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7 coisas que você precisa fazer se quiser controlar o diabetes definitivamente!

Diabetes tipo 2 se tornou uma doença muito comum.

Para você ter ideia, cerca de 20 milhões de brasileiros sofrem desse mal.

E o pior é que as pessoas estão mais propensas a desenvolver a doença por causa do estilo de vida que levam.

Ou seja, com alimentação geralmente baseada em açúcar e fast-food, além do sedentarismo.

O diabetes tem relação com maioria das doenças cardiovasculares, do câncer e muitas outros problemas de saúde.

É uma doença perigosa, mas que dá para ser enfrentada.

Podemos perfeitamente controlar e combater o mal depois que ele já estiver instalado em nosso corpo.

Claro que não é um desafio fácil e leva certo tempo para uma pessoa controlar o diabetes.

O segredo está em adotar um saudável estilo de vida.

Começando, como é de se esperar, pela educação alimentar.

Os americanos consomem mais de 20 kg de açúcar e mais de 60kg de farinha por ano, não é à toa que adoencem tanto, não é verdade?

Trouxemos sete dicas para reverter esse quadro. Veja:

1. Evite o açúcar

O açúcar é o maior vilão do diabetes tipo 2.

Uma dieta rica em carboidratos, para quem não sabe, transforma-se em açúcar.

E os sintomas são terríveis, como inflamação, pressão arterial elevada, baixo desejo sexual, aumento do risco de câncer e depressão.

2. Consuma alimentos naturais não processados

Esse tipo de alimento equilibra o açúcar no sangue, reduz a inflamação e o estresse oxidativo.

Assim, melhora a desintoxicação do fígado e combate o diabetes do tipo 2.

Para isso, invista em frutas, legumes, alimentos com ômega 3, azeite de oliva, manteiga de cacau, nozes e sementes.

3. Consuma nutrientes antioxidantes

Os nutrientes tornam as células mais eficientes para metabolizar o açúcar e a gordura no corpo.

Assim, são indispensáveis para reverter o quadro da diabetes tipo 2.

Sugerimos o consumo de suplementos ômega 3, de vitamina D3, de ácido alfalipoico, de picolinato de cromo, da fibra da aveia.

Converse com seu médico/nutricionista sobre essa suplementação

4. Faça exercício

Não estamos falando de horas e mais horas de atividade física.

Na verdade, caminhar por 30 minutos já é o bastante para regular o nível de açúcar, de insulina e os batimentos cardíacos.

5. Durma o tempo necessário

Noites maldormidas também dificultam o metabolismo e induzem o corpo a resistir à insulina.

Portanto, as 8h de sono ininterruptas são indispensáveis.

6. Controle o estresse

A tensão aumenta os níveis de cortisol e citocinas inflamadas, o que gera uma disfunção no metabolismo, um aumento de peso e uma resistência à insulina.

Muitas vezes, o estresse é inevitável, mas podemos diminuir com a prática de ioga, exercício, meditação e oração.

7. Acompanhe seu tratamento

Estudos já comprovaram que, quando temos uma meta, devemos sempre acompanhar o processo.

Portanto, anote o que come, os exercícios que faz, as medidas que perde e ganha a cada semana.

Isso estimula o progresso.

Este é um blog de notícias sobre tratamentos caseiros. Ele não substitui um especialista. Consulte sempre seu médico.

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