4 formas simples de conservar bananas por mais tempo

4-formas-simples-de-conservar-bananas-por-mais-tempo
Imagem: Depositphotos

Existem algumas formas de conservar bananas para estender o tempo hábil para consumo da fruta. Leia mais para aprender quatro dessas técnicas.

Que a banana é uma das frutas mais consumidas do mundo, isso todos nós já sabemos.

Indo nesse sentido, aqui no nosso site temos vários artigos que destacam esse fato, indicando os principais motivos pelos quais a banana faz tanto sucesso.

Inclusive, em um desses conteúdos destacamos alguns benefícios da banana verde, enquanto noutro artigo explicamos alguns usos da casca da banana.

O fato é que essa fruta famosa pode estragar muito facilmente, o que leva muitas pessoas a buscarem alternativas de como conservar bananas para consumir depois.

Pensando em solucionar esse anseio, decidimos trazer 4 técnicas eficazes que podem ser utilizadas por você hoje mesmo.

Veja nos tópicos a seguir como impedir que as suas bananas estraguem rapidamente!

Deixe as bananas num local fresco

Um dos piores inimigos de quem quer conservar bananas é o calor.

Isso porque as altas temperaturas ambientes aceleram o processo de amadurecimento das frutas, levando ao seu apodrecimento em pouco tempo.

Portanto, se você quiser manter as suas bananas boas para o consumo por mais tempo que o usual, coloque-as em um local arejado e que não receba a incidência direta dos raios solares.

Um bom exemplo de local que atende a essas especificidades são as cozinhas modernas, por terem um conceito amplo e mais espaço para a circulação de ar.

Guarde na geladeira

Se você não tem como evitar que as suas bananas fiquem protegidas do calor, a saída é mesmo guardá-las na geladeira.

O ar frio constante do refrigerador irá impedir que a temperatura ambiente acelere demasiadamente o amadurecimento da fruta.

Contudo, antes de colocar as bananas na geladeira espere que elas estejam maduras, ou seja, com a casca bem amarela.

Se as bananas forem colocadas ainda verdes na geladeira, o frio irá interromper completamente o processo natural de amadurecimento.

Estima-se que as bananas durem cerca de seis semanas a mais do que o normal quando estão na geladeira.

Use suco de limão ou de abacaxi

Outra opção para conservar bananas que não demanda nem mesmo o uso da geladeira é utilizar suco de limão ou de abacaxi no processo.

Em resumo, você deve descascar e cortar as bananas, e depois colocá-las em um recipiente com tampa.

Por fim, basta adicionar um pouco de suco de limão ou de abacaxi sobre as bananas, fechar o recipiente e guardá-lo em um local arejado e sem a incidência de raios solares.

Essa técnica também irá aumentar o tempo de vida das bananas para além do comum.

No entanto, esse procedimento só é indicado para quem vai utilizar as bananas para fazer saladas de fruta, vitaminas e outros alimentos semelhantes.

Congele as bananas para consumir depois

Por fim, temos a dica clássica do congelamento, que serve não apenas para conservar bananas, mas praticamente todos os tipos de alimentos.

Para pôr em prática, basta tirar a casca e fatiar as bananas ou amassá-las, colocar num recipiente com tampa e depois levar a um congelador.

Quando congeladas, as bananas podem durar seis semanas ou mais e podem também ser utilizadas na preparação de doces, vitaminas, sobremesas, etc.