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15 alimentos que atrasam o envelhecimento

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Descubra como uma alimentação saudável e equilibrada pode retardar os efeitos do envelhecimento.

O envelhecimento é um processo natural do organismo, podendo ser acelerado pelo estresse, exposição ao sol, poluição, entre outros fatores.

Além disso, a maioria dos alimentos industrializados possui substâncias que podem acelerar o envelhecimento e, dessa forma, recomenda-se evitar esse tipo de alimento o máximo possível.

Manter uma alimentação equilibrada e balanceada ajuda a garantir que seu corpo funcione nas melhores condições. 

Além disso, nutrir seu corpo de maneira adequada também vai refletir na aparência, deixando-a com um aspecto mais jovial.

Para esses casos, o consumo de alimentos com propriedades antioxidantes é o mais recomendado, pois eles evitam que os radicais livres prejudiquem as células do nosso corpo.

Conheça 15 alimentos antienvelhecimento.

Melancia

Além de conter grande quantidade de água, a melancia possui baixas calorias, fornece betacaroteno, vitamina C, potássio e licopeno. 

Além de ser uma fruta que hidrata, tem ação antioxidante e faz bem para a pele.

Isso porque é uma excelente fonte de glutationa.

Essa substância ajuda a combater o envelhecimento, rejuvenesce as células, fortalece o sistema imunológico e inibe a ação dos radicais livres.

Laranja

A laranja é rica em vitamina C e contém grande quantidade de água, o que ajuda a hidratar a pele, prevenindo acne.

Enquanto isso, a vitamina C é um antioxidante que auxilia na produção de colágeno.

Ele é quem mantém a pele flexível e firme, evitando as rugas e também a flacidez.

Açaí

O açaí é rico em propriedades antioxidantes que ajudam a eliminar os radicais livres, evitando assim o envelhecimento precoce.

Além disso, por ser rico em vitamina C, fortalece o sistema imunológico e ajuda a reduzir a evolução de doenças degenerativas como Alzheimer.

Romã

A romã é rica em vitamina C, excelente antioxidante, ácido elágico e punicalagina. 

A punicalagina é uma substância que ajuda a aumentar a capacidade do corpo para preservar o colágeno.

Assim combate os danos causados pelos radicais livres, enquanto a vitamina C ajuda a estimular a produção de colágeno.

Abacate

O abacate possui um grande teor de potássio, ajudando a regular a pressão sanguínea, diminuindo os riscos de ataque cardíacos e AVC.

Além disso, a combinação em níveis elevados de vitaminas B6 e E auxilia no aumento da produção hormonal.

E, devido às suas fibras, o abacate ajuda o corpo a regular o açúcar, reduzindo o colesterol e controlando o diabetes.

Alho

O alho possui propriedades antioxidantes e ajuda a fortalecer o sistema imunológico, protegendo o organismo contra várias doenças.

Ele também protege as articulações, elimina as toxinas e combate os radicais livres que causam o envelhecimento precoce. 

Pimentão

Os pimentões amarelos e vermelhos possuem grande quantidade de carotenoides e vitaminas B6, B9 (ácido fólico) e C, que são saudáveis para a pele.

A  vitamina B6 previne e ajuda a combater doenças de pele como acne, eczema, dermatite, eczema e acne hormonal, já o ácido fólico (B9) melhora a firmeza da pele.

Tomate 

O tomate é rico em licopeno, substância que combate os radicais livres que provocam o envelhecimento precoce.

Além disso, protege contra a ação dos raios solares, reduz o colesterol e previne infecções.

Espinafre e couve

O espinafre e a couve possuem vitaminas A, C e E, nutrientes que a pele precisa para se manter saudável.

A vitamina A controla a produção de sebo, enquanto a vitamina C aumenta o colágeno e protege contra o dano oxidativo. 

Todas essas vitamina juntas ajudam a pele se manter hidratada, sem rugas, firme e sem manchas.

Aveia

A aveia é rica em manganês, mineral ajuda o corpo a absorver as vitaminas e minerais essenciais desse alimento.

Dentre os nutrientes da aveia estão a colina, biotina e  vitamina C, que juntos auxiliam na preservação da elasticidade da pele e no combate aos radicais livres.

A aveia também contém zinco, que ajuda a curar a pele e o selênio, mineral com ação antioxidante.

Gergelim

O gergelim contém altos níveis de zinco, mineral essencial que ajuda na formação de colágeno, substância que fortalece o tecido muscular, pele e cabelo.

Além disso, o óleo de semente de gergelim auxilia na redução de manchas na pele, sejam elas de queimaduras ou sinais de envelhecimento precoce.

Nozes e castanha

Para retardar o envelhecimento precoce e prolongar sua jovialidade, recomenda-se consumir nozes e castanhas com mais frequência em sua dieta.

Estas semenets são ricas em gorduras insaturadas, nutrientes, minerais, vitaminas e antioxidantes.

Azeite de oliva

O azeite de oliva é rico em ômega-3, gordura necessária para manter o coração saudável.

Ele ajuda a reduzir a inflamação e o colesterol ruim, melhorando a circulação da pele e a digestão.

Todos esses fatores levam a um corpo mais saudável e uma vida mais longa.

Mel

O mel possui propriedades antibacterianas, antioxidantes e hidratantes, sendo benéfico para a pele. 

Apesar de geralmente usarmos ele em máscaras faciais caseiras para reduzir a inflamação, tratar a acne e hidratar, consumir mel também é uma excelente ideia.

Chá verde

O chá verde é rico em catequinas e polifenóis, excelentes antioxidantes que a protegem a pele dos danos causados ​​pelo sol.

Possui também: aminoácidos, cafeína, cálcio, ferro, magnésio, potássio e zinco, nutrientes que proporcionam mais saúde.

Importante

Todos estes alimentos ajudam a evitar a degeneração celular, evitando assim, a ação dos radicais livres.

Porém, sozinhos não fazem milagres, sendo necessária, portanto, uma mudança de hábitos para obter os melhores resultados.

Por isso, além de manter uma dieta equilibrada, a prática de exercícios físicos e uma boa hidratação é fundamental para manter o corpo em boa forma e saudável.

Além disso, lembre-se de manter um cuidado diário com a pele, usando sempre protetor solar e mantendo-a hidratada.

Aqui no Cura pela Natureza temos várias receitas de hidratantes caseiros, confira: