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6 exercícios para relaxar os pés depois de usar saltos altos

Os saltos altos são símbolo de elegância, mas também causam grande desgaste nos músculos e articulações das pernas.

Se você é mulher, sabe o quanto pode ser cansativo e até dolorido ficar em cima de sapatos de salto alto durante todo o dia.

Para ajudar você a se sentir menos dolorida depois de horas de trabalho (e de salto), listamos seis exercícios para relaxar e descansar seus pés.  

Pegue papel e caneta e anote para não esquecer. 

Estique os pés

Sente-se em uma cadeira, coloque a perna direita cruzada sobre a coxa esquerda.

Entrelace os dedos da mão esquerda com os dedos do pé direito.

Aperte os dedos e segure-os por dez segundos, depois estique-os por mais dez segundos. 

Repita isso três vezes com cada pé, porém com os dedos do pé esquerdo você vai entrelaçar os dedos da mão direita.

Mantenha o equilíbrio

Colocar uma meia ou pano no chão e usar os dedos para pegá-lo e levantá-lo do chão pode ajudar a manter seu equilíbrio e fortalecer os músculos dos pés.  Mantenha essa posição por 10 segundos.

Repita isso cinco vezes com cada pé.

Massageie o arco do pé

Depois de um dia intenso com salto alto, o arco do pé é a parte que mais fica dolorida. 

Para relaxar a região, pise em uma bola de tênis e mova-a com o pé massageando o arco.

Faça isso por cerca de três minutos e repita com o outro pé.

Fique na ponta dos pés

Levante os calcanhares e as pontas dos pés. Além de aliviar as dores, esse exercício também pode fortalecer os músculos da panturrilha e torná-los mais definidos. 

Mantenha a posição por dez segundos.

Repita isso dez vezes.

Alongue os pés

Levante-se e coloque as mãos contra a parede.

Incline-se para a frente até sentir o arco do pé esticado. 

Repita isso com o outro pé.

Estique a parte de trás do seu calcanhar

Amarre uma faixa de exercícios ao redor da perna de um móvel pesado, como uma mesa ou escrivaninha.

Sentado diretamente em frente aos móveis, segure a faixa de exercícios na parte de trás do calcanhar, logo abaixo dos dedos dos pés.

Recue com a frente do pé, flexionando o tornozelo.

Mantenha essa posição por alguns segundos e depois relaxe o pé.

Repita 10 a 15 vezes, alternando os pés.

Além desses exercícios, existe um truque para você usar salto alto sem sentir dor.

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