sexta-feira, 20 maio 2022
- PUBLICIDADE -
- PUBLICIDADE -

6 chás naturais para manter o foco, a concentração e fortalecer a memória

Essas infusões ajudam a revitalizar a mente e o corpo para a ter mais energia e tornar o cotidiano mais produtivo.

Muitas coisas mudaram nos últimos anos, como, por exemplo, o avanço tecnológico e até mesmo a pandemia de coronavírus.

E isso impôs diversas mudanças e adaptações aos estilos de vida de várias pessoas. 

Citamos o ensino a distância e o home office, onde não é preciso se deslocar até a instituição ou ao local de trabalho, pois é possível fazer tudo de casa.

No entanto, ser produtivo nessas tarefas, para muitos, não é uma tarefa fácil.

Afinal, para conseguir conciliar as atividades acadêmicas ou profissionais com os afazeres domésticos demandam ânimo e concentração.

Mas um hábito que pode te ajudar a ter maior disposição e foco para lidar com as responsabilidades do dia a dia é o consumo de chás naturais.

As infusões ajudam a revitalizar o corpo e a ter mais energia para encarar a rotina diária e tornar o cotidiano mais produtivo.

Por isso, nesta oportunidade, iremos conhecer juntos, algumas opções de chás para melhorar notavelmente o foco e a concentração.

Alecrim

Segundo um estudo da Universidade da Nortúmbria, a infusão de alecrim é capaz de estimular a memória e melhorar a capacidade funcional do cérebro.

Isso se deve ao eucaliptol, um composto presente na planta que auxilia na memória, aumentando em até 15% a capacidade de relembrar o passado.

Além disso, contém ação neuroprotetora, anti-inflamatória e antioxidante, reduzindo qualquer inflamação no sistema nervoso.

Dessa forma, previne o envelhecimento precoce das funções cerebrais, ajuda a aumentar a concentração e a capacidade de aprendizado.

Coloque uma colher (chá) de folhas frescas ou secas de alecrim em uma xícara de água fervente, tampe e deixe em infusão por dez minutos.

Coe, adoce com mel e tome em seguida – consuma em média três xícaras ao dia, não mais que isso.

  • Atenção: diabéticos, hipertensos, pessoas com doenças inflamatórias de pele, hipertrofia da próstata, gestantes e lactantes devem evitar o consumo.

Ginkgo biloba

Um estudo do Hospital Universitário Gaffrée e Guinle, no Rio de Janeiro, concluiu que o ginkgo biloba é seguro e eficaz na prevenção e tratamento de distúrbios de memória.

A planta possui ação anti-inflamatória, antioxidante e também estimula o fluxo sanguíneo cerebral e arterial.

Por isso, ajuda a melhorar a concentração, a capacidade de armazenar informações e combate o cansaço mental.

Além do mais, essa infusão deixa a atividade mental mais revigorada, ágil e com menos lapsos de memória.

Para preparar o chá, coloque duas colheres (sopa) de ginkgo biloba e um litro de água fervente, tampe e deixe em infusão por dez minutos.

Coe e tome durante o dia – duas a três xícaras -, por um período de 12 semanas.

Ginseng

O ginseng possui escopolamina, uma substância que ajuda a diminuir algumas reações químicas que causam danos à memória.

Ele age como um tônico e revigorante, melhora a aprendizagem, combate o estresse físico e mental.

Além disso, ajuda a aumentar os vasos sanguíneos, melhorando a circulação sanguínea e, consequentemente, a passagem de oxigênio ao cérebro. 

De acordo com um estudo da Universidade da Califórnia, os ginsenosídeos (composto bioativo do ginseng) aumentam a captação de colina no sistema nervoso central.

Esse nutriente está relacionado com a função cerebral, produzindo e liberando neurotransmissores que melhoram a memória e a capacidade de aprendizado.

Para preparar seu chá, coloque uma colher (sopa) das cascas de ginseng em 300ml de água e leve ao fogo até levantar fervura.

Em seguida desligue, tampe e deixe abafando por dez minutos – tome de duas a três xícaras por dia, por um período de até sete semanas, depois faça uma pausa.

Chá verde

O chá verde possui propriedades que estimulam a produção de células do cérebro, melhorando o aprendizado e a memória.

Conforme uma pesquisa realizada pela  Universidade Wuyi, na China, o chá verde tem efeito protetor para a estrutura cerebral.

Além do mais, a cafeína ajuda a adenosina, um neurotransmissor inibitório que melhora a concentração, a função cerebral e o humor.

Já as catequinas, flavonóides, polifenóis e antioxidantes presentes no chá verde  combatem os radicais livres no cérebro, prevenindo doenças neurodegenerativas.

Para fazer a infusão, adicione uma colher (chá) de chá verde em uma xícara de água fervente, tampe e deixe em repouso por dez minutos.

Depois coe e tome morno entre as refeições, de duas a quatro xícaras por dia.

Sálvia

Um estudo da Universidade de Ciências Médicas de Mashhad, no Irã, mostrou que a sálvia é rica em propriedades antidemenciais, que ajudam a reduzir a demência.

Além disso, possui antioxidantes que agem contra o estresse oxidativo, melhorando, assim, a função cognitiva e a memória.

A sálvia também possui ácido rosmarínico, que ajuda a prevenir a formação de placas amilóides no cérebro.

Essas placas são depósitos de fragmentos de proteínas tóxicas para os neurônios, o que acaba desenvolvendo o mal de Alzheimer.

Para o chá, coloque seis folhas de sálvia em uma xícara de água fervente, tampe e deixe em infusão por cinco minutos.

Coe e está pronto para o consumo – tome três xícaras ao dia.

Hibisco

O hibisco contém vitaminas B1 e B2 que ajudam o corpo a captar energia nas células, melhorando o metabolismo do oxigênio e da glicose.

Além disso, a B1 age diretamente nos neurônios, que são as células que formam o cérebro, melhorando, assim, a memória e a concentração.

Ferva 200 ml de água, adicione uma colher (chá) rasa de flores de hibisco, tampe e deixe em infusão por cinco minutos.

Consuma logo em seguida, apenas um copo por dia.

Importante

O bom desempenho físico e cognitivo também estão ligados a uma vida saudável.

Por isso, é importante manter uma alimentação balanceada, tomar bastante água e praticar atividades físicas com frequência.

Veja também:

- PUBLICIDADE -

Veja Também

Redes Sociais

3,436,539FãsCurtir
159,642SeguidoresSeguir
580,406SeguidoresSeguir
522SeguidoresSeguir
3,907SeguidoresSeguir
564,000InscritosInscrever
- PUBLICIDADE -

ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES

- PUBLICIDADE -
- PUBLICIDADE -