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4 atividades físicas recomendadas para pessoas com dores nos joelhos

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Alguns exercícios de baixo impacto podem ajudar a aliviar as dores nos joelhos e articulações.

Manter-se ativo(a), na medida do possível, e evitar o sedentarismo é fundamental para ter qualidade de vida.

E uma maneira de se conseguir isso é a prática regular de exercícios físicos.

De acordo com estudos científicos, pessoas que fazem atividades físicas  apresentam menor risco de desenvolver problemas mentais do que os indivíduos sedentários.

Além disso, previne a pressão alta (hipertensão), colesterol, diabetes, obesidade, melhora o funcionamento do coração, da circulação sanguínea, da respiração e até dos hormônios.

Porém, quando você sente dores nos joelhos, a prática do exercício é desagradável e se torna até mais difícil.

Apesar de muitas vezes o repouso parecer a solução para evitar o desgaste nas articulações, parar de se mover vai piorar a sua condição física.

Por isso, recomenda-se procurar um médico para iniciar um tratamento e também saber quais exercícios podem ser indicados para o seu caso.

Para facilitar, separamos abaixo algumas atividades físicas que podem ajudar a aliviar as dores no joelho – isso, é claro, com recomendação médica.

Caminhada

A caminhada é um exercício de baixo impacto que não afeta quase em nada as articulações.

Essa é a atividade mais simples e prática para quem sofre de dores nos joelhos.

Além de ajudar a manter uma boa condição física, quando praticada ao ar livre, ajuda a absorver a vitamina D.

Inicie caminhadas em superfícies planas e bem firmes, para não correr o risco de escorregar e sofrer uma lesão.

Comece aos poucos, em média 30 minutos por dia e vá aumentando a duração e a intensidade quando perceber que as suas pernas estão mais fortalecidas.

Ciclismo

Outro esporte indicado para quem sofre de dores no joelho é o ciclismo, pois é um exercício de baixo impacto.

O movimento repetitivo feito ao pedalar ajuda os tendões e os músculos que sustentam as articulações ao redor dos joelhos.

Inicie sempre com uma pedalada suave e, à medida que for se adaptando, aumente a intensidade.

Faça esse exercícios de três a quatro vezes por semana, entre 25 e 30 minutos por dia.

Além de aumentar a força das suas pernas, vai aumentar também a sua capacidade cardiovascular.

Natação e aeróbica aquática (hidroginástica)

Natação e aeróbica aquática também são atividades recomendadas para quem sente dores nos joelhos ou sofreu alguma lesão e não pode praticar outro esporte.

Isso porque elas não exercem nenhuma pressão sobre a região inflamada, pois a água é quem sustenta o peso do corpo.

Ao praticar essas atividades, você poderá pular, rodar e girar sem sentir fazendo esforço nas articulações dos joelhos.

Esses exercícios também são os mais recomendados para pessoas que sofrem de artrite, osteoporose e fibromialgia.

No entanto, recomenda-se consultar um médico antes para evitar qualquer inconveniente.

Ioga e pilates

Esses dois exercícios também são de baixo impacto e fáceis de realizar.

Tanto a ioga quanto o pilates ajudam a relaxar a mente, corrigir a postura, melhorar a resistência muscular, fortalecer diversas partes do corpo e perder peso.

Porém, para realizar essas atividades, recomenda-se contar com a orientação de um profissional capacitado, principalmente se optar pelo pilates.

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