Compartilhar no facebook
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no linkedin

14 benefícios da canela para a pele, cabelo e saúde

Além de ser uma especiaria com grandes poderes medicinais, a canela faz maravilhas na pele e cabelo.

A canela é uma das especiarias mais consumidas do mundo.

Ela é saborosa,  aromática e muito, mas muito benéfica para a nossa saúde, pele e cabelos. 

Possui vitaminas como ácido fólico, vitaminas A, C, E e K, além de minerais como cálcio, cobre, ferro, magnésio, manganês, fósforo e zinco.

Para saber quais são os principais benefícios da especiaria, continue a leitura deste artigo.  

Vamos começar falando dos benefícios da canela para a pele.

 Combate a acne

A canela tem propriedades antimicrobianas, antissépticas, antifúngicas e antioxidantes, que ajudam significativamente no tratamento da acne.

Ajuda a controlar a produção de óleo no rosto, atua como esfoliante, remove as células mortas da pele e ajuda a secar a acne. 

  • Misture uma colher de sopa de canela em pó, duas colheres de sopa de mel puro e algumas gotas de suco de limão. Aplique no rosto limpo e deixe por 15-20 minutos. Repita uma ou duas vezes em uma semana. Evite a exposição ao sol durante o tratamento.

Retarda o envelhecimento da pele

A canela aumenta a produção de colágeno, é antioxidantes e combate os radicais livres.

Estimula os vasos sanguíneos, melhorando a circulação sanguínea no rosto.

  • Misture duas colheres de sopa de azeite e algumas gotas de óleo de canela. Aplique a mistura no rosto e massageie suavemente. Aguarde dez minutos e depois lave. Repita diariamente. 

Estimula os vasos sanguíneos

A canela tem, como dissemos acima, a capacidade de estimular os vasos sanguíneos.

Como resultado, mais quantidade de sangue e oxigênio flui para a superfície externa da pele, diminuindo o surgimento de linhas de expressão. Use também nos lábios. 

  • Para lábios mais grossos e volumosos, misture um pouquinho de canela em pó com vaselina e aplique nos lábios. Deixe agir e remova com um pano. 

Tonifica a pele

 A canela possui propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes, que diminuem a vermelhidão e descoloração da pele, deixando-a com a aparência  de mais tonificada e saudável. 

  • Coloque algumas fatias de banana no liquidificador e faça um purê.  Adicione uma colher de chá de canela em pó, um pouco de iogurte natural e algumas gotas de suco de limão fresco ao purê de banana e misture os ingredientes. Aplique a máscara facial em todo o rosto e pescoço e deixe por 15 a 20 minutos. Repita uma vez por semana.
  • Em uma tigela, coloque três colheres de sopa de gel de babosa. Adicione uma colher de sopa de canela em pó e meia colher de sopa de óleo de amêndoa. Espalhe uma camada do rosto no rosto e pescoço. Mantenha na pele por 15 a 20 minutos e depois lave. Repita duas a três vezes em uma semana.

 Trata eczema

Eczema causa irritação na pele e provoca manchas.

As propriedades antialérgicas e anti-inflamatórias da canela aliviam o eczema. 

  • Faça uma pasta de mel e canela (proporção de 1: 1) e aplique nas partes afetadas da pele. Faça isso regularmente.

 Hidrata a pele

A canela tem propriedades esfoliantes, que removem as células mortas  da pele seca, deixando-a macia e saudável. 

  • Misture um pouco de sal marinho, algumas gotas de óleo de amêndoa e azeite, um pouco de mel e uma colher de sopa de canela em pó. Aplique o esfoliante em todo o rosto e massageie suavemente por um minuto ou dois. Deixe por 5 a 10 minutos e lave. Repita uma vez por semana.

 Agora, vamos mostrar os benefícios da canela para cabelos

Estimula o crescimento do cabelo

A canela aumenta a circulação sanguínea  no couro cabeludo e maior quantidade de sangue com oxigênio e nutrientes pode alcançar os folículos capilares, nutri-los e rejuvenescê-los.

