Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on pinterest
Share on linkedin
Share on telegram

6 maneiras de tirar água do ouvido com segurança e que realmente funcionam

Água no ouvido

Água no ouvido é mais comum depois de nadar, mas também pode acontecer em outros momentos. 

Você já teve a sensação de estar com os ouvidos cheios de água?

Isso é muito comum depois de entrar na piscina, nadar no mar e até mesmo depois de um bom banho no chuveiro.

Na maioria das vezes, a água é naturalmente drenada do ouvido.

Mas, quando isso não acontece, um tipo de infecção chamada otite externa, popularmente conhecida como “ouvido de nadador“, pode se desenvolver por causa da presença de fungos e bactérias.

Dor intensa, perda da audição, secreção e prurido são os principais sintomas. 

Para evitar esse tipo de infecção, veja seis maneiras de remover a água no ouvido naturalmente. 

  • Puxe ou balance o lóbulo da orelha enquanto inclina a cabeça para baixo em direção ao ombro. Você também pode balançar a cabeça de um lado para o outro.
  • Crie um vácuo inclinando a cabeça para o lado e mantendo a palma da mão firmemente sobre a orelha. Ao achatar rapidamente e colocar a mão contra a orelha, será criado um vácuo que pode puxar a água para fora.
  • Aplique uma compressa quente no ouvido e deixe por cerca de 30 segundos. Remova por um minuto e depois repita quatro ou cinco vezes. Deitar-se no lado afetado do corpo também pode ajudar a drenar a água.
  • Direcione um secador de cabelo para o ouvido para evaporar a água presa. Coloque o secador na intensidade mais baixa e mantenha-o a um metro de distância da orelha. Ao puxar o lóbulo da orelha para baixo enquanto move o secador em um movimento para frente e para trás, o calor do secador pode evaporar a água retida. Mas faça exatamente como está descrito aqui, respeitando a distância de um metro.
  • Misture álcool e vinagre e goteje nos ouvidos. O álcool ajuda a evaporar a água, enquanto o vinagre pode ajudar a impedir o crescimento de bactérias. Usando um conta-gotas esterilizado, coloque três ou quatro gotas da solução no ouvido. Após 30 segundos, incline a cabeça para os lados para permitir que a solução seja drenada.
  • Dilua peróxido de hidrogênio (água oxigenada 10 volumes) com água e use três a quatro gotas da solução. Após dois ou três minutos, incline o lado afetado da cabeça, o que permitirá que o fluido seja drenado.

Cuidado: se você tiver com alguma infecção no ouvido ou um tímpano perfurado, não use nenhum dos métodos que envolvem gotas.

Uma boa dica para evitar que a água fique presa nos ouvidos é usar uma touca ou tampões para os ouvidos ao tomar banho ou nadar, ou usar uma toalha seca para limpar as orelhas depois de sair da água.

Segundo os especialistas, o ideal para quem pratica esportes aquáticos é usar  protetores auriculares.

Sacudir a cabeça de um lado para o outro depois de sair da água também ajuda a drenar o líquido dos ouvidos.

Se você adquirir uma infecção no ouvido e ela durar vários dias, procure um médico. 

Principalmente se sentir dor ou se o ouvido inflamar.

Share on whatsapp
Share on twitter
Share on pinterest
Share on linkedin
Share on telegram
Share on email

DEIXE SEU COMENTÁRIO

VEJA TAMBÉM