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8 passos para você recuperar naturalmente o colágeno perdido

A partir dos 35 anos, a pele vai perdendo elasticidade.

Ou seja, vai ficando mais flácida e com rugas.

Isso acontece por causa da falta de colágeno, processo natural  na velhice e que já começa na verdade aos 25 anos, apesar de não ser tão evidente.
 
Para quem não sabe, o colágeno é uma proteína produzida pelas células do tecido conjuntivo chamada fibroblastos.

Esta proteína é como um adesivo que junta nosso corpo.

Outro ponto importante é que a saúde da nossa pele está ligada à presença de colágeno.

Isso porque o colágeno serve de barreira para nos proteger contra toxinas e agente externos.

É o maior componente do cabelo, das unhas e dos tecidos conectivos.

Há alguns fatores que aceleram a perda de colágeno, como:

  • Exposição ao sol
  • Fumo
  • Agentes poluentes
  • Substâncias tóxicas
  • Estresse
  • Excesso de atividade física
  • Alteração hormonal (comum na menopausa)
  • Doenças que impedem a absorção de vitaminas e minerais

Mas calma!

Se você está passando por isso, saiba que nem tudo está perdido.

Há alguns alimentos que podem ajudar a produzir colágeno:

1. Carne bovina

Além de ser nutritiva, a carne tem alto teor de colágeno.

Por isso, você deve investir em carne de boi, miúdos e caldo de ossos.

O mocotó é uma excelente fonte de colágeno, assim como o músculo bovino.

2. Peixe

Em comparação a carne bovina, o peixe tem menos colágeno.

No entanto, o ômega 3, tão presente em peixes como salmão e sardinha, protege a membrana adiposa ao redor das células da pele.

Como consequência, reduz a inflamação e proporciona elasticidade e firmeza.

3. Gelatina

Cerca de 90% dela são derivados da proteína do colágeno.

Além disso, a gelatina tem poucas calorias.

4. Frutas e legumes vermelhos

Aposte em frutas e legumes como maçã, morango, cereja, tomate, beterraba, pimentão.

Eles contêm licopeno e vitamina C, substâncias que, além de serem antioxidantes, ajudam na produção de colágeno.

5. Frutas cítricas

Elas são ricas em vitamina C, que é essencial para a produção de colágeno.

Além disso, contêm antioxidantes que reduzem a formação de rugas.

6. Verduras

Couve, repolho, espinafre e berinjela, por exemplo, são excelentes na produção de colágeno.

7. Alimentos ricos em enxofre

 Eles também estimulam a produção de colágeno.

 Portanto, aumente o consumo de aipo, azeitona verde, alho, pepino, banana e cebola.
 
Outros alimentos que devem ser incluídos na dieta são batata-doce, algas e levedura de cerveja.

8. Água

Beba pelo menos dois litros de água por dia.

A água hidrata e ajuda a melhorar a elasticidade da pele, o que facilita a eliminação de rugas e linhas finas.

A água também elimina toxinas que podem prejudicar a produção de colágeno.

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