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6 dicas naturais para aliviar o edema, o inchaço e livrar-se da retenção de líquido

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Você sabe o que é retenção de líquido? 
 
Ela acontece quando o inchaço é causado por uma acumulação desordenada  de fluido no corpo.
 
Esse fluido se acumula sob a pele, tecidos e cavidades, provocando inchaço das mãos, tornozelos, pés e pernas.
 
O problema é bem comum em mulheres grávidas e pessoas sedentárias.
 
No entanto, também pode ser causado por condições graves de saúde, como:
 
– Insuficiência cardíaca
 
– Insuficiência renal
 
– Doença pulmonar
 
– Insuficiência hepática
 
– Reaçoes alérgicas
 
Um conselho: se tiver retenção de líquido grave ou súbita, procure um médico.
 
Para casos mais leves, você pode combater a retenção de líquido das seguintes maneiras:
 
1. Coma menos sal: não estamos dizendo a você que elimine o sal, pois o corpo precisa do sódio, mas que diminua a quantidade.
 
O sal induz o organismo a reter líquidos (alimentos processados, cheios de sódio, também provocam esse mesmo efeito, cuidado!).
 
2. Aumenta o consumo de magnésio: o magnésio é fundamental para o funcionamento do corpo.
 
Aumentar seu consumo ajuda a diminuir a retenção de água.
 
Alimentos como: nozes, grãos integrais, vegetais verdes e chocolate (puro), são ótimas fontes de magnésio.
 
Ah, também é bom aumentar o consumo de vitamina B6, pois ela é boa para a formação de células vermelhas no sangue, assim como para diversas funções do corpo.
 
Batata, banana, noz e carne são os alimentos mais ricos em vitamina B6.
 
edema - retenção de líquido - pé inchado
 
4. Consuma mais potássio: ele é ótimo para a saúde do coração e para o bom funcionamento do corpo.
 
Além disso, reduz a retenção de líquido e aumenta a produção de urina.
 
Você pode encontrar potássio em banana, abacate e tomate.
 
5 Dente-de-leão: o chá de dente-de-leão é um poderoso diurético natural. 
 
O consumo de 2 a 3 xícaras diárias deste chá vai reduzir a retenção de líquidos e fazer você urinar mais.
 
Você encontra dente-de-leão, a erva desidratada para chá, em boas lojas de produtos naturais.
 
6. Evite carboidratos refinados: eles agem, em nosso corpo, de maneira que elevam rapidamente os níveis de açúcar no sangue, fazendo com que o corpo retenha mais sódio – aumentando os fluidos no corpo.
 
Evite, portanto, açúcar e grãos processados, como farinha de trigo.
 
Veja outras dicas:
 
– Caminhe mais e fuja do sedentarismo
 
– Beba mais água
 
– Consuma alimentos diuréticos, como alho, salsa, chá de cavalinha, hibisco, urtiga ou suco de cranberry.