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10 melhores alimentos para soltar o intestino e curar a prisão de ventre

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Esta lista traz os dez melhores alimentos para quem quer facilitar a eliminação de fezes do organismo e se livrar da prisão de ventre.

A prisão de ventre, ou constipação, é sempre uma situação de grande desconforto.

Muitas pessoas sofrem com a falta de evacuação ou dificuldades na hora de fazer o número dois.

Essa situação acontece principalmente pela composição das fezes em si.

É que a baixa ingestão de água e de alimentos ricos em fibras pode fazer com que o bolo fecal fique duros e seco, configurando assim a dificuldade de eliminar as fezes.

Fatores contemporâneos como estresse e sedentarismo também podem contribuir para a prisão de ventre.

Para ajudar, trouxemos uma lista completa com dez alimentos ricos em fibras e nutrientes que você pode adicionar à sua dieta hoje mesmo.

Esses alimentos farão com que a digestão melhore, acabando com a prisão de ventre e a dificuldade na hora de evacuar.

Os 10 melhores alimentos para soltar o intestino

Mamão

O mamão é rico em fibras e enzimas, fato que o torna um forte aliado de quem busca o equilíbrio do sistema digestivo.

Ele pode ser consumido na forma de suco, vitamina ou em combinações com aveia e mel, por exemplo.

Figo

O figo é outra boa opção de fruta rica em fibras.

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A geleia de figo natural, em especial, é um alimento recomendado para ser consumido regularmente, a fim de ativar a flora intestinal e ajudar na melhoria do funcionamento do aparelho digestivo.

Iogurte

Uma das opções mais gostosas para se incluir na alimentação, o iogurte é um produto poderoso para a melhoria na digestão e consequentemente na eliminação correta das fezes.

As bactérias probióticas, presentes no iogurte, agem no amolecimento do bolo fecal já na sua produção no interior do intestino.

Além disso, a ação dessas bactérias provoca um bem-estar geral, eliminando gases e inchaço na barriga.

Vegetais verdes

Os chamados vegetais verdes, como o espinafre, o brócolis e a couve, são alimentos ricos em fibras e nutrientes que melhoram a digestão.

Eles também amaciam e acrescentam volume às fezes, facilitando a evacuação.

Ameixa

O consumo de ameixas, principalmente na forma desidratada, é uma boa maneira de combater a prisão de ventre.

Ela adiciona água e fibras às fezes, o que também provoca também o amolecimento do cocô.

Linhaça

As sementes de linhaça são conhecidos laxantes naturais.

Elas são ricas em fibras solúveis e insolúveis, que são tratamentos naturais contra a indigestão.

A linhaça pode ser usada de diversas formas na dieta, principalmente em vitaminas, saladas e refeições com outros cereais.

Mas atenção: mulheres grávidas estão estritamente proibidas de consumir linhaça, pois o alimento pode provocar aborto.

Chia

A chia é mais um alimento rico em fibras e, portanto, laxante.

As sementes de chia são compostas de 85% de fibra insolúvel e 15% de fibra solúvel.

Quando misturadas à água, as sementes de chia se transformam em um gel que dentro do organismo se torna-se um poderoso aliado do intestino na digestão dos alimentos.

Quiabo

O quiabo e suas fibras, como a pectina, facilitam o trabalho dos órgãos responsáveis pela digestão.

Graças à sua fibra insolúvel, limpa o trato intestinal, diminuindo o risco de câncer de cólon-retal.

Uma das melhores formas de aproveitar o potencial do quiabo é consumindo a água de quiabo.

Aveia

A aveia é um poderoso alimento contra a má digestão e a prisão de ventre.

Os minerais e as fibras presentes na composição da aveia são eficazes para facilitar a eliminação de fezes.

Para intensificar a ação do cereal no intestino, deve-se optar pelo consumo do farelo de aveia.

Feijão e lentilhas

O Brasil tem um dos maiores consumos de feijão do mundo, e a lentilha também é um alimento conhecido por aqui.

E quem come feijão e/ou lentilhas está consumindo alimentos ricos em diversos tipos de nutrientes, entre eles fibras e minerais responsáveis por dar uma força ao intestino na hora de processar alimentos.

O consumo regular desses grãos é suficiente para combater constipação, má digestão e problemas digestivos de uma forma geral.

Importante

O consumo de qualquer um dos alimentos aqui citados precisa ser feito de forma regulada e compassada.

Alguns alimentos podem provocar alterações na flora intestinal, causando mal-estar.

Junto com o consumo desses alimentos, aumente também a ingestão de água para melhorar ainda mais o funcionamento do intestino.

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