Se você não come acelga, está na hora de começar a fazer isso e aproveitar os maravilhosos benefícios dessa hortaliça para a saúde.
Nem todos sabem, mas a acelga proporciona incríveis benefícios à saúde: pode regular os níveis de açúcar no sangue, prevenir vários tipos de câncer, melhorar a digestão, estimular o sistema imunológico, reduzir a febre e combater a inflamação.
Isso porque a lista de vitaminas, nutrientes e compostos orgânicos da acelga é extensa.
Ela é rica em vitamina K, vitamina C, vitamina A e vitamina E, riboflavina e vitamina B6.
Além disso, possui uma grande quantidade de magnésio, manganês, potássio, ferro, sódio e cobre.
É ainda uma boa fonte de fibra alimentar, antioxidantes polifenólicos, fitonutrientes e enzimas altamente benéficos para a saúde.
A seguir, os oito principais benefícios da acelga para a saúde.
Controla o diabetes
A acelga regula os níveis de açúcar no sangue por meio de um dos seus flavonoides únicos: o ácido sirínico.
Ele inibe a atividade de uma enzima chamada alfaglicosidase.
Isso significa que menos carboidratos são decompostos em açúcares simples, permitindo que os níveis de açúcar no sangue permaneçam estáveis, o que é ideal para quem tem diabetes.
Auxilia na saúde dos ossos
As folhas da acelga contêm uma quantidade significativa de cálcio, o que ajuda muito a manter a saúde dos ossos em dia.
O cálcio, junto com o magnésio e a vitamina K, estimula o crescimento e o desenvolvimento dos ossos, evitando a osteoporose.
Estimula o desenvolvimento cerebral
A acelga é uma grande fonte de potássio e vitamina K, que são encontrados em quantidades significativas no cérebro e são fundamentais para o aprimoramento do desenvolvimento e das habilidades cognitivas.
Aumenta a circulação sanguínea
O ferro e o cobre também estão presentes na acelga.
E esses minerais são essenciais para as células vermelhas do sangue.
A falta deles pode gerar anemia, que inclui sintomas como fraqueza, fadiga, problemas de estômago e falta de concentração.
A ingestão regular de acelga pode garantir um número adequado de glóbulos vermelhos, aumentar o fluxo sanguíneo e a oxigenação de órgãos essenciais do corpo.
Melhora a pressão arterial e a saúde do coração
Os antioxidantes, anti-inflamatórios e fitonutrientes da acelga, junto com o potássio, ajudam a reduzir a pressão arterial e o estresse no sistema cardiovascular.
Muitas vezes, a hipertensão acontece como resultado da presença de substâncias inflamatórias no corpo.
E os compostos orgânicos da acelga podem neutralizar essas enzimas.
Além disso, o consumo da acelga pode ajudar na prevenção contra aterosclerose, ataque cardíaco e derrame.
Auxilia na saúde ocular
A acelga é rica em betacaroteno, que é muito importante para a saúde ocular: ajuda a reduzir a degeneração macular, glaucoma, cegueira noturna e outras condições relacionadas à visão.
Faz bem para os cabelos
A biotina, composto orgânico presente na acelga, tem sido diretamente relacionado a cabelos saudáveis, à estimulação do folículo piloso e ao brilho dos fios.
Previne o câncer
A grande quantidade de antioxidantes presentes na acelga é uma arma contra o câncer.
Os antioxidantes neutralizam os radicais livres, que são um subproduto perigoso do metabolismo celular, fazendo com que as células saudáveis se tornem cancerosas.
Além disso, a acelga é cheia de vitamina E, C, zinco, luteína, zeaxantina, caempferol, betacaroteno e quercetina, importantes para a prevenção de uma ampla variedade de cânceres, especialmente o câncer de cólon.