Isso gera um maior crescimento dos fios. 

  • Bata um ovo em uma tigela. Em um recipiente separado, coloque uma colher de chá de canela em pó, uma colher de chá de mel e uma colher de sopa de azeite ou óleo de coco. Misture e adicione o ovo batido. Agora, misture todos os ingredientes e aplique a máscara em todo o cabelo e couro cabeludo. Deixe agir por 20 a 30 minutos e lave. Repita uma vez por semana.

 Evita a caspa

O pó de canela tem propriedades anti-sépticas, anti-fúngicas e anti-bacterianas que eliminam a caspa causadora de fungos no couro cabeludo. As propriedades anti-inflamatórias da canela também ajudam a acalmar o couro cabeludo irritado.

  • Aqueça um pouco de azeite extra virgem em uma tigela. Adicione duas colheres de sopa de mel orgânico e canela em pó. Misture e aplique no couro cabeludo. Massageie o couro cabeludo por 3-5 minutos e mantenha-o por mais 30-40 minutos. Aplique duas vezes por semana.

Nutre os fios

A canela tem o poder de fornecer nutrição profunda ao couro cabeludo e aos folículos capilares. 

  • Bata dois ou três ovos em uma tigela (dependendo do comprimento e espessura do cabelo). Em outro recipiente, coloque duas colheres de sopa de canela em pó, iogurte e meio abacate amassado. Misture esses ingredientes e adicione os ovos batidos. Misture bastante. Aplique a máscara em todo o cabelo, da raiz às pontas. Massageie o couro cabeludo por 3-4 minutos e, em seguida, deixe a máscara por mais 30-40 minutos. Aplique uma vez por semana.

 Quer saber quais são os benefícios da canela para a saúde? 

 Diminui o nível de açúcar no sangue

Estudos revelaram que a canela pode realmente diminuir a quantidade de glicose no sangue.  A canela também ajuda a reduzir a resistência à insulina (responsável pela manutenção do nível de açúcar no sangue). 

  • Tome uma colher de chá de canela em pó todos os dias. 

Ajuda a emagrecer

A canela acelera o metabolismo e faz com que nosso corpo queime mais calorias a uma velocidade maior.

Ela também reduz o nível de colesterol ruim e aumenta a quantidade de colesterol bom, o que ajuda ainda mais na perda de peso. 

Os polifenóis presentes na canela reduzem a gordura da barriga, enquanto o composto conhecido como hidroxicinamaldeído pode combater a inflamação e impedir o acúmulo de gorduras nocivas em nosso corpo.

  • Adicione duas colheres de chá de canela em pó a um copo de água. Deixe ferver. Em seguida, retire do fogo e deixe em infusão por 15 minutos. Coe e beba com o estômago vazio todas as manhãs. 
  • Como alternativa, você pode adicionar uma colher de chá de canela em pó à sua xícara de leite morno, chocolate quente ou cappuccino e beber diariamente.

 Alivia os gases do aparelho digestivo

A canela possui propriedades carminativas, o que significa que pode efetivamente aliviar a flatulência.

Além disso, controla a secreção de sucos gástricos e de pepsina das paredes do estômago. 

  • Tome uma xícara de leite morno e adicione meia colher de chá de canela em pó. Adicione também um pouco de mel e mexa bem. Beba. 
  • Adicione uma pitada de canela em pó a duas colheres de chá de mel e consuma a mistura. Repita sempre que necessário.

 Elimina o mau hálito

A canela é antibacteriana, o que ajuda a combater qualquer bactéria presente na boca que causa mau hálito. 

  • Adicione dez gotas de óleo de canela a um copo de água e enxágue bem a boca. Não se esqueça de cuspir completamente. Repita o processo duas vezes ao dia para evitar o mau hálito.

Combate a infertilidade

Canela contém cinamaldeído, composto que aumenta o nível de progesterona e reduz o de testosterona na mulher.

Este equilíbrio hormonal ajuda a tratar a infertilidade.

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no email

DEIXE SEU COMENTÁRIO

VEJA TAMBÉM