Originária da América tropical, a goiaba é uma fruta muito fácil de encontrar em qualquer canto do Brasil.

Apesar disso, ela inexplicavelmente não está entre as mais populares do país, mesmo com sua grande lista de benefícios para a saúde.

A fruta contém bastante água e poucas calorias, é rica em vitaminas A, E, D e possui até mesmo mais vitamina C que algumas frutas cítricas.

A vitamina C é importante para nossa imunidade e auxilia no combate a doenças degenerativas.

Além disso, suas fibras ajudam a equilibrar o diabetes e melhoram a saúde do sistema digestivo, permitindo que o organismo absorva mais nutrientes e colaborando com o bom funcionamento dos intestinos.

A goiaba não contém muito açúcar, gordura e calorias.

Ela é ótimo auxílio no combate a infecções e hemorragias.

Sua grande concentração de potássio ajuda no controle da pressão arterial e suas altas quantidades de cobre, cálcio, ferro, fósforo e magnésio aumentam a produção e qualidade do sangue.

A variedade de polpa vermelha é a mais benéfica na redução do colesterol e da pressão sanguínea.

Ingerir uma goiaba vermelha por dia pode reduzir os níveis de pressão arterial, do colesterol e de triglicérides.

Fortifica ossos, dentes e o músculo cardíaco, melhora a cicatrização e o aspecto da pele, retardando o envelhecimento, regula o aparelho digestivo, o sistema nervoso e dá maior resistência física.

A fibra da fruta se liga aos ácidos biliares reduzindo a absorção de gorduras.

Suave para o estômago e cheia de nutrientes, a goiaba é fonte de licopeno, flavonoides e carotenoides e fitonutrientes que combatem radicais livres, ajudando a prevenir doenças como o câncer de mama, de pulmão, de ovário e de próstata.

Ou seja, para quem precisa complementar sua alimentação, mas não tem tempo ou dispõe de muitos recursos financeiros, a fruta é uma ótima opção.

Outra grande virtude da goiaba é ser um excelente tratamento contra gastrite.

E, neste caso, o recomendável é tomar o suco da fruta:

INGREDIENTES

1 goiaba

250 mL de água

MODO DE PREPARO

Bata os ingredientes, coe e beba na hora.

Não use açúcar.

Tome um copo diariamente, longe das refeições.

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