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8 sinais de deficiência de vitamina B12 e como tratar o problema

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Conheça os sintomas de deficiência de vitamina B12 e descubra o que fazer para corrigir esse problema. 

Ela é fundamental para o funcionamento do nosso organismo.

Desempenha um importante papel no sistema nervoso central, mantendo a cognição e prevenindo a degeneração das células.

Estamos falando da vitamina B12, também chamada de cobalamina.

O problema é que nosso organismo não produz essa vitamina e por isso ela precisa ser obrigatoriamente ingerida.

As carnes e os produtos de origem animal, como leite e ovos, são as principais fontes de cobalamina.

Vale lembrar que distúrbios digestivos causados ​​por problemas como doença celíaca, doença de Crohn ou disbiose intestinal também podem afetar a absorção da vitamina B12 pelo organismo, provocando sua deficiência. 

Além disso, certos medicamentos prescritos podem afetar a capacidade de absorver vitamina B12, incluindo drogas antiúlceras, antiácidos e metformina – um medicamento usado por pacientes diabéticos. 

E é bom ficar atento: baixos níveis de vitamina B12 no sangue (conhecida também como vitamina energética, já que fornece energia às células) podem gerar vários problemas de saúde.

A deficiência de vitamina B12 pode causar estas doenças.  

Mas quais são os sintomas da deficiência de vitamina B12?

Fadiga extrema, distúrbios cognitivos e formigamento nas mãos e nos pés são alguns deles.    

E uma das consequências mais graves da deficiência de vitamina B12 no sangue é a anemia macrocítica.

Esse tipo de anemia gera no organismo grandes glóbulos vermelhos, imaturos e desfuncionais e baixa hemoglobina.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o diagnóstico de anemia é dado quando a concentração de hemoglobina é inferior a 13 g/dl e 12 g/dl, para homens e mulheres respectivamente.

Veja lista com os principais sintomas de deficiência de vitamina B12. 

Falta de ar

A anemia causada pela deficiência de cobalamina pode levar à falta de ar.

Em alguns casos, baixos níveis de vitamina B12 também resultam em cansaço extremo, alterações capilares e hiperpigmentação. 

Pele pálida

Uma pele sem cor e/ou aparência amarelada são um sinal de alerta.

Uma das funções da vitamina B12 é ajudar o organismo a produzir glóbulos vermelhos do tamanho adequado em seu corpo.

Quando não há cobalamina no corpo, células sanguíneas grandes causam anemia megaloblástica. 

Um dos sintomas da anemia por deficiência de vitamina B12 é a pele de aparência pálida. 

Língua inchada

Sua língua parece inflamada, inchada e dolorida?

Atenção: essa condição é chamada de glossite e ocorre em cerca de um quarto das pessoas com deficiências de vitamina B12. 

Comprometimento cognitivo

Um dos sintomas neurológicos associados à deficiência de vitamina B12 são os problemas associados à função e memória do cérebro.

Alguns estudos científicos mostraram uma conexão com a deficiência de vitamina B12 em adultos e o início precoce de demência e doença de Parkinson

 Formigamento nas mãos e nos pés

A má absorção de vitamina B12 ou a falta de vitamina B12 na sua dieta pode afetar a função do nervo periférico e causar sensações de formigamento.

E mais: a falta de vitamina B12 ou folato (vitamina B9) pode resultar em anemia megaloblástica. 

Formigamento, dormência, tontura e até convulsões foram relatadas como sintomas de deficiência crônica de vitamina B12.

Dificuldade em manter o equilíbrio

O impacto neurológico dos baixos níveis de vitamina B12 também pode afetar o equilíbrio, principalmente em idosos.

Problemas de visão

Se a sua visão está turva sem um motivo aparente, pode ser um sinal de deficiência de vitamina B12, é o que relata o European Journal of Internal Medicine. 

Mudanças de humor

Uma análise de estudos que usaram a vitamina B12 para tratar depressão descobriu que a suplementação dessa vitamina a longo prazo pode ajudar a controlar a depressão.

(Conheça as diferenças fundamentais entre tristeza e depressão.)  

Em alguns casos, principalmente em crianças e adolescentes, a falta de níveis adequados de vitamina B12 pode causar episódios psicóticos e transtornos do humor.

Agora que já sabemos os sintomas do problema, precisamos falar sobre os tratamentos mais indicados para combater a deficiência de vitamina B12. 

Suplementação oral 

Os suplementos podem ser a solução mais rápida para a deficiência de vitamina.

O National Institutes of Health defende a suplementação com vitamina B12 se você tiver anemia perniciosa, anemia megaloblástica ou problemas de absorção.

Injeções de vitamina B12

As injeções musculares têm efeito muito rápido no corpo e são indicadas em casos de deficiência grave de vitamina B12.

 Dieta rica em vitamina B12

Se você não tiver má absorção da vitamina, uma dieta rica em vitamina B12 pode ajudar a combater a deficiência dessa vitamina no seu sangue. 

A ingestão diária recomendada (IDR) para uma pessoa com mais de 14 anos é de 2,4 microgramas de vitamina B12 por dia. 

Anote aí alguns dos melhores alimentos que contêm vitamina B12:

Fígado de boi

Rico em ferro e cobalamina.

Uma porção de fígado de boi contém 65 mcg de vitamina B12, o que representa 2.700% da sua ingestão diária recomendada.

Sardinhas 

Uma lata de sardinha contém 8,2 mcg de vitamina B-12, que representa 341% do seu IDI. 

Carne vermelha  

Um bife magro pode fornecer cerca de 11,5 mcg de vitamina B12, que é quase 480% do seu RDI. 

Se você é adepto da dieta vegana, inclua em sua alimentação diária um bom suplemento e produtos fortificados com vitamina B12, como leites vegetais.

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