quarta-feira, 1 dezembro 2021
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6 verduras que todo diabético deveria comer todos os dias

Estas seis verduras ajudam a controlar os níveis de glicose no sangue, por isso devem compor o cardápio diário de quem tem diabetes.

O diabetes é uma comorbidade que afeta milhões de pessoas ao redor do mundo.

Uma boa alimentação é, sem dúvida, a maior linha de defesa que um diabético tem contra os altos níveis de açúcar no sangue.

Para quem tem diabetes, é importante selecionar bem os seus alimentos, porque eles podem ser a diferença entre a vida e a morte, literalmente.

E claro, na natureza, pode-se encontrar os melhores alimentos para combate e controle de doenças diversas, incluindo a temida hiperglicemia, ou diabetes.

Por isso, trouxemos neste artigo uma lista com seis verduras que ajudam bastante os diabéticos a controlar os níveis de glicemia.

Nem todos os vegetais são recomendados para diabéticos

Apesar de serem produtos naturais, nem todos os vegetais podem ser consumidos por portadores de diabetes.

Os vegetais e verduras que possuem amido, por exemplo, não são recomendados para diabéticos.

Batata e beterraba são alguns desses vegetais.

Apesar de ser uma grande fonte de energia para o corpo, o amido pode contribuir para a alta nos níveis de açúcar no sangue, sendo assim um risco para a saúde dos hiperglicêmicos.

Portanto, se você tem diabetes, procure eliminar ou diminuir ao extremo o consumo dessas verduras.

As verduras que ajudam os diabéticos

O amido é um grande vilão dos diabéticos.

Portanto, os vegetais que ajudam os diabéticos à controlar a glicemia são aqueles que têm a menor quantidade desse componente.

Por isso são indicados por médicos para compor a dieta de quem está com a doença.

Confira agora uma lista com seis verduras são verdadeiras aliadas dos diabéticos:

  • Acelga
  • Alcachofra
  • Berinjela
  • Brócolis
  • Cebola
  • Mostarda verde (folhas de mostarda)

Benefícios destas 6 verduras para os diabéticos

Essas verduras e vegetais são recomendados para os diabéticos por causa de suas propriedades como a grande quantidade de minerais e vitaminas, essenciais para o bom funcionamento do corpo.

Confira agora os benefícios destas verduras para a saúde do diabético.

Acelga

O consumo da Acelga traz inúmeros benefícios à saúde do diabético.

Rica em vitaminas como A, C e K, e em anti inflamatórios naturais, a Acelga atua na regeneração das células do pâncreas e na proteção do fígado.

Por ter propriedades anti inflamatórias, o consumo de acelga ajuda no combate à neuropatia, por exemplo.

Alcachofra

Este verdura é usada em saladas desde a época do Império Romano e possui diversas propriedades que ajudam no bom funcionamento do corpo.

Possui as vitaminas A, C e do complexo B, além de um alto nível de antioxidantes e fibras.

Todas estas propriedades fazem a alcachofra ser uma aliada na regulação das funções do fígado e do intestino.

Com intestinos e fígados regulados, o diabético tem os níveis de metabolização de alimentos e de produção de insulina melhorados.

Berinjela

A berinjela é rica em vitamina B5 e sais minerais, como ferro, cálcio e fósforo.

Estas substâncias ajudam na metabolização de alimentos, o que provoca no diabético uma sensação de saciedade maior e a melhor alocação dos nutrientes extraídos dos alimentos na digestão.

Tudo isso desencadeia um efeito de controle nos níveis de açúcar no sangue.

Brócolis

O brócolis é rico em substâncias como a glucorofanina, que quando metabolizada pelo nosso corpo se transforma em sulforafano.

O sulforafano controla a produção de glicose de forma semelhante à metformina, um dos medicamentos mais utilizados no tratamento do diabetes.

Outros vegetais da família do brócolis que também têm sulforafano são a couve-flor e a couve-de-bruxelas.

Cebola

A cebola é rica em flavonoides.

Essas substâncias ajudarão o corpo do diabético a combater as altas taxas de glicose, pois elas estimulam a produção de insulina.

Além disso, os flavonóides combatem os radicais livres, protegendo as artérias e o coração.

Mostarda (folhas de mostarda)

A folha de mostarda é uma poderosa reserva de anti-inflamatórios naturais.

Ela também é rica nas vitaminas A, K e C, o que torna esse vegetal um forte aliado no combate à neuropatia.

Portanto, na salada do diabético não podem faltar algumas folhas de mostarda.

Dicas para a hora de comprar e consumir seus vegetais

Nem todos os vegetais e verduras encontrados nas feiras e supermercados estão prontos para o consumo.

E muitas vezes o modo como são preparados pode fazê-los perder as suas propriedades.

Por isso, confira dicas de como comprar e preparar as suas verduras.

  • Guarde as verduras que comprar em lugares frescos ou na geladeira, para que durem mais.
  • Só corte, limpe ou manuseie as verduras quando for prepará-las para o consumo.
  • Uma maneira eficiente de saber quais vegetais têm mais vitaminas é pela cor, isto é, aqueles com cores mais fortes e vivas contêm mais vitaminas.
  • Não cozinhe demais as verduras, pois elas podem perder seus nutrientes, sabor e cor.
  • Preparar as verduras em uma panela de pressão reduz o teor de vitaminas e minerais deles; se quer consumi-las cozidas, faça-as no vapor, na cuscuzeira ou panela semelhante.
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