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6 alimentos naturais para aliviar o estresse

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Existem alimentos que ajudam a fortalecer o sistema nervoso e, dessa forma, contribuem para combater o estresse.

Os alimentos naturais possuem inúmeros benefícios para a saúde humana.

Porém, o que poucas pessoas conhecem é a sua eficácia para aliviar o estresse. 

O momento requer que tenhamos o dobro de cuidado com a nossa saúde.  

E, por isso, a alimentação saudável precisa ser ainda mais priorizada.

No entanto, nem sempre vamos conseguir criar hábitos saudáveis, que se encaixem com as obrigações do dia a dia.

Para fugir um pouco dessa realidade, continue lendo o artigo e conheça quais alimentos podem ajudar você.

Alimentos naturais e sua eficácia para o estresse

Alho 

O alho é bastante utilizado para temperar a comida de muitos brasileiros.

No entanto, o que poucas pessoas sabem é dos benefícios desse alimento para aliviar o estresse, conforme estudo revelou.

Em sua composição, o alho possui elevadas concentrações de enxofre, que promovem o aumento de glutationa.

Esse antioxidante é considerado a primeira linha de defesa para combater o estresse. 

Além disso, o alho é um dos alimentos naturais que podem ajudar a reduzir ansiedade e depressão, segundo estudos realizados em animais. 

Batata-doce 

Um item bastante acessível e presente na casa de quase todos os brasileiros.

Trata-se de um alimento rico em carboidratos que consegue reduzir o hormônio causador do estresse, o cortisol. 

Por mais que o corpo tenha mecanismos para controlar os níveis desse hormônio, o estresse diário pode gerar uma disfunção no cortisol, provocando dores, inflamações e alguns outros efeitos negativos. 

Além dos carboidratos, os nutrientes abundantes encontrados na batata-doce são: vitamina C e potássio. Juntos, eles conseguem combater o estresse causado pelo dia a dia. 

Camomila 

Esta erva medicinal é bastante popular em território brasileiro.

É usada desde os tempos mais remotos. 

Geralmente, é feito um chá com suas folhas e ingerido quando a pessoa está sob estresse, crise de ansiedade, depressão e situações nas quais os níveis de cortisol estão elevados. 

Funciona como um calmante, auxiliando a quem sofre de insônia a ter uma boa noite de sono. 

Carne de órgãos 

Entre os alimentos naturais que podemos consumir para aliviar o estresse, podemos citar as carnes de órgãos. 

Dentro dessa categoria, podemos citar coração, fígado e rins de animais como vacas e galinhas.

São ricos em vitamina B, em especial a B12, B6, riboflavina e folato. 

A ingestão dessas carnes promove também a produção de neurotransmissores como a dopamina e serotonina, que ajudam na regulação do humor. 

Ovos 

Bastante consumido por quem busca emagrecer de forma saudável, os ovos possuem outros benefícios, entre eles, a redução do estresse. 

Devido à quantidade de nutrientes, são considerados multivitamínicos, compostos por vitaminas, minerais, aminoácidos e antioxidantes. 

Trata-se de um alimento rico em colina, nutriente de suma importância para o cérebro, promovendo ajuda nos momentos de estresse e cansaço mental. 

Salsa 

Uma das ervas mais saborosas para ser inserida na alimentação, a salsa contém antioxidantes capazes de prevenir o mau humor, ansiedade e estresse. 

Para quem sofre de estresse crônico, é um item indispensável para ser consumido, uma vez que promove a redução da inflamação. 

A salsa é um dos alimentos naturais ricos em carotenoides, flavonoides e óleos voláteis.

Todos esses possuem uma grande e poderosa atividade antioxidante, para que o indivíduo possa ter seus níveis de cortisol regulados. 

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