Cômodo, prático e sobretudo econômico.

Caminhar é uma das atividades físicas mais recomendadas para dar saúde e bem-estar ao nosso corpo.

Enfim, caminhar é supersaudável.

Mas como e quanto caminhar?

Qual a intensidade?

Quanto tempo?

Leia este artigo até o fim e você saberá todas as respostas.

Se você não caminha habitualmente, comece devagar.

Mas antes converse com seu médico e faça exames para ver se você está habilitado para uma rotina de exercícios.

Cinco minutos é um bom começo.

Aumente gradativamente até chegar a 30 minutos por dia,

Com esse tempo, você já estará fazendo um grande bem ao seu corpo, reduzindo os riscos de derrames e doenças cardiovasculares.

Além disso, melhorará a circulação, já que andar a pé reduz a pressão arterial durante 24 horas após a prática do exercício.

Entenda: a atividade aumenta o fluxo de sangue, provocando uma expansão dos vasos sanguíneos – reduzindo a pressão.

As válvulas cardíacas passam a funcionar melhor, facilitando a circulação da hemoglobina e a oxigenação  ao corpo.

Veja mais benefícios por caminhar diariamente:

1. Combate a depressão

Isso não é novidade.

A atividade física  libera um hormônio chamado endorfina, que é responsável pela sensação de prazer e relaxamento.

2. Melhora a saúde mental

Talvez nem todo mundo saiba desta informação: caminhar ajuda a reduzir problemas no cérebro, como memória fraca e falta de atenção.

Além disso, retarda o envelhecimento e mantém o corpo em forma.

3. Combate o diabetes

Você sabia que andar estimula a produção de insulina?

A insulina é uma substância muito importante, pois é responsável pela absorção da  glicose pelas células do corpo.

Isso acontece porque o fígado e o pâncreas são estimulados a trabalhar durante a caminhada, provocando maior circulação do sangue por todos os órgãos.

4. Facilita a perda de peso

Quando aceleramos o metabolismo do nosso corpo, queimamos gorduras.

Portanto, quanto mais aceleramos o ritmo da caminhada, mais magros temos chances de ficar.

5. Evita osteoporose

Caminhar estimula e fortalece os ossos, aumentando a densidade óssea e prevenindo osteoporose e artrite, graças à melhora da circulação do sangue.

6. Diminui o estresse

O corpo e a mente ficam mais relaxados quando nós caminhamos, afastando-se não só da depressão, mas de outras doenças.

7. Melhora a atividade sexual

A boa circulação de sangue e oxigenação das células só podem resultar na saúde e bem-estar do corpo.

Sendo assim, não é surpresa se dissermos que caminhar 30 minutos todos os dias aumenta o desejo sexual e a nossa energia, não é?

CAMINHAR PARA PERDER PESO

Para queimar calorias, o ritmo da caminhada precisa ser constante.

E isso é algo que a maioria não faz.

Além disso, é muito importante ficar atento ao número de passos.

Caminhar cerca de dez mil passos em uma hora costuma ser adequado para quem quer emagrecer com mais rapidez.

Dessa maneira, a caminhada será mais efetiva para queimar as gorduras do corpo.

Para perder peso, você deverá caminhar pelo menos três dias por semana nessa intensidade,

Calma, você não precisa contar os passos!

Um equipamento muito bom e que pode auxiliá-lo nas suas caminhadas é o pedômetro.

É um equipamento portátil que conta os passos da pessoa ao detectar os movimentos do quadril.

Além de contar os passos, ele informa a velocidade média e quantas calorias foram queimadas.

Ele é vendido em lojas de artigos esportivos e na internet.

Este é um blog de notícias sobre tratamentos caseiros. Ele não substitui um especialista. Consulte sempre seu médico.

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