quinta-feira, 2 dezembro 2021
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6 melhores alimentos fotoprotetores para proteger a pele da radiação solar

Estes alimentos são ricos em antioxidantes e agem de dentro para fora, protegendo contra os raios UV e manchas na pele.

Quando chega o verão, as atividades realizadas ao ar livre e sob a luz solar aumentam.

Por isso, reforçar a proteção contra os raios UV é fundamental para evitar queimaduras, câncer da pele, envelhecimento precoce e outros problemas. 

Portanto, se você quer aproveitar o sol, veja como alguns alimentos fotoprotetores podem ajudar a proteger a pele contra os danos da radiação solar.

Tipos de radiação solar

Existem três tipos de raios solares que agem em nossa pele: UVB, UVA e os raios solares infravermelhos.

A radiação UVB atinge somente a epiderme, camada superficial da pele, podendo provocar câncer de pele e vermelhidão.

Os raios UVB costumam ficar mais fortes no verão, principalmente entre as 10h e 15h.

Já os raios solares UVA atingem a derme, que são as camadas mais intermediárias da pele.

Eles são os responsáveis pelo bronzeamento, indolores, ou seja, não causam dor, porém, podem provocar danos irreversíveis na pele.

Também causam manchas, alergias solares e produzem radicais livres que alteram as células, causando o envelhecimento precoce.

Enquanto os raios infravermelhos atingem a hipoderme, camada mais profunda da pele.

Eles são os responsáveis por causar  a sensação de calor, mas também provoca o envelhecimento precoce.

Alimentos fotoprotetores

O protetor solar oral age de dentro para fora e pode ser feito através do consumo de alimentos fotoprotetores ricos em antioxidantes.

Além de proteger a pele contra os danos causados pelos raios UV,  previne e auxilia no tratamento de manchas.

É claro que eles não substituem o protetor solar, são apenas um complemento.

Tomate

O tomate é rico em licopeno, betacaroteno e carotenóides que, segundo uma pesquisa inglesa, ajudam a proteger a pele contra os danos causados ​​pelo sol. 

Outra pesquisa foi realizada pelo Instituto de Pesquisa em Medicina da Alemanha para comprovar esses benefícios.

Conforme o estudo, a combinação de bioativos do tomate, incluindo o licopeno, aumentou em 30% a proteção da pele contra os danos causados pela radiação solar.

Além disso, os componentes do tomate também ajudam a retardar o envelhecimento precoce, mantendo a pele com aparência mais jovem.

Porém, o licopeno só é liberado em cocção, ou seja, em alta temperatura, por isso, é necessário cortar os tomates e cozinhar até obter um molho.

Cenoura

A cenoura é rica em betacaroteno e, por isso, tem ação antioxidante, protegendo a pele contra os raios UV e radicais livres que danificam as células.

Com isso, previne o envelhecimento precoce, pois deixa a pele com uma aparência mais jovem e sem manchas.

Além disso, a cenoura é rica em antioxidantes e carotenóides que auxiliam na proteção da pele contra queimaduras solares.

Por fim, é rica em vitamina A, que ajuda a manter a pele saudável, lisa e firme.

Você pode comer cenoura ralada, se possível orgânica, ou em forma de suco, sem açúcar ou qualquer outro adoçante.

Romã 

A romã é fonte de vitamina A, que atua na regeneração celular e também na produção de fibras de colágeno na pele.

Desse modo, protege contra a flacidez, linhas de expressão e auxilia no combate ao fotoenvelhecimento causado pelos raios UV.

Você comer uma romã por dia e também consumir o chá da casca e das sementes da fruta.

Chá-verde

O chá-verde é rico em antioxidantes que podem ajudar a impedir os efeitos dos raios UV sobre a pele.

Além disso, contém um flavanol auxilia na prevenção e controle da inflamação e no desenvolvimento de tumores cutâneos.

Você pode tomar uma xícara de chá-verde diariamente, pela manhã ou uma hora após o almoço.

Importante: se for consumir após o almoço, é fundamental aguardar uma hora, pois o chá-verde contém cafeína e pode “corar” alguns minerais do organismo.

Chocolate

O chocolate possui compostos bioativos como, por exemplo, flavonoides, que ajudam a proteger a pele contra os danos causados pelos raios UV.

Além disso, é rico em antioxidantes que combatem o envelhecimento celular, ajudando também a deixar a pele macia e hidratada.

Porém, para obter esses benefícios é necessário que seja 70% cacau ou mais.

Esses alimentos auxiliam na proteção da pele, ajudando-a a não ficar muito vermelha quando exposta ao sol.

Além do mais, previne manchas, ajuda a clarear e também combate os radicais livres, deixando a pele com aparência mais jovem.

Oleaginosas

As oleaginosas são ricas em vitamina E, dificultando a entrada dos raios UV na pele e, com isso, faz com que as células da pele não absorva a radiação.

Dentre as oleaginosas que podem ser incluídas em sua alimentação estão:

  • Castanhas;
  • Nozes;
  • Amêndoas;
  • Pistache;
  • Macadâmia.

Importante

Para obter os benefícios é necessário consumir esses alimentos regularmente, não só nos dias que for se expor ao sol.

Por isso, mantenha uma alimentação variada, incluindo diariamente esses alimentos em sua dieta, ficando, assim, protegida (o) para aproveitar os dias de sol.

Cuidados extras

  • Evite a exposição ao sol entre 10h e 16h, pois nesses horários os raios são mais fortes.
  • Use roupas apropriadas, como calça e camisa de manga longa para cobrir áreas expostas;
  • Use óculos de sol de qualidade e chapéus com abas largas para proteger os olhos e a pele do rosto.
  • Mantenha o corpo hidratado, consumindo bastante água.
  • Sempre use protetor solar com fator de proteção 30 ou superior.

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