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5 nutrientes essenciais para manter um cérebro ativo e saudável!

Há alguns alimentos que são maravilhosos para a saúde do nosso cérebro,

Esse é o caso do chocolate.

Não estamos falando de qualquer chocolate, mas daqueles que são amargos, com sua maior parte composta por cacau.

O chocolate amargo contém epicatequina, um antioxidante que protege o cérebro contra derrame, estresse e depressão.

Existem outras substâncias protetoras da saúde cerebral.

Conheça agora mais cinco nutrientes indispensáveis ao fortalecimento do cérebro:

1. Magnésio

Este é um mineral com grandes benefícios ao nosso corpo.

Ele favorece nossos processos metabólicos, a produção de neurotransmissores e neuromoduladores  que ativam os impulsos nervosos cerebrais.

Portanto, aconselhamos o consumo diários de pelo menos 300 a 350 miligramas de magnésio.

O consumo pode ser feito através de suplementos, mas alguns alimentos naturais também fornecem magnésio, como arroz integral, amêndoas, salsa, grão-de-bico e cacau.

2. Carboidratos

Eles são uma fonte maravilhosa de energia para o cérebro.

Graças a isso, o cérebro é capaz de produzir níveis elevados de insulina, o que auxilia na produção de aminoácidos como triptofano, que é ótimo para combater o estresse.

Invista em boas fontes de carboidratos como aveia, nozes, castanha-do-pará e leguminosas.
 
3. Fósforo

Ele é um dos nutrientes mais importantes na manutenção do nosso cérebro.

Além de tudo, é ótimo para quem sofre com problemas de memória.

Alimentos que contêm fósforo são: ovos, carne bovina, chocolate amargo, iogurte natural (sem açúcar), sardinha, mariscos e queijos.

4. Vitaminas B6 e B12

Elas são muito importantes quando se trata de manter o cérebro saudável.

Procure comer banana, iogurte, truta, frutos do mar e gema de ovo.

5. Zinco

Tanto é benéfico para o cérebro como para a pele.

Além disso, ajuda na prevenção do câncer e acelera o poder de cicatrização de feridas.

As pessoas que têm nível baixo de zinco podem ter problemas com a imunidade.

Este mineral ajuda na memória, nas conexões neurais e dá estabilidade cognitiva.

Consuma germe de trigo, carne de cordeiro, amendoim, chocolate amargo, sementes de gergelim, de abóbora, ostra e caranguejo.

Afora a questão nutricional, o cérebro precisa constantemente de estímulos.

Procure socializar-se com as pessoas, busque novas atividade, leia livros e pratque jogos que mexem com o cognitivo, como o xadrez.

Este é um blog de notícias sobre tratamentos caseiros. Ele não substitui um especialista. Consulte sempre seu médico.

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