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12 remédios naturais para vencer a insônia

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Estas 12 opções de tratamento para a insônia são totalmente naturais e muito seguras.

Já falamos muito sobre insônia por aqui.

Mostramos, inclusive, quais doenças estão relacionadas ao distúrbio do sono.

Mas o assunto é tão importante e complexo que vale a pena retomar o tema.

É que a incapacidade de dormir ou o despertar excessivo à noite prejudica o funcionamento diário do nosso organismo. 

A insônia afeta o humor, gera falta de energia, cansaço excessivo e prejudica o desempenho no trabalho ou nos estudos.

Hoje, neste artigo, você vai conhecer 12 opções de remédios naturais que você pode tomar para combater a insônia. 

1. Suplementos de melatonina

A melatonina é um hormônio natural que regula o ciclo de sono-vigília no cérebro.

É produzido pelo nosso próprio corpo quando a exposição à luz diminui à noite. 

2. Terapia da luz

Se você perceber que está tendo dificuldades para dormir à noite, se exponha mais à luz pela manhã.

A exposição à luz durante o dia estimula a produção de melatonina e sinaliza para o corpo a hora certa de dormir e de acordar. 

3. Meditação e relaxamento

A meditação regular pode ajudar a promover o sono, diminuindo a respiração e reduzindo os níveis de hormônio do estresse.

A prática aumenta a consciência, relaxa o corpo e acalma a mente.

4. Técnicas de hipnose

A hipnose pode provocar alterações fisiológicas no corpo, como diminuição da frequência cardíaca, pressão arterial e padrões cerebrais das ondas alfa, semelhantes à meditação e a outros tipos de relaxamento profundo.

5. Acupuntura

Estudos mostraram que a acupuntura e a acupressão podem ajudar a combater a insônia.  

6. Aromaterapia

O aroma do óleo de lavanda é um dos óleos essenciais mais calmantes que existem, e tem sido usado como um remédio popular para ajudar a estimular o sono.

Coloque um sachê de lavanda embaixo do travesseiro ou pingue de uma a duas gotas do óleo em um lenço.

Outros óleos de aromaterapia que ajudam no sono são a camomila, o patchouli e o ylang-ylang.

7. Alimentação adequada

O primeiro passo é limitar a ingestão de cafeína, álcool e nicotina: eles podem causar insônia e inquietação.

Elimine o açúcar branco também.

E mais: coma alimentos que ajudam a dormir, como a banana, rica em triptofano, um aminoácido natural precursor da serotonina e da melatonina, essenciais para o sono e o bem-estar geral.

 Alimentos ricos em vitamina B6 (germe de trigo, sementes de girassol e banana) também devem ser consumidos, pois eles aumentam a conversão do triptofano no organismo.

Além disso, coma alimentos ricos em magnésio, mineral que funciona como um sedativo natural: leguminosas e sementes, vegetais verdes de folhas escuras, farelo de trigo, amêndoas, castanhas de caju, melaço, levedura de cerveja e grãos integrais. 

8. Valeriana

O chá da valeriana é muito usado para  reduzir a ansiedade, melhorar a qualidade do sono e agir como um sedativo. 

Tome o chá uma hora antes de dormir.

Uma dose padrão são duas xícaras.

Se tomado durante o dia, o chá de valeriana pode resultar em sonolência.

9. Chá de erva-cidreira

O chá da erva-cidreira (Melissa officinalis) alivia a ansiedade e acalma os nervos. 

10. Medicina tradicional chinesa

Para a medicina tradicional chinesa, a insônia é resultado da fraqueza da energia dos rins.

Alguns sinais de fraqueza de energia nos rins são: dor nas costas na parte inferior, cansaço e muita energia por volta das 23 horas da noite.

As mulheres na menopausa e pessoas que tomam medicamentos antiestrogênicos muitas vezes experimentam esse tipo de insônia. 

11. Medicina ayurvédica

A insônia, na medicina ayurvédica, é frequentemente associada a um desequilíbrio da respiração e da circulação.

Isso gera irritabilidade, ansiedade e insônia.

A dica é a aplicação de óleos na cabeça e nos pés. 

12. Chá de camomila

A camomila reduz a tensão muscular, alivia a digestão e reduz a ansiedade, o que pode ajudar a induzir o sono.

Beba uma xícara de chá de camomila quente depois do jantar.