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3 truques para consumir mais ferro e curar a anemia

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Estes três truques funcionam mesmo e vão adicionar mais ferro na sua alimentação para combater a anemia.

O ferro é um dos nutrientes mais importantes para a manutenção da saúde.

Nos alimentos, o ferro pode ser encontrado em dois tipos: ferro inorgânico e ferro heme.

O ferro inorgânico é encontrado em vegetais e legumes, por exemplo.

Já o ferro heme é encontrado primordialmente em carnes e é o tipo mais abundante, sendo até oito vezes mais comum que o ferro inorgânico.

Além disso, o ferro heme é também melhor absolvido pelo corpo humano.

A substância tem um papel vital na produção dos glóbulos vermelhos, que são células responsáveis pelo transporte de oxigênio pelo sangue.

Ou seja, o ferro está ligado, entre outras coisas, a uma melhor produção e qualidade do sangue no nosso corpo.

A anemia, doença relativamente comum, é caracterizada justamente pela falta de glóbulos vermelhos no sangue.

Essa deficiência diminui o trânsito de oxigênio no nosso corpo, provocando sintomas como fadiga, dores pelo corpo, falta de apetite, palidez e etc.

Uma pessoa acometida pela anemia inspira muitos cuidados, pois esta condição pode indicar a presença de problemas mais graves ainda, como a leucemia.

Mas neste artigo trouxemos para você três truques muito simples e que você pode começar a pôr em prática hoje mesmo para aumentar o nível de ferro na sua alimentação e assim prevenir e tratar a anemia.

Adicione mais ferro na sua dieta com estes 3 truques

Todos os truques que apresentamos aqui podem ser postos em prática com simples atos na hora de cozinhar seus alimentos ou consumir suas refeições diárias.

Cozinhar os alimentos em panelas de ferro

Este antigo conselho do saber popular faz todo sentido.

As panelas de ferro podem sim influenciar no aumento da substância nos alimentos preparados nelas.

A quantidade desse nutriente adicionada ao alimento preparado nas panelas de ferro é menor do que a observada em carnes, por exemplo, mas este hábito sem dúvida ajuda muito.

Fazer sucos de vegetais ricos em ferro com frutas cítricas

Existem muitos vegetais e legumes ricos em ferro.

O brócolis, a couve e o espinafre são um bom exemplo disso.

E uma dica importante para ter mais ferro no organismo é fazer sucos desse tipo de vegetais e legumes junto com frutas cítricas.

Um bom exemplo é o delicioso suco de laranja com beterraba.

O truque aumenta a absorção do ferro pelo organismo e potencializa seus efeitos.

Coma feijão-preto junto com outros alimentos ricos em ferro

O feijão é uma estrela da culinária brasileira e um dos alimentos preferidos por aqui.

E o feijão-preto é um conhecido aliado de quem está com anemia ou quer prevenir o aparecimento da doença.

Além de ser rico em ferro, o feijão-preto tem muitos outros benefícios.

Mas o truque valioso para quem quer combater a anemia é consumir o grão junto com outros alimentos ricos em ferro.

Refeições que unam uma boa porção de feijão preto comcarne e salada como folhas verde-escuras são também uma ótima indicação.

Adicionar um pedaço de laranja ou algumas gotas de limão no feijão preto, por exemplo, também potencializará a metabolização do ferro no organismo, quando o alimento for ingerido.

Cuidados a serem tomados

Cuidados com a alimentação são sem dúvida a maior linha de defesa contra a anemia.

Porém, alguns casos de pessoas já anêmicas são mais delicados.

Se você está saudável, procure se manter assim consumindo os alimentos certos.

Mas, se está com anemia, siga as nossas dicas com a supervisão de um médico ou nutriciona, que irá acompanhar clinicamente o seu caso.

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