Compartilhar no facebook
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no linkedin

5 alimentos que você deve evitar para ter ossos fortes

Existem alimentos que enfraquecem os ossos porque atrapalham na absorção de nutrientes essenciais a eles.

Sabemos que a manutenção e o desenvolvimento de ossos saudáveis dependem, e muito, da quantidade de cálcio presente em nosso organismo. 

E a melhor maneira de consumir (ou não) cálcio é por meio da alimentação.  

Existem alimentos que dificultam a absorção do mineral pelo nosso organismo.

Para não correr o risco de errar na hora de escolher o que consumir, separamos uma lista com alimentos que você deve consumir com moderação, porque afetam a disponibilidade de cálcio.

Como a presença de cálcio é essencial para manter uma boa rotatividade e manutenção óssea, os alimentos que você deve consumir com moderação, porque afetam a disponibilidade de cálcio no organismo, são:

  • Refrigerantes: especialmente aqueles à base de cola. Eles têm uma alta proporção de ácido fosfórico que compete com o cálcio e reduz sua absorção, afetando a saúde de nossos ossos. Portanto, para preservar a saúde dos ossos, evite a ingestão de refrigerante.
  • Café: o consumo excessivo de café resulta em uma grande ingestão de xantina, substância que aumenta a excreção de cálcio na urina e, portanto, favorece a desmineralização óssea. Para preservar a saúde dos ossos, não beba mais que três xícaras de café por dia. 
  • Sal: alimentos salgados e sal de mesa usados ​​em grandes quantidades favorecem a perda de cálcio, o que afeta negativamente a manutenção óssea. Consuma sal com moderação e reduza a ingestão de alimentos salgados, como embutidos, conservas, salgadinhos e biscoitos.
  • Álcool: beber uma taça de vinho diariamente não prejudica a saúde óssea. O problema acontece quando bebemos em excesso durante vários dias na semana. É que o álcool favorece a excreção de cálcio através da urina e, portanto, afeta a saúde dos ossos.
  • Carne: seu conteúdo de proteínas ricas em aminoácidos sulfurados faz com que um alto consumo de carnes aumente o cálcio ou a excreção de cálcio na urina, o que também prejudica a saúde dos ossos. Assim, dietas muito ricas em proteína podem afetar negativamente nossos ossos.

Todos esses alimentos podem fazer parte da sua dieta.

Mas precisam ser consumidos com  moderação se você quiser manter a saúde dos seus ossos em dia.

A ingestão em excesso de cada um deles favorece a perda de cálcio ou reduz sua absorção, afetando negativamente a saúde óssea. 

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no email

DEIXE SEU COMENTÁRIO