20 truques psicológicos que irão te ajudar no dia a dia

Com essas técnicas, você poderá controlar quase todas as situações do cotidiano.
Sem dúvida, a mente humana é um sistema complexo e fascinante, repleto de mistérios que ainda estamos descobrindo.
A ciência e a psicologia têm contribuído significativamente para entendermos melhor a mente e como ela influencia nossas ações e emoções.
Com base nesses conhecimentos, podemos usar alguns “truques” ou estratégias para melhorar nosso bem-estar e lidar com diversas situações.
Veja a seguir alguns exemplos:
Fones de ouvido
Para evitar ser incomodado em locais como trabalho ou faculdade, use fones de ouvido, mesmo sem música.
Isso geralmente desencoraja as pessoas de iniciar conversas.
Estudo
Para provas importantes, como vestibulares, evite acumular muito conteúdo na semana anterior ao exame.
É mais eficiente estudar ao longo do ano e usar as vésperas da prova para revisar o que já foi aprendido.
Mnemônicos
A utilização de mnemônicos no estudo foi cientificamente comprovada como eficaz.
Usar frases, mapas mentais e outros artifícios para lembrar do conteúdo pode ser decisivo ao se preparar para uma prova importante.
Olhe nos sapatos
Para lidar com alguém que esteja olhando constantemente para você no trem ou ônibus, faça o seguinte:
Comece a olhar fixamente para os sapatos dessa pessoa, pois isso geralmente causa desconforto.
Posição dos pés
Quando os pés de uma pessoa estão voltados para a sua direção durante uma conversa, geralmente indica interesse em continuar o diálogo.
Piada
Em situações de grupo, ao ouvir uma piada, é comum olhar para a pessoa que mais gostamos enquanto rimos.
Piadas ofensivas
Uma estratégia eficaz para lidar com piadas ofensivas é fazer uma piada autodepreciativa ainda melhor.
Isso transfere a atenção para si e pode desencorajar o agressor em busca de atenção.
Caso a pessoa insista com piadas destrutivas, revela-se como alguém tóxico, o que pode constrangê-la em um grupo de pessoas civilizadas.
Dê voz aos problemas
Desenvolva o hábito de desabafar seus problemas com alguém ou anotá-los para liberar sua mente.
Ao dar voz aos problemas, você pode perceber que eles não são tão graves, ou ao menos, compartilhando inseguranças, tira um peso das suas costas.
Entrevista de emprego
As pessoas têm maior facilidade em lembrar do começo e do final do dia.
Portanto, ao marcar uma entrevista de emprego, optar pelo primeiro horário da manhã ou o último horário do dia.
Esse aspecto pode ser importante para ser lembrado pelo recrutador.
Lidar com mentiras
Quando um mentiroso é confrontado ou levanta dúvidas, ele tende a mudar de assunto ou desviar a conversa.
Nesse momento, é possível expor a mentira ao continuar fazendo perguntas que provoquem contradições.
Gratidão
Substitua desculpas por frases de gratidão.
Em trabalhos com entregas ou serviços com prazos, agradeça a paciência em vez de pedir desculpas por atrasos.
A gratidão enfatiza a qualidade do serviço prestado, enquanto desculpas focam na culpa pelo atraso.
Demonstrar gratidão através de expressões como “obrigado” com frequência fortalece os relacionamentos e melhora a percepção que as pessoas têm de nós.
Não interrompa
Ao interagir com alguém que responde apenas parcialmente à sua pergunta, é recomendável evitar interrompê-lo e aguardar pacientemente.
Essa abordagem aumenta as chances de obter uma resposta completa sem a necessidade de dizer qualquer coisa adicional.
A espera pode permitir que a pessoa se expresse de forma mais abrangente e detalhada, oferecendo uma resposta mais completa e satisfatória.
Autoconfiança
A autoconfiança é crucial para conquistar a atenção de alguém.
Ao conversar com alguém que você deseja se relacionar, evite demonstrar insegurança ou ansiedade excessiva.
Mantenha-se confiante e tranquilo.
Demonstre fraqueza
Demonstrar fraquezas ocasionalmente é importante.
As pessoas tendem a tolerar falhas e ser menos exigentes com aqueles que não se apresentam como perfeitos ou totalmente competentes em algo.
Por outro lado, se você constantemente se vangloria de suas habilidades, um único erro pode atrair críticas severas.
Afinidade ou semelhança
Tendemos a preferir pessoas que nos veem como nós nos vemos ou desejamos ser vistos.
Aqueles com percepção positiva de si mesmos tendem a gostar mais de pessoas que também os enxergam positivamente.
Da mesma forma, pessoas com autocrítica tendem a se aproximar de outras que também sejam críticas.
Perguntas
Ao incentivar a turma ou o público a fazer perguntas sobre o tema abordado, o professor ou palestrante pode utilizar um truque eficaz:
Em vez de simplesmente perguntar “vocês teriam alguma pergunta?”, que muitas vezes resulta em silêncio, é mais efetivo perguntar “quais são as suas perguntas?”.
Essa abordagem geralmente motiva a plateia ou a turma a levantar questionamentos e participar mais ativamente na discussão.
Mascar chicletes
Mascar chicletes pode ser útil para aumentar a concentração.
Ficar em pé
Ficar em pé enquanto o público está sentado pode facilitar a tarefa de convencer alguém.
E é uma das razões pelas quais palestrantes e professores costumam adotar essa posição durante as apresentações.
Calma e paciência
A melhor maneira de lidar com alguém que está agindo de forma violenta e gritando para provar um ponto é responder com calma e paciência.
Evite revidar a agressão, pois uma resposta calma e sensata pode desarmar a situação e até mesmo fazer com que você saia vitorioso na discussão.
Espelho
Essa estratégia sugere que, se você trabalha em atendimento ao cliente, colocar um espelho em frente aos clientes pode ajudar a reduzir irritações irracionais.
Isso os faz se tornarem mais conscientes de suas próprias expressões faciais e comportamentos durante a interação.
Essas são apenas algumas das muitas estratégias que a ciência e a psicologia têm demonstrado serem úteis para melhorar nossa saúde mental e bem-estar geral.
No entanto, é essencial lembrar que cada pessoa é única, e o que funciona para uma pessoa pode não funcionar para outra.
Buscar apoio profissional de um psicólogo ou terapeuta pode ser valioso para entender melhor nossas necessidades individuais e enfrentar questões mais complexas.
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