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6 alimentos que ajudam a cuidar da saúde bucal

Você sofre ou já sofreu com problemas de saúde bucal? Conheça alimentos que são remédios naturais que previnem e tratam esses problemas.

Ter um belo sorriso não é apenas estéticamente agradável, mas é também um sinal de boa saúde.

Afinal, a aparência dos dentes e da gengiva aponta diretamente para os principais aspectos da saúde bucal.

Por tudo isso, é correto afirmar que uma boca doente em algum aspecto pode ser um perigo para o restante do corpo.

Inclusive, alguns estudos apontam que doenças bucais podem ter relação até mesmo com doenças cardiovasculares.

Não restam dúvidas que cuidar do sorriso é imprescindível, não é mesmo?

Para reforçar esse alerta, colocamos neste artigo uma lista contendo 6 alimentos que podem ajudar na manutenção da saúde bucal.

Eles fornecem proteção aos dentes, à gengiva e aos demais tecidos da boca.

Saiba mais!

Os 6 alimentos que promovem a saúde da boca

Conheça abaixo esses 6 tipos de alimentos benéficos para a saúde oral e saiba porque eles estão na lista!

Laranja

A laranja é uma das maiores fontes naturais de vitamina C que existem.



Essa vitamina, por sua vez, é essencial para a manutenção da saúde da gengiva.

Portanto, ao incluir a laranja na dieta você estará preservando a sua gengiva contra doenças como a periodontite e a gengivite, por exemplo.

Leites e derivados

Os leites e os seus derivados, como o queijo, por exemplo, são ricos em cálcio.

Esse mineral é um dos elementos formadores de ossos e dentes, tendo a capacidade de fortalecer a estrutura dentária.

Além disso, ao ser absorvido pelo organismo o cálcio entra na corrente sanguínea e equilibra o seu pH, o que também contribui para a saúde bucal.

Maçã

A maçã é popularmente conhecida por limpar naturalmente os dentes.

Esse efeito é causado pelas fibras alimentares presentes na fruta, que de fato agem na remoção de impurezas dos dentes enquanto a maçã é mastigada.

Ovos

Os ovos são ricos, entre outras substâncias, em fósforo e vitamina D.

O fósforo é um dos minerais que compõem os ossos e dentes, ao lado do cálcio e de outros minerais.

Já a vitamina D, por sua vez, facilita a produção de cálcio pelo organismo, contribuindo para o fortalecimento dos dentes.

Peixes de água e outros frutos do mar

Os peixes de água salgada, como sardinha e salmão, e outros frutos do mar como polvo, lula e ostras, possuem altas quantidades de flúor em sua composição.

O flúor é conhecido por contribuir ativamente para a saúde de dentes e gengiva.

Inclusive, esse elemento químico está presente na maioria dos cremes dentais e antissépticos bucais.

Vegetais crus

Consumir vegetais crus pode ajudar na manutenção da saúde bucal através da mastigação.

Acontece que por não estarem cozidos, esses alimentos ficam mais duros, forçando uma tensão na mandíbula.

Esse movimento exercita os músculos da face, melhorando a circulação sanguínea do local.

Bons alimentos para incluir nesse hábito, são:

  • Cenoura;
  • Nabo;
  • Cebola;
  • Beterraba;
  • Entre outros.

O que fazer mais para cuidar bem da boca?

Como se sabe, o equilíbrio da saúde oral é frágil e delicado, necessitando de muito cuidado e atenção.

Por isso, além de manter uma dieta rica em alimentos que promovem a saúde dos dentes e gengivas, é necessário ter mais alguns hábitos saudáveis.

Veja alguns deles:

  • Ir ao dentista a cada seis meses, pelo menos;
  • Escovar a boca pelo menos duas vezes ao dia, sempre usando fio dental e antisséptico bucal;
  • Evitar o fumo e o álcool em excesso;
  • Evitar o consumo de alimentos ricos em açúcar cristal;
  • Entre outros cuidados.

Por fim, é importante sempre lembrar que autoexames nos dentes, lábios, gengivas, céu da boca e língua, são importantes.

Afinal, antes do dentista, você é o responsável por analisar se vai tudo bem com a sua boca.

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