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10 alimentos termogênicos que aceleram o metabolismo e a queima de gordura

É possível acelerar o metabolismo e a perda de peso com auxílio de alimentos termogênicos.

Perder peso de maneira saudável é o desejo da maioria das pessoas. Se não de todas.

No entanto, a correria do dia a dia toma muito tempo e alimentação é deixada de lado.

Infelizmente não existe uma fórmula mágica e nem milagres para emagrecer. Ainda mais de maneira saudável.

O único caminho para alcançar esse objetivo é combinar uma alimentação balanceada e exercícios físicos.

Porém, é possível acelerar o metabolismo com auxílio de alimentos termogênicos.

Veja a seguir alguns itens que contribuem para a queima de gordura e perda de peso.

Gengibre

O gengibre é rico em gingerol. Essa substância possui ação termogênica e, por isso, acelera o metabolismo.

Segundo estudo da Universidade de Columbia, de Nova York, é eficiente no gasto de energia.

Dessa forma, ajuda a reduzir o apetite e a absorção de gordura. Assim, contribui para a perda de peso.

Também é fonte de propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes. Além disso, contém poucas calorias, potássio e magnésio.



O gengibre proporciona outros benefícios, como:

  • Combate azia e gases intestinais;
  • Trata e previne gastrite e refluxo;
  • Melhora náuseas e vômitos;
  • Equilibra a pressão arterial;
  • Previne doenças cardiovasculares;
  • Evita a diabetes;
  • Combate infecções;
  • Alivia dores musculares.

Recomenda-se consumir de 5 a 10 gramas de gengibre por dia.

Você pode adicioná-lo no chá, sucos detox e no preparo dos alimentos.

Açafrão

O açafrão-da-terra, ou cúrcuma, é outro alimento com ação termogênica.

A especiaria age no sistema nervoso aumentando os níveis de serotonina no cérebro.

Dessa forma, inibe o apetite e causa sensação de saciedade.

Com isso, auxilia na queima de gordura e perda de peso.

O açafrão também é rico em curcumina. Essa substância combate as inflamações e elimina as toxinas que causam o aumento de peso.

Pelo fato de ser um alimento termogênico, faz o organismo produzir mais calor. 

Consequentemente, o corpo gasta mais energia, queimando gordura.

Além disso,  aumenta os os níveis de adiponectina. Esse composto é um hormônio que controla o armazenamento de gordura.

Também melhora a função das células pancreáticas e diminui a resistência à insulina.

Benefícios extras do açafrão-da-terra

  • Melhora a saúde intestinal;
  • Regula o colesterol;
  • Melhora a saúde hepática (fígado);
  • Aumenta a imunidade.

Você pode utilizar a especiaria como tempero e chá. Consuma uma colher (chá) diariamente. 

Porém, pessoas que sofrem de pedra na vesícula e úlceras estomacais devem evitar.

Alho

O alho é rico em alicina e alhoeno. Estes dois compostos estimulam o sistema nervoso central.

Também acelera o metabolismo, estimulando, assim, a queima de gordura corporal.

Dentre outros benefícios do alho estão:

  • Reduz o colesterol;
  • Controla a glicose no sangue;
  • Regula a tireóide;
  • Previne aterosclerose;
  • Melhora a saúde do coração;
  • Combate bactérias.

Para usufruir dos benefícios termogênicos do alho, consuma-o amassado ou picado.

A quantidade indicada é de um dente de alho por dia.

No entanto, não é recomendado para quem está em processo de cicatrização de cirurgia.

Além disso, pessoas que sofrem  pressão baixa, dor de estômago e hemorragias também devem evitar.

Óleo de coco

O óleo de coco possui alto teor de ácidos graxos. Esses, por sua vez, não se armazenam no tecido adiposo e sim, se oxidam.

Assim, também não circulam no sangue. Dessa forma, o organismo utiliza as gorduras para produzir energia.

O óleo de coco contém ácido láurico, que tem efeito termogênico. Por isso, ele atua na perda gordura corporal.

Além disso, estimula a glândula tireoide e aumenta o metabolismo. Consequentemente, auxilia na perda de peso.

Acrescente nos alimentos uma colher (chá) diariamente. Pode ser na salada, vitaminas ou preparo de bolos, por exemplo.

Abacate

O abacate é rico em gorduras monoinsaturadas (boas). Por isso, ajudam a reduzir a secreção corporal dos hormônios que causam o acúmulo de gordura.

Dessa forma, a fruta estimula o metabolismo e, consequentemente, a queima de gorduras.

Frutas vermelhas

As frutas vermelhas são ricas em vitamina C. Essa, por sua vez, age como um anti-inflamatório natural.

Além disso, possuem fibras que causam sensação de saciedade. Também melhoram o trânsito intestinal.

Ademais, contém baixo índice de açúcar e poucas calorias. Isso evita o aumento de peso.

Entram nessa categoria as seguintes frutas:

  • Amora;
  • Morango;
  • Framboesa;
  • Mirtilo;
  • Cranberry;
  • Goji berry.

Aveia

A aveia exige muita energia do organismo para digeri-la. Após esse processo, é convertida em aminoácidos e glicose.

O cereal também contribui para a regulação dos níveis de açúcar e insulina no sangue. 

Ademais, por ser rica em fibras, melhora a digestão. Também controla os níveis de colesterol ruim (LDL) e causa sensação de saciedade.

Por isso, é considerada um alimento termogênico que auxilia na queima de gordura.

Castanhas

As castanhas são ricas em vitamina B. Também demoram mais tempo para serem digeridas.

Assim, causa sensação de saciedade por mais tempo. No caso da castanha do Pará, ela é rica em selênio.

Esse mineral é essencial para combater os radicais livres. Também ajuda a ativar os hormônios da tireoide.

Além disso, auxilia na desintoxicação do organismo e aumenta a imunidade.

Amêndoas

As amêndoas são ricas em gorduras boas, cálcio e magnésio. Com isso, estimula a produção de melatonina pelo corpo.

Esse hormônio contribui para a queima de gordura. As amêndoas também são boas fontes de proteínas.

Hibisco

O hibisco é rico em antocianinas. Esse composto proporciona ação antioxidante e anti-inflamatória.

Também é fonte de flavonóides, vitamina C e ácidos orgânicos. 

Por isso, é usado como um termogênico. Assim, auxilia na queima de gordura corporal.

Segundo estudo da Universidade Nacional Kyungpook, na Coreia do Sul, o hibisco evita o acúmulo de gordura no corpo.

Com isso, proporciona os seguintes benefícios:

  • Ajuda a perder peso;
  • Controla o colesterol;
  • Reduz a pressão arterial;
  • Melhora a saúde do fígado;
  • Evita a retenção de líquido.

Recomenda-se consumir duas xícaras de chá de hibisco por dia, no intervalo das refeições.

Gestantes, lactantes, pessoas que sofrem de pressão baixa devem evitar a bebida.

Além disso, o consumo também deve ser evitado por pacientes com doenças cardíacas.

Isso porque, por ser diurético, pode eliminar, através da urina, potássio e eletrólitos essenciais.

Importante

Esses alimentos não fazem milagres. Portanto, é necessário inseri-los em uma dieta balanceada e saudável.

Além disso, também é necessário praticar exercícios físicos com frequência. Também consuma bastante água.

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