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10 alimentos saudáveis para o café da manhã segundo doutor Gabriel Azzini (vídeo)

10 alimentos saudáveis para o café da manhã segundo doutor Gabriel Azzini (vídeo)

De manhã, há alimentos que devemos comer e outros que devemos evitar – é isso que o doutor Gabriel Azzini nos ensina.

Você sabia que nosso organismo atinge os melhores níveis metabólicos durante a noite?

Segundo o doutor Gabriel Azzini – especialista em ortopedia e traumatologia, com ênfase na medicina regenerativa-, é justamente nesse período do dia que as taxas de glicose e insulina estão baixas.

Não só isso!

Os hormônios anabólicos, como o GH (hormônio do crescimento) e a testosterona, estão mais altos.

A taxa de melatonina (hormônio do sono) está elevada, o que é ótimo para combater inflamações.

Agora imagine acordar assim e colocar tudo a perder em poucos minutos.

Para o médico, isso acontece quando escolheremos os alimentos errados no café da manhã.

O pão, feito com ou sem gl;uten, faz com que a glicose aumente de forma significativa, alterando todo o metabolismo do nosso corpo.

Mas, então, o que podemos consumir assim que acordamos para nos manter saudáveis?

O doutor Azzini listou dez alimentos que podemos desfrutar na primeira refeição do dia sem culpa alguma.

Confira:

1. Linhaça

Esta semente é rica em proteína e fibra, o que é ótimo para saciar nossa fome.

Sendo assim, é muito procurada para quem quer emagrecer.

Para você ter ideia do quanto a linhaça é boa, ela regula os níveis de glicose.

Para quem tem tendência ao diabetes, fica a dica!

Outra vantagem é que essa pequena semente estimula a produção das boas bactérias presentes no intestino.

Mas atenção!

Antes de consumi-la, procure moer, pois ela tem uma casca muito grossa.

E, se for moer, faça isso pouco tempo antes de consumir.

Quanto mais tempo demorar, mais os nutrientes vão se perdendo.

2. Frutas

Não importa qual é a fruta, o doutor Azzini garante que todas fazem bem.

Você pode investir nas cítricas, pois são ricas em vitamina C; no abacate, que tem uma excelente gordura ou qualquer outra de sua preferência.

Segundo ele, você pode adicionar uma bebida fermentada, como iogurte, para deixar seu café da manhã mais saboroso e completo.

E tem mais!

Se quiser, misture com sementes de linhaça ou chia.

Use sua criatividade e bom senso!

3. Shake de proteína

Se você está com pressa e não pode preparar uma refeição caprichada, a dica do doutor Azzini é um bom whey protein.

Ele diz que mistura o whey protein com uma fruta, como  banana, manga ou abacate, um pouquinho de água e bate no liquidificador.

Isso garante um alimento riquíssimo em fibras e evita a perda de massa muscular.

4. Chá verde

Este chá tem cafeína, o que nos fornece mais energia.

Além disso, é ótimo para aumentar o metabolismo e facilitar a perda de peso.

E não para por aqui!

O chá verde tem um antioxidante especial que combate o envelhecimento do cérebro e protege as células do nosso coração.

5. Café

Além de dar energia, segundo o droutor Azzini, essa bebida, tão querida entre os brasileiros, também é rica em antioxidantes e polifenóis que fazem muito bem à saúde.

Para você ter ideia, o café é anti-inflamatório, combate diabetes e ajuda o cérebro a lutar contra doenças degenerativas.

6. Castanha-do-pará, do caju e nozes

Essas oleaginosa são ricas em fibras, vitaminas e minerais.

A castanha-do-pará, segundo o médico, é uma das melhores fontes de selênio que podemos encontrar na natureza.

Mas não exagere!

Tudo em excesso faz mal!

Uma boa dica é fazer um mix de oleaginosas e comer no café da manhã.

7. Chia

Essa semente é riquíssima em fibras.

O doutor Gabriel Azzini fez questão de lembrar um estudo que pegou pacientes diabéticos com altos índices de inflamação e ofereceu, durante duas semanas, sementes de chia.

Resultado: uma redução de 40% de inflamações.

Além disso, a chia está relacionada à diminuição da pressão arterial, ao aumento do controle de açúcar no sangue e diminuição de alguns tipos de câncer causados pelo baixo consumo de fibras.

8. Aveia

Ela pode diminuir os níveis de colesterol e facilitar o emagrecimento, já que promove a saciedade depois que você a consome.

Mas cuidado!

Procure comprar aveia sem glúten, que é melhor para sua saúde.

9. Bebidas fermentadas

O doutor Gabriel Azzini indica bebidas fermentadas, incluindo as derivadas do leite, como o iogurte.

O leite, quando sofre a fermentação por leveduras e bactérias, quebra a lactose, transformando-se  num alimento anti-inflamatório.

Uma boa opção para esse processo é o kefir. Você pode usar os grãos para a fermentação por 24h e depois reaproveitar em outros tipos de leite.

O kefir também é uma dica do médico, pois, além de ser uma bebida fermentada, té rica em probióticos, o que é ótimo para a flora intestinal.

10. Ovo

O ovo é rico em proteínas e vitaminas do complexo B, e, quanto mais amarela for a gema, melhor.

Por isso, procure consumir ovos caipiras, orgânicos.  

Para quem não sabe, esse alimento também combate degeneração macular e aumenta os níveis do bom colesterol.

Veja o vídeo do doutor Gabriel Azzini.

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