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13 excelentes fontes de proteína de origem vegetal – para você diminuir ou mesmo parar de comer carne!

Dizem por aí que ninguém pode viver bem nutrido sem carne.

Essa crença popular é tão antiga e cheia de bons argumentos que a gente nem condena quem acredita.

No entanto, o fato é que não tem como sofrer com a carência de proteína se você investir nos vegetais certos.

A vantagem de restringir a dieta é que ninguém corre o risco de obstruir as artérias, não é mesmo?

Se você ainda duvida, pesquise um pouco sobre o estilo de vida de muitos atletas famosos que são vegetarianos ou até mesmo veganos.

Além disso, ao usar fontes de proteína vegetal, isso lhe permite diminuir o consumo de carne, que é uma forma de diminuir o sofrimento desses animais e de ajudar o meio ambiente: a pecuária é um dos maiores vilões ambientais.

A seguir, mostraremos uma lista com cinco alimentos de origem vegetal ricos em proteína.

Cinco alimentos vegetais ricos em proteína

1. Quinoa (proteína 11g / copo)

A quinoa é uma boa opção para substituir o arroz ou as massas e você pode combiná-la com legumes.

Há quem faça hambúrguer vegano ou vegetariano com ela.

Fica uma delícia!

Outra opção é comer no café da manhã, com amêndoas ou leite de coco e frutas.

2. Lentilha (17,9 de proteína / copo)

A lentilha é rica em  proteínas, cerca de 18 g em cada copo cozinhado.

Recomenda-se consumir 0,8 g de proteína por quilograma de peso corporal.

Ou seja, a lentilha representa quase 30% da consumo diário recomendado.

Infelizmente, ela não fornece uma proteína completa, mas podemos combiná-la com arroz ou broto de feijão.

3. Soja fermentada (24 g de proteína/porção de 120g)

Substitua a carne por um alimento à base de soja fermentada: o missô.

Este ingrediente contém proteínas saudáveis.

E o bom é que podemos fazer alimentos saborosos com ele, como hambúrguer vegetariano ou almôndegas, que você pode combinar com quinoa e legumes.

4. Feijão (12-15g de proteína / copo)

Trata-se de um alimento rico em proteínas.

Você pode combiná-lo com quino e legumes ou preparar uma deliciosa sopa.

O feijão deve ser indispensável na dieta.

5. Spirulina (6g de proteína / 10 gramas)

É uma alga, que também é vendida na farmácia ou lojas de produtos naturais como suplemento alimentar.

Este vegetal é altamente poderoso, pois contém todos os aminoácidos essenciais.

E não é só isso!

É composto por 60% de proteínas, uma quantidade maior do que a de qualquer outro alimento natural.

Outras fontes excelentes de proteína vegetal são:

  • Cogumelos
  • Brócolis
  • Salsa 34%
  • Repolho roxo
  • Couve-flor
  • Pepino
  • Espinafre
  • Tomate
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