domingo, 23 janeiro 2022
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6 sinais de esgotamento emocional que não devem ser ignorados

Conheça agora seis dos principais sinais que apontam quadro de esgotamento emocional, entenda o que é essa condição e saiba como combatê-la.

O chamado esgotamento emocional é uma condição grave que se caracteriza por um estado de estresse prolongado e excessivo experimentado por determinado indivíduo.

Para simplificar, é como se a pessoa acometida não conseguisse relaxar em momento algum.

Alguns especialistas associam o esgotamento emocional quase que inteiramente a problemas vividos na vida profissional da pessoa doente, chamando a condição de síndrome de Burnout.

O fato é que o esgotamento emocional é, sem dúvida, o resultado de uma série de fatores, indo bastante além de apenas problemas na vida profissional.

E, se não for identificado e tratado, o esgotamento emocional pode evoluir para quadros de ansiedade crônica e até depressão.

Neste artigo nós apresentaremos seis sinais que o esgotamento emocional dá quando está se instalando no corpo e na mente de uma pessoa.

6 sintomas de esgotamento emocional

Memória fraca ou falta de memória

Pessoas que antes eram muito ativas e com uma “memória de elefante” tendem a perder essas características quando estão emocionalmente desgastadas.

Os fatores causadores do esgotamento emocional, como o estresse, principalmente, liberam substâncias nocivas que danificam estruturas neurológicas relacionadas com a memória.

Quanto mais sobrecarregada emocionalmente uma pessoa estiver, mais “esquecida” ela será e mais precisará dos lembretes do celular.

Falta de vontade de sair

A apatia é uma característica clássica das pessoas que estão se afundando em um quadro emocional ruim.

Pessoas nessa condição que antes gostavam de sair e se divertir com os amigos podem agora preferir ficar em casa assistindo a séries e filmes, por exemplo.

As sensações criadas pelo cérebro da pessoa com esgotamento emocional indicam que ficar longe de outras pessoas é mais satisfatório do que ter que interagir.

Se você ou alguém que você conhece se encontra nessa situação, é importante pedir ajuda.

Dores de cabeça constantes

A mente de alguém esgotado emocionalmente simplesmente não para.

O volume intenso de informações e o bombardeio de substâncias nocivas que o cérebro recebe podem provocar fortes e constantes dores de cabeça.

Além disso, o esgotamento emocional também provoca tensão muscular, por estar associado à ansiedade.

Quando há uma tensão exagerada e contínua da musculatura da parte superior das costas, pescoço e cabeça, dores de cabeça podem acontecer.

Dificuldade para assimilar conteúdos e/ou estudar

A área cognitiva do cérebro é uma das primeiras afetadas por quadros emocionais instáveis.

Essa condição faz com que altas quantidades de cortisol, o hormônio do estresse, sejam liberadas no cérebro.

E é justamente na área do cérebro que cuida da cognição que a maior quantidade desse hormônio perigoso fica.

Entre as funções cognitivas, estão a percepção e a atenção, que são fundamentais para o estudo e a assimilação de conteúdos.

Pessoas emocionalmente esgotadas, que outrora estudavam e davam atenção a tudo e a todos, agora não conseguem sequer assistir a uma aula.

Crises de choro sem motivo aparente

A face mais cruel do esgotamento emocional é que ele tende a prender a vítima nas piores emoções.

Esses indivíduos não ficam estáveis para o “lado bom” e já não conseguem produzir emoções boas.

Pelo contrário, sempre são vistos tristes e, em casos mais graves, chorando sem motivo aparente.

Crises emocionais que levam a choro e demonstrativos de profunda dor e angústia são realmente alarmantes, porque podem estar indicando que a pessoa está evoluindo de um esgotamento emocional para um quadro de depressão.

O sono não é suficiente

Não é incomum ouvir alguém dizer que “acordou cansado”, não é mesmo?

Acontece que a alta quantidade de substâncias, como o já citado cortisol, presentes no organismo do esgotado emocionalmente não deixa o seu cérebro “desligar”.

A pessoa até consegue ficar inconsciente, mas não consegue relaxar completamente porque o seu “motor” central permaneceu “funcionando” de alguma forma durante as horas de “sono”.

O que fazer?

Se você reconheceu esses sinais em si mesmo(a) ou em alguém que você conhece, entenda que o mais indicado é procurar ajuda profissional para iniciar tratamentos terapêuticos.

Mas existem algumas atitudes que podem ser tomadas para evitar a exaustão emocional.

São elas:

  • Tentar dormir mais
  • Procurar praticar atividades que você goste e se preocupar mais com você mesmo(a)
  • Praticar exercícios físicos
  • Desabafar sobre seus problemas com pessoas em quem confia
  • Ter mais compaixão por si próprio(a)

A adoção de alguns hábitos saudáveis, associada a um acompanhamento profissional qualificado, tende a melhorar a qualidade de vida e livrar esgotados emocionais de doenças psicológicas mais graves.

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