do avanço da idade.

Por isso é ainda mais importante, nas pessoas idosas, manter os níveis de vitamina B12 equilibrados.

Mais Lidas