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6 dicas para você fortalecer seu sistema imunológico rapidamente

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Se o sistema imunológico entrar em colapso, todos os órgãos do corpo estarão em risco. Siga estas 6 dicas e fortaleça sua imunidade.

O sistema imunológico é composto por milhões de células de diferentes tipos e que exercem variadas funções.

Essas células garantem a defesa do organismo e mantêm o corpo funcionando livre de doenças.

Assim, se o sistema imunológico entrar em colapso, todos os órgãos do corpo estarão, automaticamente, em risco.

Mas a questão é: como manter esse sistema imunológico (ou mecanismo de defesa do corpo) forte, saudável e funcionando?

Pois saiba que existem seis maneiras rápidas e muito simples para regenerar seu sistema imunológico e mantê-lo forte e saudável.   

Tenha uma boa noite de sono

Uma boa noite de sono é fundamental para termos energia, saúde e qualidade de vida. 

Principalmente se estivermos gripados, com febre ou resfriados.

É que, quando dormimos, o nosso corpo libera proteínas chamadas citocinas, que têm sua quantidade aumentada ainda mais em condições de estresse, como em gripes e resfriados. 

Quando dormimos mal, diminuímos a quantidade de citocinas em nosso corpo e retardamos o processo de recuperação do organismo e, portanto, do sistema imunológico. 

O indicado em caso de doenças é dormir bem (oito horas por dia) e evitar o estresse.

Desintoxique seu organismo 

Após um surto de doença, é comum sentirmos tontura e cansaço. 

Nesses casos, a melhor maneira de recuperar as energias é desintoxicar o corpo. 

A desintoxicação é o processo de limpar todo o organismo  de toxinas que podem ter se acumulado em nosso corpo. 

Para isso, evite alimentos gordurosos e processados, coma bastante frutas frescas e beba água de coco e sucos naturais.

Mastigue frutas suculentas para estimular a produção de saliva na boca e ajudar na digestão rápida. 

Mude sua dieta por três dias

Comece sua primeira refeição do dia com um café da manhã cheio de frutas e verduras, que são ricos em vitamina C.

Você pode comer, por exemplo, uma tigela de manga, mamão, goiaba, kiwi e carambola.

Sucos de folhas verdes também são uma excelente opção. 

Depois do café da manhã, beba sucos naturais a cada 90 minutos, até a hora do almoço.

Para o almoço, inclua probióticos como iogurte, espinafre cozido e sopa de brócolis. 

Para fazer a sopa, coloque uma pitada de pimenta em pó, misture o pimentão vermelho picado, alho, uma pitada de açafrão e gengibre esmagado, sal a gosto e esprema o suco de limão.

No jantar, a receita é uma tigela de arroz integral recém-cozido cheio de fibras. 

Antes de dormir, beba um copo de leite morno.

Faça exercício físico

Não só a dieta e o sono adequados são importantes para manter o sistema imunológico forte e saudável. 

A prática de exercícios físicos é fundamental para reduzir o estresse e perder peso.

Fazer uma caminhada por cerca de meia a uma hora, duas vezes por dia, ajudará a reduzir a pressão arterial, melhorar a circulação sanguínea e regular os níveis de açúcar, que podem ser irregulares devido a doenças e estresse. 

Reduza os níveis de estresse

Uma mente estressante enfraquece o sistema imunológico e a depressão, lesões físicas, doenças prolongadas são algumas das razões que aumentam os hormônios do estresse em nosso corpo. 

Já uma mente tranquila é uma resposta poderosa a um corpo estressado. 

É por isso que muitos defendem a meditação como aliada para descansar a mente e diminuir o estresse

A meditação também diminui a pressão arterial, os níveis de açúcar e ajuda a dormir bem. 

Outras dicas importantes para diminuir o estresse é fazer uma massagem corporal, ouvir uma boa música, jogar xadrez, resolver palavras cruzadas ou dedicar-se à arte da pintura.

Sorria mais

A endorfina funciona como um poderoso analgésico e, ao ser liberada, estimula a sensação de bem-estar, conforto, melhor estado de humor e alegria.

Sabemos que o estresse enfraquece o sistema imunológico e, ao mesmo tempo,  o humor e o riso fortalecem nosso organismo e ajudam a combater doenças.

Os hormônios secretados em função do estresse bloqueiam a célula imunológica. 

Já o riso ajuda a aumentar a produção de anticorpos e auxilia no fortalecimento do sistema imunológico.

Por isso, ria mais.

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