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5 dicas para você aliviar os sintomas da TPM naturalmente

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A tensão pré-menstrual (TPM) é o pesadelo da maioria das mulheres em idade reprodutiva.

A TPM acontece devido a alterações hormonais normais do ciclo menstrual e pode interferir, e muito, na qualidade de vida das mulheres.  

Os sintomas, físicos e psicológicos, podem aparecer de cinco a dez dias antes da menstruação, e variam de leves a graves.

Os mais comuns (e piores) deles são:  enjoos, irritabilidade, cansaço, inchaço abdominal, depressão, perda de autoconfiança, sensibilidade mamária e dores de cabeça.

Mas, nem tudo está perdido!

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, há alternativas naturais – e bastante eficazes – para se livrar de vez dos sintomas da TMP, sem precisar recorrer a remédios e sobrecarregar seu organismo.

Abaixo, você confere cinco delas:  

1. Suplementos vitamínicos e minerais

Vitamina B6, cálcio e magnésio são sempre bem-vindos.

Eles ajudam seu corpo a fabricar neurotransmissores (substâncias químicas do cérebro), como a serotonina (um hormônio que eleva sensação de alegria e felicidade), que você precisa para manter um humor estável.

É a diminuição dos níveis de neurotransmissores que causa os sintomas depressivos da TPM.

Se você tem naturalmente um nível mais baixo de serotonina e os níveis caem ainda mais na pré-menstruação, então é mais provável que você sofra de TPM.

2. Ervas medicinais

Trevo-vermelho e agnus-castus são excelentes opções.

Trevo-vermelho é uma das fontes mais ricas de isoflavonas, uma combinação de estrogênio e fitoestrógenos.

O estrogênio e os fitoestrógenos também aumentam os níveis de serotonina, razão pela qual acredita-se que o trevo vermelho aumenta a produção de neurotransmissores.

Já o agnus-castus pode ajudar a aumentar os níveis de encefalinas e endorfinas, neurotransmissores que aliviam a dor e produzem uma sensação de euforia.

3. Acupuntura

Algumas mulheres acham a acupuntura (tratamento baseado na antiga medicina chinesa) útil, e estudos confirmam essa ideia.

Isso ocorre provavelmente porque a acupuntura ajuda no relaxamento, e qualquer coisa que ajude a diminuir os níveis de estresse pode reduzir a percepção e a gravidade dos sintomas da TPM.

Mas, além disso, também porque afeta as vias ansiolíticas (ansiedade) e de dor do corpo.

4. Óleo de prímula

O óleo de prímula é usado como um chá universal.

Embora não haja provas firmes de que isso ajude para a TPM, a maioria das mulheres com sintomas tentou fazê-lo.

Também é bom para mastalgia cíclica (dor no peito).

5. Chá anti-TPM

Este chá proporciona um imediato alívio nos sintomas da TPM e das cólicas que ocorrem durante a menstruação.

A hortelã libera os gases e acalma a mente.

A verbena relaxa o corpo e regula a menstruação, além de aliviar dores e tensões.

A calêndula é excelente para a saúde do útero.

O chá é muito fácil de fazer e a receita vem a seguir.

INGREDIENTES

  • 1 colher (chá) hortelã
  • 1 colher (chá) flores de calêndula
  • 1 colher (chá) de verbena

MODO DE FAZER

  1. Lave as ervas numa peneira ou escorredor.
  2. Reserve-as.
  3. Ferva 600 mL de água.
  4. Depois de ferver a água, acrescente as ervas e feche a panela.
  5. Tome o chá morno.
  6. A dose é 1 xícara (200 mL) três vezes por dia.

Importante: se tiver dificuldade de encontrar na sua cidade as ervas mencionadas medicinais citadas nesta matéria,procure na internet, em lojas virtuais.

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