sexta-feira, 22 outubro 2021
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6 alimentos ricos em vitamina D, a chave para a super imunidade

Inclua estes alimentos ricos em vitamina D na sua dieta para evitar a carência desse importante nutriente.

Seu corpo está com o nível recomendado de vitamina D? 

É fundamental estar atento ao nível de vitamina D para que o corpo funcione de forma saudável. 

Essa vitamina fortalece o sistema imunológico, prevenindo de doenças cardiovasculares e o surgimento de células cancerosas. 

Além disso, a vitamina D é capaz de fortalecer os músculos, ossos e rins. 

Caso o corpo esteja com o nível de vitamina abaixo do indicado, é comum o surgimento de algumas doenças. 

Entre as doenças causadas também pela falta de vitamina D, podemos destacar: 

  • Artrite 
  • Asma 
  • Depressão 
  • Diabetes  
  • Esclerose múltipla 
  • Fibrose cística 
  • Hipertensão arterial 
  • Insuficiência renal crônica 
  • Lúpus 
  • Síndrome do intestino irritável 

Por isso, é essencial que você tenha o nível recomendado dessa poderosa vitamina no corpo. 

O corpo consegue produzir a vitamina D de forma natural através do contato com os raios solares. 

Mas também é possível obtê-la por meio da alimentação. 

Saiba, logo abaixo, alguns alimentos que são ricos em vitamina D.   

Óleo de fígado de bacalhau 

Uma colher (sopa) de óleo de fígado de bacalhau é equivalente a 45 gramas de vitamina D. 

Seus ácidos são capazes de fortalecer o sistema cardiovascular e estimular a memória. 

Este óleo é uma ótima opção para ser inserido nas dietas por possuir um alto valor nutricional, podendo ser ingerido também através de capsulas. 

O óleo de fígado de bacalhau é utilizado nas receitas de forma moderada por causa do seu sabor marcante. 

Salmão e truta 

O salmão e a truta são peixes ricos em nutrientes, incluindo a poderosa vitamina D. 

A truta pode proporcionar 11 gramas de vitamina D a cada 100 gramas ingeridos. 

Já o salmão oferece o dobro dessa vitamina, sendo possível obter 23 gramas de vitamina D consumindo apenas 100 gramas do peixe. 

Sardinha

Outro peixe que é uma rica fonte de vitamina D.

A sardinha também fornece cálcio, o que potencializa os benefícios da vitamina D.

Fígado bovino

O fígado bovino também é uma excelente fonte de vitamina D.

Em média, 100 gramas de fígado contém 2,5 gramas de vitamina D. 

Gema de ovo 

O ovo é um dos alimentos mais ricos em nutrientes do mundo. 

É comum ele estar presente na maioria das culinárias mundiais por causa do seu valor nutricional e pela facilidade em adquiri-lo. 

Entre as incríveis propriedades encontradas na gema, está a vitamina D. 

A cada 100 gramas de gema, é possível ingerir 3,2 gramas de vitamina D. 

As dietas são construídas de acordo com a necessidade de cada corpo, mas a média recomendada são cinco ovos por semana. 

Laticínios 

Os laticínios são alimentos derivados do leite e estão muito presente nas diferentes dietas. 

Esses alimentos são uma excelente opção para recuperar os níveis de vitamina D no corpo. 

Através de um copo com 250 ml de leite, é possível obter três gramas de vitamina D. 

O derivado do leite mais saudável é o iogurte natural.

Entre seus benefícios, está o fortalecimento dos ossos e dentes. 

Não se esqueça do sol

A alimentação e a suplementação são importantes, mas no caso da vitamina D nada supera a exposição regular ao sol.

Assim, procure tomar “banho de sol”com a maior frequência possível.

De 20 a 40 minutos, já é suficiente para obter uma boa quantidade de vitamina D. 

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