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20 dicas para você eliminar os gases do aparelho digestivo

Gases

Os gases do aparelho digestivo, quando não eliminados, podem se transformar em um problema muito incômodo.

Os gases ou os flatos – popularmente chamados de puns – são o ar que se acumula no sistema digestivo e que pode ser liberado através do ânus.

Estima-se que um homem libere entre 14 e 25 gases por dia, enquanto uma mulher de 7 a 12 no mesmo período.

Até aí, tudo bem. Já falamos aqui no Cura Pela Natureza que soltar gases é importante e é sinônimo de que a sua saúde vai bem, obrigado.

O problema acontece quando o ar que deveria ser eliminado fica preso nos intestinos.

Isso pode causar dor aguda, cólicas e até inchaço.

A dor do gás preso chega a ser tão forte que pode ser confundida com apendicite, cálculos biliares ou até mesmo com doenças cardíacas.

Felizmente, muitos remédios caseiros podem ajudar a liberar o gás preso ou impedir que ele se acumule.

1. Deixe sair

Você já sabe que manter o gás preso pode causar inchaço, desconforto e dor. Então, simplesmente libere o gás.

2. Evacue

Um movimento intestinal pode aliviar o gás.

As fezes, ao serem eliminadas, geralmente liberam qualquer gás preso nos intestinos.

3. Coma devagar

Comer muito depressa ou em movimento pode fazer com que a pessoa engula ar, levando a dores relacionadas aos gases do aparelho digestivo.

A dica é mastigar cada alimento pelo menos 30 vezes antes de engolir. 

4. Evite goma de mascar

Quando você mastiga chiclete, tende a engolir o ar, o que aumenta a probabilidade de gases presos e dores.

As gomas sem açúcar também contêm adoçantes artificiais, que podem causar inchaço e gases.

5. Diga não aos canudos

Beber líquidos com canudos faz com que uma pessoa engula ar.

Beber diretamente de uma garrafa pode ter o mesmo efeito.

A dica aqui é: coloque o líquido em um copo antes de beber. 

6. Pare de fumar

O ato de fumar faz com que o ar entre no trato digestivo.

Pare de fumar também para eliminar os gases no intestino e estômago!

7. Escolha bebidas não gasosas

Bebidas gasosas, como água com gás e refrigerantes, enviam muito gás para o estômago.

Isso pode causar inchaço e dor.

8. Elimine alimentos problemáticos

Para evitar gases, diminua ou elimine a ingestão de: adoçantes artificiais; vegetais crucíferos, incluindo brócolis, repolho e couve-flor; laticínios; bebidas e suplementos de fibras; comidas fritas; alho e cebola; alimentos ricos em gordura; leguminosas, como feijão e lentilha; e alimentos picantes.

9. Beba chá

Alguns chás de ervas podem ajudar na digestão e reduzir rapidamente a dor provocada pelos gases.

Os chás mais eficazes são o de anis, camomila, gengibre, hortelã, erva-doce e cravo-da-índia.

O anis age como um laxante suave e deve ser evitado se você estiver com diarreia. 

10. Coma sementes de erva-doce

Mastigue uma colher (chá )de sementes de erva-doce.

Se estiver grávida ou amamentando, não faça isso. 

11. Tome suplementos de hortelã

As cápsulas de óleo de hortelã-pimenta são usadas há muito tempo para resolver problemas como inchaço, constipação e gases intestinais.

Sempre escolha cápsulas com revestimento entérico. 

12. Tome óleo de cravo-da-índia

O óleo de cravo-da-índia trata inchaço, gases e indigestão.

Pode também ter propriedades de combate a úlcera.

13. Aplique calor

Se estiver sentindo dores de gás preso, coloque uma toalha de água quente no estômago.

O calor relaxa os músculos do intestino, ajudando os gases a se mover, e ainda reduz a sensação de dor.

14. Trate os problemas digestivos

Pessoas com síndrome do intestino irritável, intolerância à lactose ou doença inflamatória intestinal, por exemplo, têm mais inchaço e gás preso.

É preciso mudar o estilo de vida e fazer uso de medicação adequada

15. Adicione o vinagre de maçã à água

O vinagre de maçã (puro e se possível orgânico) ajuda a aliviar a dor do gás rapidamente.

Adicione uma colher (sopa) de vinagre a um copo de água e beba antes das refeições.

Em seguida, enxágue a boca com água.

16. Use carvão vegetal ativado

Tomar comprimidos de suplementos de carvão vegetal ativado antes e depois das refeições pode prevenir gases do aparelho digestivo.

17. Tome probióticos

Suplementos probióticos adicionam bactérias benéficas ao intestino e são indicados para tratar diarreia infecciosa.

Algumas pesquisas sugerem que probióticos podem aliviar o inchaço, gases intestinais e dores abdominais.

18. Exercício

Exercícios suaves podem relaxar os músculos do intestino, ajudando a movimentar os gases retidos no sistema digestivo.

Faça caminhadas leves depois das refeições.

19. Respire profundamente

Algumas pessoas acreditam que técnicas de respiração profunda podem aliviar a dor e o desconforto dos gases intestinais.

20. Tome o sal de fruta caseiro

Ele é ótimo para tratar a má digestão.

A receita é facílima.

Como fazer o sal de fruta caseiro

  • Em um copo de vidro, esprema um limão grande ou dois médios.
  • Em seguida, adicione aos poucos uma colher (chá) de bicarbonato de sódio no suco.
  • A mistura vai borbulhar, por isso é importante colocar o bicarbonato lentamente.
  • Complete com água até chegar à metade do copo e pronto.
  • Tome-o sempre que sentir a digestão difícil.
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