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14 truques que vão ajudar você a controlar a ansiedade

Controlar a Ansiedade

Se você sente dor ou aperto no peito e aumento das batidas do coração, respiração ofegante ou falta de ar, aumento do suor e tremores nas mãos ou outras partes do corpo, fique atento!

Você pode sofrer de ansiedade.

E a ansiedade pode esgotar você mentalmente e, acredite, impactar negativamente no seu corpo.  

Mas não fique ainda mais ansioso depois de saber disso!

Uma pesquisa mostrou que é possível reduzir a ansiedade e o estresse com uma simples prática de atenção plena: a mindfulness.

Mindfulness, ou em bom português atenção plena, é o ato de prestar atenção à vida diária e às coisas pelas quais normalmente passamos.

É um estado mental de controle sobre a capacidade de se concentrar nas experiências, atividades e sensações do presente.

Veja 14 truques para conseguir alcançar esse estado mental de atenção plena e, dessa forma, ajudar a controlar a ansiedade:

1. Defina uma intenção

Defina uma intenção ou um objetivo para tudo o que fizer.

Por exemplo, você pode definir uma intenção de cuidar do seu corpo antes de ir para a academia ou cuidar bem da saúde antes de comer.

Definir uma intenção para seus afazeres pode ajudá-lo a se concentrar e lembrar por que você está fazendo alguma coisa.

2. Faça uma meditação guiada ou prática de mindfulness

A meditação pode ser tão fácil quanto encontrar e baixar um aplicativo em seu celular.

Apps e programas on-line são uma ótima maneira para começar essa atividade.

Existem inúmeras meditações gratuitas e guiadas on-line.

Comece já!

3. Pinte

Reserve alguns minutos para rabiscar.

Deixe sua criatividade fluir enquanto descansa sua mente.

O desenho estressa você?

Invista em um livro de colorir, adulto ou não.

4. Vá passear

Estar fora de casa faz maravilhas pela ansiedade.

Preste atenção aos sons ao seu redor, a sensação do vento contra a sua pele e os cheiros em sua volta.

Mantenha seu telefone no bolso (ou melhor ainda, em casa) e concentre-se no momento, em seus sentidos e no ambiente.

5. Deseje felicidade a outras pessoas

Ao longo do dia, deseje aleatoriamente que alguém seja feliz.

Você não tem que dizer necessariamente à pessoa, apenas tem que definir a energia positiva.

Experimente fazer isso durante seu trajeto, no escritório, na academia ou enquanto espera na fila.

6. Olhe para cima

Observe as estrelas, olhe para o céu, sinta a energia.

Deixe o cosmos lhe lembrar que a vida é maior que suas preocupações ou sua caixa de entrada de e-mail.

7. Beba chá

Fazer uma xícara de chá é uma prática profundamente apreciada em muitas culturas ao redor do mundo.

Aproveite e concentre-se em cada etapa.

Perceba como as folhas cheiram quando você as puxa, como é a água quando você adiciona o chá pela primeira vez.

Observe o vapor subindo do copo e sinta o calor do copo contra a sua mão.

Se você tiver tempo, tome seu chá sem distrações.

Não gosta de chá?

Você pode facilmente fazer esta prática enquanto faz um café aromático e um pão francês.

8. Concentre-se em uma coisa de cada vez

Sim, a sua lista de tarefas pode ser uma forma de atenção se você a seguir da maneira correta.

Faça uma coisa de cada vez e dedique sua atenção exclusiva a cada uma delas.

9. Deixe seu telefone para trás

Você realmente precisa levar seu telefone com você para todos os lugares?

Quando você vai ao banheiro?

Quando você se senta para comer?

Em vez de se preocupar com o telefone, sente-se e respire antes de começar a comer.

Tire um momento para si e suas necessidades no banheiro.

Seu telefone ainda estará lá quando você terminar.

10. Transforme tarefas domésticas numa pausa mental

Em vez de ficar obcecado com sua lista de tarefas ou desordem, relaxe durante as atividades.

Dance enquanto lava a louça ou foque na maneira como o sabão escorre pelas paredes enquanto você limpa o chuveiro.

Respire fundo enquanto espera que o micro-ondas pare.

Sonhe acordado enquanto dobra a roupa.

11. Escreva

Não há maneira certa ou errada de absorver informações.

Então, faça anotações em um pedaço de papel.

O ato de colocar a caneta no papel pode ajudar a acalmar a mente e dominar os pensamentos.

Tente escrever um diário ou, simplesmente, anote as três melhores coisas que aconteceram no seu dia.

12. Pausa nos semáforos

Você não pode viajar no tempo ou fazer com que os carros saiam do seu caminho quando você está atrasado.

Enquanto espera o sinal abrir, se mantenha ereto e imóvel e faça quatro respirações lentas e profundas.

Esta prática gera benefícios reais contra a ansiedade e o estresse.

13. Saia de todas as suas contas de mídia social

A mídia social pode contribuir para a ansiedade e interromper sua produtividade.

É surpreendente perceber a frequência com que você verifica suas contas de mídia social sem pensar.

Então, saia.

Ser forçado a digitar uma senha novamente irá atrasá-lo ou pará-lo completamente.

14. Não faça nada

É preciso reservar um tempo para relaxar e deixar sua mente vagar por onde quiser ir.

Netflix tem seu lugar na sua prática de mindfulness.

Então, curta!

Atenção ao recado importante: qualquer tipo de mindfulness ajuda.

O que mais importa é que você seja contínuo com sua prática de atenção plena.

Praticar a atenção plena regularmente pode ajudá-lo a acalmar sua mente e superar as emoções negativas. 


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